Empreender é uma atividade que demanda muito tempo, estudo, dedicação, planejamento e estratégias, por isso, não é algo que pode ser realizado no impulso ou de maneira aleatória.
No Brasil, muitas pessoas começam empreendendo por necessidade e não por opção, o que faz com que a maioria dos negócios comece de maneira desorganizada e com muitas pendências legais e estruturais.
Para evitar isso, é preciso contar com uma rede de de apoio de profissionais, bem como investir em um empreendimento que vá ao encontro das habilidades e crenças do empreendedor.
Após analisar todos os requisitos e ter um plano de negócios bem estruturado e definido, é o momento de colocar tudo em prática e empreender.
Onde empreender?
Um dos principais questionamentos que a pessoa realiza quando pensa em ter o próprio negócio é em qual área empreender.
Aqui, é necessário considerar aspectos da sociedade e também da economia, pois algumas área possuem momentos melhores para empreender, como a área de imóveis, que oscila bastante de tempos e tempos.
Assim, levando em consideração aspectos sociais, econômicos e pessoais, é possível realizar a melhor opção dentre as escolhas. Quando o objetivo é empreender abrindo um restaurante, é necessário levar em consideração alguns aspectos que são específicos e essenciais para que dê tudo certo.
Especificidades
Quando o objetivo é empreender na área de alimentos, além dos requisitos de segurança que são básicos para qualquer espaço e negócio, é preciso investir em limpeza e organização.
A limpeza é fiscalizada por um órgão e há alguns procedimentos que precisam ser realizados seguindo a legislação para evitar contaminações e danos.
Produtos de inox são os mais indicados para esses ambientes, isso, porque são resistentes, duráveis e muito mais fáceis de higienizar. Também, por isso, são utilizados em hospitais e clínicas.
Assim, balcões de inox, mesa de aço inox, panelas e talheres de inox são os mais indicados e presentes nesses locais de alimentação.
Outro detalhe importante dos restaurantes é a montagem da cozinha, que precisa ser equipada com máquinas e acessórios específicos e industriais devido ao ritmo de produção e a quantidade grande de comida que precisa ser preparada.
Nesse processo de planejamento e compra, é necessário consultar outros estabelecimentos e profissionais para adquirir os produtos corretos e essenciais para o início do projeto.
Automação
Assim como em todas áreas que se pretende empreender, é preciso aplicar sistemas automatizados para que alguns processos fluam com mais facilidade e também sejam mais eficientes e rentáveis.
Dessa forma, é importante aplicar um sistema de automação comercial para controle do estoque, realização e registro de pedidos e outros processos que tornam o serviço mais ágil e melhor de realizar.
A automação pode estar presente em todos os processos desde o atendimento até a execução, entretanto, é necessário ressaltar que o processo de automação só funciona com excelência quando há profissionais capacitados para realizar a sua implantação e gestão, como é o caso do sistema sat fiscal, que serve para emissão de notas fiscais ao realizar o pagamento dos produtos pelos clientes.
Outro detalhe importante nesse processo de automatizar processos é que como há muitos sistemas e opções, é preciso realizar uma pesquisa para verificar qual delas é a melhor para o negócio que está sendo criado, pois, dependendo da demanda e do orçamento para realizar o investimento, alguns sistemas apresentam características melhores.
Entregas
Uma outra área para se investir quando o objetivo é a criação de restaurante é um sistema de restaurante delivery, no qual o espaço é menor e reservado apenas para a produção do alimento, a sua consumação não ocorre no espaço.
Dessa forma, para projetos que estão iniciando, é uma boa alternativa para economizar com mão de obra, aluguel do espaço maior e também com água, luz e demais despesas que aumentam conforme há mais pessoas que utilizam o espaço.
Padronização
Por fim, é importante ressaltar a padronização de atendimento. Algo que caracteriza e também passa a imagem de profissionalismo é o investimento em uniformes profissionais.
Por meio desses uniformes, é possível criar uma cultura organizacional, uma ideia de pertencimento e, para restaurantes, organização e limpeza.
Assim, quando se planeja abrir um restaurante, é preciso pensar:
- No espaço;
- Nas exigências legais;
- Na quantidade de funcionários;
- No valor a ser investido.
Depois de planejar o macro, é preciso ir para o micro e pensar nos acessórios, na localização, nos detalhes da decoração e até mesmo do uniforme jaleco e realizar um planejamento orçamentário para verificar quando ocorre o retorno investido.
Lembre-se de que o lucro é algo que vem com tempo e dedicação. Bons negócios!