Nas estratégias de marketing digital, uma Persona é um perfil semifictício que representa o cliente ideal de uma empresa. Pode-se dizer que toda a estratégia de marketing digital é baseada na criação de Personas, cujos detalhes específicos ajudam as empresas a traçar o perfil de consumidor ideal, independente do setor.
Qualquer estratégia de marketing deve ser baseada inteiramente no público-alvo, por isso o termo público-alvo é tão comum. Hoje, no entanto, informações abrangentes sobre o consumidor por si só não são uma vantagem para as empresas.
Até agora, os hábitos de consumo mudaram em relação à importância do ambiente digital e, com eles, também as formas de abordar os consumidores para promover os produtos da melhor maneira.
Concentrar todas as suas estratégias de marketing digital no atendimento a um público amplo e diversificado pode atrapalhar os resultados da pesquisa. Por outro lado, a criação de Personas é encarada como uma oportunidade para otimizar, segmentar e caracterizar o cliente ideal de uma marca, incluindo o que faz, o que mais gosta, o que sente falta, o que não gosta, etc.
Os empreendedores que estão começando a investir em marketing digital devem entender a importância dessa importante ferramenta para uma estratégia de marketing de sucesso.
O que é Persona?
Persona, também chamada de Buyer Persona, é um perfil semi-fictício criado para representar o cliente ideal de uma empresa e ajuda a empresa a entender melhor as características e expectativas mais importantes dos consumidores.
Uma boa pessoa detalha as características mais importantes de um comprador ideal para um produto ou serviço e ajuda a equipe de marketing a definir as melhores formas de abordar seus consumidores. Por exemplo, uma empresa que faz locação de plataforma elevatória pode construir o seguinte Persona:
Diego, 34 anos: Casado, trabalha como contador e está prestes a construir uma casa com a esposa. Gosta de soluções inovadoras e por isso pensa na construção de contentores, mas ainda não sabe como funciona a logística de transporte das estruturas. Tem como objetivo contratar um serviço que auxilie o canteiro de obras na aquisição e instalação de containers.
Uma empresa de instalação de ar condicionado poderia construir o seguinte Persona:
Lívia, 28 anos: solteira, mãe, artista plástica e mora com a filha e a irmã em uma cidade grande do Brasil. Eles sofreram com as ondas de calor e temem a chegada do verão. Como eles trabalham em casa, o conforto é a chave para a produtividade. O objetivo de Lívia é encontrar uma solução econômica para climatizar o apartamento.
Em SP, a consultoria ambiental seria uma persona:
Fábio, 57 anos: casado, pai de dois filhos, empresário industrial, na fabricação de produtos plásticos. Ele está trabalhando em um processo de atualização da unidade produtiva em termos de adequação ambiental e tem muitas dúvidas sobre a legislação sobre o assunto. Seu propósito é trazer inovação para sua empresa e posicioná-la no mercado.
O conceito Persona tornou-se popular com o marketing de entrada, permitindo recursos mais específicos, pois foram projetados inteiramente em torno das características da sua persona.
As aplicações pessoais variam muito, mas no marketing de conteúdo é imperativo que sejam definidas com precisão, com o máximo de detalhes possível, para aumentar a probabilidade de sua eficácia.
Qual é a diferença entre uma persona e um público-alvo?
Ao contrário do conceito persona, o público-alvo é constituído por um grande número de pessoas que chegam até o produto ou serviço oferecido pela empresa. O conceito de público-alvo inclui questões demográficas, socioeconômicas e comportamentais que ajudam a definir as operações de uma empresa.
Um público-alvo estruturado, por exemplo, por uma empresa de limpeza pós obra seria:
Maiores de 30 anos, das categorias A e B, que atuam como microempreendedores individuais. Portanto, pode-se dizer que a principal diferença entre persona e Público-alvo é que o segundo termo é mais amplo e não se refere aos hábitos e características de uma pessoa específica. O público-alvo também costuma ser criado com base em suposições. A estrutura pessoal é baseada em dados reais do cliente.
Como criar uma persona?
