Quando o assunto é decoração e organização para quarto pequeno, é comum ver grandes cômodos nos sites e capas de revista, mas sabemos que a realidade nem sempre é assim.
Nos casos de residências e ambientes já existentes, é preciso trabalhar com o espaço que se tem, recorrendo às melhores alternativas de móveis e design de interiores.
No quarto pequeno, a preocupação pode aumentar, tendo em vista que móveis amplos como o guarda-roupa e a cama são essenciais para o ambiente. Se esse é o seu problema, confira algumas dicas abaixo para te ajudar na escolha do armário:
Organize os itens antes de escolher o armário
É comum guardarmos alguns itens que vão além das roupas no armário do quarto, tais como:
- Cosméticos;
- Toalhas;
- Cobertores;
- Livros;
- Sapatos.
A lista é longa e pode prejudicar a escolha do móvel em espaços pequenos.
Para se adaptar à realidade, é importante organizar tudo que é guardado no móvel e realocar os itens que fazem mais sentido. As toalhas e os cosméticos podem ir para o banheiro, os livros para sala e assim por diante.
Aplicando essa dica simples, é possível reduzir o volume de itens que serão guardados e, consequentemente, aumentar as opções de armário que se adequam ao espaço disponível.
Abuse das medidas do cômodo e do móvel
Mesmo com um cômodo reduzido, você pode aproveitar as medidas da melhor forma. Para isso, tenha uma trena em mãos e meça os espaços em que você cogitou colocar o armário.
Dessa forma, é possível estudar mais de uma possibilidade e descobrir qual canto do cômodo tem mais espaço.
Uma vez com essas medidas em mãos, é preciso comparar o espaço e as dimensões do móvel.
A dica é optar pelos modelos que chegam mais próximos do tamanho disponível, assim você consegue aproveitar ao máximo o espaço do quarto. Só não vale esquecer que é preciso uma folga para a abertura de portas e gavetas.
Dê prioridade para móveis com compartimentos e divisórias
Os compartimentos e divisórias ajudam a otimizar o espaço existente no armário. Por isso, priorizar móveis que tenham gavetas, maleiros, prateleiras, nichos ou cabideiros é a melhor opção para espaços reduzidos.
Esses itens aumentam a funcionalidade do móvel e permitem que, mesmo em um espaço pequeno, os itens pessoais se mantenham organizados.
Assim, fica mais fácil encontrar aquela peça que você procura ou dividir o espaço em sessões, tornando a disposição mais prática e funcional no dia a dia.
O design também pode ser um aliado do espaço
Quando falamos em móveis e espaço, é comum que a primeira preocupação na hora da compra sejam as medidas. Como já vimos, esse aspecto é realmente importante, mas não é a única ferramenta do design para otimizar espaços pequenos.
Escolhendo modelos com porta de correr, por exemplo, é possível eliminar as preocupações com o espaço de abertura das portas.
Opções de armários com espelho embutido também ajudam a reduzir o número de itens necessários no quarto. Por isso, é importante ficar atento ao design e as suas possibilidades.
Busque acessórios para otimizar o móvel
Tentou colocar todas as dicas em prática, mas ainda não encontrou um armário ideal? Nesses casos, é possível recorrer a acessórios adicionais que são colocados dentro ou fora do móvel!
Dentro do armário, é possível adicionar prateleiras, usar caixas organizadoras ou comprar divisórias extras para gavetas. Esses itens não costumam ser muito caros e podem ajudar a resolver problemas menores.
Se essa ajuda não for suficiente, a dica é recorrer a acessórios externos como sapateiras, nichos e prateleiras suspensas que não ocupam espaço no chão e podem ampliar as possibilidades na hora de guardar um objeto.