O lençol com elástico é um bom exemplo da praticidade que precisamos no dia a dia em que temos pouco tempo para as atividades domésticas. Por outro lado, é sempre um desafio quando precisamos dobrar lençol de elástico.
As formas sugeridas de dobrar são muitas e nem sempre funcionam, o que acaba impactando também na hora de guardar e principalmente quando vamos usar, pois ele está amarrotado, o que acaba dificultando o uso do diferencial dele que é a colocação na cama.
Mas será que existe uma forma de dobrar lençol com elástico? Vamos falar de um passo a passo eficiente para superar esse desafio, não guardar o seu lençol embolado na gaveta e encontrar sua cama muito alinhada na hora de descansar!
Como dobrar o lençol com elástico com sucesso?
Como você observará ao longo dos passos, certamente não é um processo simples e exigirá atenção com os detalhes.
- Coloque o lençol sobre a cama e posicione a parte com elástico virada para cima;
- Dobre o lençol horizontalmente ao meio, dobrando uma metade na direção da outra;
- Combine os cantos e costuras para formar um retângulo;
- Dobre verticalmente, para que o elástico fique escondido, formando um quadrado;
- Dobre verticalmente em três partes iguais para formar um retângulo mais fino;
- Dobre em três partes, mas horizontalmente, formando um novo quadrado;
Pronto, seu lençol com elástico está pronto para ser guardado!
Seu lençol com elástico está dobrado. Como guardar?
Guardar o lençol de elástico é uma etapa importante para conservar a qualidade do trabalho de dobradura do lençol e garantir que ele estará pronto para ser colocado na cama com a melhor aparência.
Os lençóis devem ser empilhados com peças do mesmo tamanho em prateleiras de armário com espaço suficiente e que outras pilhas de roupas não sejam colocadas próximas, correndo o risco de amarrotar os lençóis.
Lavar e secar o lençol corretamente também é importante
Muitas vezes, quando vamos dobrar o lençol com elástico, ele está amarrotado demais e isso se deve à alguma ação incorreta em um dos passos anteriores – lavar, secar e passar. Vamos falar sobre como fazer cada etapa para que o resultado seja o melhor!
Como lavar lençol de elástico
O primeiro passo é a frequência de lavagem de lençol; procure lavar, no máximo, a cada 15 dias ou, caso haja manchas, semanalmente. Isso é fundamental para evitar o acúmulo de microrganismos como os ácaros, que provocam sérias doenças respiratórias.
As manchas (suor, cosméticos, sangue) devem ser retiradas em uma pré-lavagem com sabão neutro ou um produto tira-manchas.
Separe os lençóis por cor e lave os lençóis com sabão líquido e amaciante. Ao colocar a quantidade do sabão, coloque duas colheres de bicarbonato de sódio para alcalinizar a água e ajudar no processo de lavagem.
Existe uma série de cuidados que precisam ser tomados para lavar lençol na lavadora.
Um ponto importante é a quantidade de lençóis para lavar: para casais ou famílias pequenas, juntar roupas é sempre um desafio, o que acaba fazendo gastar água e energia em excesso, o que pesa muito no bolso.
Como secar lençol de elástico
Use uma receita simples das avós: agite os lençóis ao máximo antes de estender, pois isso contribui para que elas sequem menos amarrotadas. Se o varal permitir, tente esticar o lençol ao máximo, até mesmo dobrando parte dele.
Como podemos ver, dobrar lençol de elástico pode ser o menor dos problemas; lavar, secar e passar são difíceis quando temos poucas peças compatíveis para lavar junto, o que leva a um gasto excessivo de água e energia.
Outra questão é a pré-lavagem de manchas, o espaço para secar e o trabalho para passar um lençol elástico.
Vale a pena lavar lençol de elástico em casa? Uma lavanderia especializada, como a BonaSecco, pode atender todas essas etapas com processos profissionais e atender você com mais rapidez e sem gastar energia e água demais. E o seu lençol já chega em casa dobrado e pronto para guardar!