exporsure-dobro-empilhado-das-moedas-e-da-noite-com-grafico_1150-17747

Como economizar na conta de luz?

Em tempos de aumento na conta de luz, com bandeiras tarifárias mais altas, é preciso pensar em formas de economizar. 

Então, alguns passos, como diminuir o tempo do banho quente e optar por geladeira e refrigerador que usem menos energia, são fundamentais para que a conta não seja uma surpresa negativa no final do mês.

Desde a chegada da taxa extra, as contas de luz tiveram um aumento de mais de 50%, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

E alguns dos grandes vilões que fazem as contas chegarem mais altas estão muito presentes na nossa rotina, como geladeira e refrigerador, ar-condicionado, chuveiro elétrico e ferro de passar.

Para diminuir o excesso, algumas dicas são fundamentais, como:

  • Optar por geladeiras e refrigeradores com baixo consumo;
  • Tomar banhos mais rápidos;
  • Trocar as lâmpadas;
  • Entre outras ações.

Pois bem, confira, abaixo, 6 dicas para economizar na sua conta de luz.

Seis passos para deixar a conta de luz mais barata

Agora, para facilitar o entendimento, veja algumas das principais dicas, bem como entenda mais sobre cada uma. Sendo as principais:

Busque aparelhos elétricos eficientes

Os eletrodomésticos mais novos geralmente têm uma eficiência energética melhor. Se possível, vale trocar os mais antigos por outros mais modernos, que tenham selo “A” de eficiência. 

Entre eles, podemos citar: geladeiras, fogões, micro-ondas, máquinas de lavar e secadores de cabelo.

Fique atento ao carregador dos aparelhos eletrônicos

Não deixe o celular, tablet, ou notebook na tomada após o carregamento completo. Além disso, também não é indicado deixar o carregador na tomada sem o aparelho plugado.

Tire-o assim que a carga estiver completa: dessa forma, você evita acidentes domésticos e ainda diminui o consumo de energia.

Cuidado com os banhos demorados

O chuveiro elétrico é um dos grandes vilões da conta de luz. Os banhos devem ter uma média de três a cinco minutos. Mais que isso, além de desperdiçar água, você ainda consome energia em excesso. 

Também é importante lembrar de trocar o modo “inverno” pelo “verão” na hora do banho. Dessa forma, você consome 30% a menos de energia, em média.

Tire a televisão da tomada

Mesmo que a sua TV esteja desligada ou em modo stand by, ela ainda consome energia, aumentando a conta de luz. Tenha o hábito de tirá-la da tomada sempre que não estiver usando. 

A mesma coisa vale para todos os outros aparelhos que ficam ligados sem necessidade, como micro-ondas e ar-condicionado.

Troque as lâmpadas

Substitua as lâmpadas fluorescentes e convencionais pelas de LED, que gastam, em média, 80% menos energia. Além disso, aproveite a luz natural: deixe as janelas abertas e apague as lâmpadas em ambientes que já possuem luminosidade.

Vale ressaltar que pintar as paredes e tetos com tons claros ajuda a garantir ambientes mais iluminados, que precisam de menos iluminação artificial. Esta é uma ótima forma de poupar energia e economizar. 

Use o ferro de passar com sabedoria

Considerado um dos maiores consumidores de energia elétrica, o ferro de passar pode ter seu consumo otimizado. Escolha ferros de passar com menor potência, junte uma maior quantidade de roupas e passe-as de uma só vez. 

Além disso, utilize a temperatura indicada para cada tecido e aproveite o calor do ferro desligado para passar roupas mais leves.

Sempre que puder, opte por roupas que não precisem ser passadas. Dessa forma, além de economizar tempo, você também estará poupando energia e gastos desnecessários.

Conclusão

Com ações pequenas, que podem ser incorporadas ao dia a dia, já é possível ver uma boa melhora na conta de luz. Afinal, a economia pode estar nos detalhes da rotina.