Quanto mais reais e precisas as características de uma pessoa, maior a probabilidade de eficácia da estratégia. Sua criação leva em consideração aspectos muito mais decisivos e ricos, o que leva a números concretos que ajudam a criar estratégias de marketing digital, pois as empresas sabem exatamente com quem estão falando.
No entanto, as pessoas não podem ser criadas com base em intuições ou suposições. A qualidade das medidas depende da realização de pesquisas ou entrevistas, coletando informações de clientes e potenciais clientes. Assim, pode-se dizer que planejar a criação de uma persona inclui:
Etapa 1: Coleta de dados
Nesta etapa, quanto mais informações são coletadas, mais completas podem ser as personas criadas pela equipe de marketing. Idealmente, as perguntas são informações inteligentes e relevantes, mas não exigem tanto envolvimento e engajamento do cliente.
Você precisa saber exatamente quais perguntas fazer para criar um personagem semificcional, dividindo as perguntas em demográficas, pessoais, consumo de conteúdo e visão da empresa. Alguns exemplos de questões adequadas a quatro parâmetros:
- Sexo, idade, cidade onde mora, escolaridade, trabalho, situação;
- Informações sobre rotina, atribuições, objetivos, carreira, desafios;
- Quais redes sociais ou canais de comunicação você utiliza?
- Como aprender novas habilidades e conhecimentos para o trabalho;
- Quais as formas de conteúdo que você mais gosta e quais as formas de consumo;
- Quais assuntos você prefere acompanhar todos os dias;
- O que fez você procurar soluções corporativas;
- Como a empresa ajuda a solucionar os desafios;
- Qual é a maior qualidade da empresa, ex.
Passo 2: Analisando os dados
Depois de coletar os dados, você deve tentar encontrar semelhanças entre os clientes que destaquem os problemas, reclamações e soluções que você deseja. Os recursos comuns mostram as melhores maneiras de lidar com a demanda de conteúdo.
Não há número mínimo ou máximo de pessoas, nem definição do mais importante para, por exemplo, uma empresa de reciclagem de plástico. Mas é importante entender que, ao criar postagens de blog, e-mails e feeds especiais, você precisa considerar as personas que criou.
Passo 3: Estruturar a persona
Organizar e estruturar a pessoa é um processo relativamente simples, onde o profissional cria um nome para si, pensa na sua idade, profissão e descreve o seu dia-a-dia, contando brevemente sobre os seus hábitos e metas.
A persona deve ser visto como humano, até porque é baseado em dados reais e ajuda a criar conteúdo para pessoas reais. Um público de pessoas reais que provavelmente têm semelhanças com personalidades corporativas consumirá conteúdo produzido por, digamos, uma válvula borboleta e interagirá com a empresa se se sentir suficientemente identificado com ela.
Passo 4: Compartilhe os resultados
Finalmente, é importante que toda a equipe da empresa, principalmente os profissionais de marketing e vendas, conheçam as pessoas-chave da empresa.
A validação pessoal acontece quando os profissionais produzem conteúdos que visam solucionar as dores dos perfis criados.
Como criar uma pessoa sem clientes?
Por exemplo, empresas como as empresa de reciclagem de plástico que ainda não possuem clientes porque são novas no mercado, estão envolvidas em novos produtos ou carecem de contatos, podem achar algumas ferramentas úteis.
No buscador principal, é possível realizar estudos que avaliam a competitividade dos concorrentes na criação de uma personalidade.
Também permite o uso de dados demográficos e de interesse do público de sites específicos.
Por exemplo, entender as palavras-chave mais buscadas no segmento de Paisagismo pode indicar temas como construção de jardins, segmentada em empresas jardinagem que podem interessar aos consumidores.
A conclusão é que as personas são muito importantes para ajudar empresas de vários setores a atingir seus consumidores ideais, criando conteúdo relevante e direcionado sobre temas de interesse público.
Vale ressaltar a importância de testar e adaptar as estratégias ao longo do tempo, otimizando dados e processos para obter melhores resultados das estratégias de marketing digital.