Diante da quantidade infindável de informações que o mundo digital lança o marketing de dados para pessoas e empresas, muitas vezes a dúvida é o que fazer com uma quantidade tão grande de informações.
Na maioria das vezes, os profissionais de marketing
ignoram essas informações para basear suas ações apenas no “instinto” ou intuição, palpites e suposições.
Tais atitudes podem, em última análise, produzir resultados positivos para a empresa. No entanto, muitas campanhas planejadas podem dar errado, reduzindo o uso do marketing.
Foi com essa pergunta que nasceu o data marketing, um jeito de fazer as coisas que leva em conta dados reais para tomar atitudes realmente eficazes que melhoram a captação de novos leads.
No texto a seguir, veremos um pouco do processo de captura da caneta
e destacaremos o marketing de dados como um dos métodos de captura mais importantes.
Importância da Captação de Leads
O principal objetivo de qualquer negócio é lucrar da melhor forma possível. Para isso, é preciso investir na captação de leads de vendas, ou potenciais consumidores.
Esses leads formam um grande banco de dados de potenciais clientes para a empresa. Se essas informações forem bem utilizadas, a organização pode identificar quem tem maior potencial de compra e quem não tem.
Considerando isso, por exemplo, empresas que comercializam motor dc 24v podem direcionar melhor suas atividades e tentar atrair a atenção de pessoas que tendem a consumir tais produtos, como os amantes da decoração.
As informações também são utilizadas para que a marca saiba o que precisa ser feito. Assim, algumas estratégias podem melhorar o posicionamento de uma marca em relação aos consumidores, como:
- E-mail marketing;
- Produção de conteúdo;
- Links de patrocinadores;
- técnicas de SEO;
- Entre outras coisas.
Hoje, a melhoria das tecnologias de informação, como
marketing de dados, é enfatizada como uma excelente estratégia para ajudar a
gerar leads.
O que é marketing de dados?
Marketing de dados nada mais é do que direcionar os esforços de marketing de uma empresa por meio de dados, tendo em vista que a tradução literal desse termo é “dados”.
Portanto, decisões e pressupostos subjetivos não se enquadram neste conceito. Assim, os especialistas em marketing podem utilizar os dados gerados nas empresas ou no mercado para obter informações importantes do ponto de vista de novas tendências e decisões futuras.
Possibilidades do marketing baseado em dados
O marketing baseado em dados não seria tão amplamente utilizado nas empresas
se não oferecesse aos profissionais de marketing uma série de opções de ação.
Assim, um dos aspectos mais importantes do marketing baseado em dados é que ele permite a otimização de estratégias e processos de marketing que podem responder às demandas e tendências exclusivas do consumidor.
Desta forma, a organização pode compreender profundamente os desejos dos clientes.
Mas por que isso importa?
Por exemplo, quando montagens industriais e empresas de elevadores entendem o “o que”, “onde”, “por que” e “quando” do marketing, elas podem identificar as melhores maneiras de se diferenciar indústrias
Além disso, você pode ver outros exemplos que ilustram os vários portões que os dados de marketing abrem.
Por exemplo, uma indústria que produz corte e dobra de chapas pode aumentar significativamente seus lucros investindo em big data. Isso porque essa empresa utiliza uma plataforma de marketing baseada em conhecimento que permite aos gestores saber como administrar o estoque de uma organização.
Assim é possível saber quais produtos não são procurados em determinadas regiões do país. O resultado é a redução dos custos de compra e a perda desnecessária de estoque.
Assim fica claro que o marketing de dados visa colocar o consumidor no centro das estratégias de marketing de uma empresa com o objetivo de aumentar o engajamento. Se implementadas corretamente, tais estratégias levam a um crescimento de vendas tangível.
Aumentando a conversão com o marketing de dados
Para empresas que investem gradativamente em inbound marketing, é muito importante focar também no marketing de dados.
Pensando nisso, deve-se pensar em ferramentas como o Google Analytics, que podem ser utilizadas para monitorar a conversão de clientes dos leads captados pela empresa.
Com essas plataformas, uma organização pode verificar quais de suas páginas não estão produzindo o suficiente. Dessa forma, é possível corrigir problemas como baixo tráfego de usuários em sites.
Ou mesmo em determinados momentos, a empresa não tem altas conversões, mesmo que suas páginas tenham alto tráfego.
Assim, por exemplo, uma empresas de engenharia elétrica, mesmo que produza uma série de conteúdos sobre seus serviços de instalações elétricas, não conseguirá novos clientes, pois tal conteúdo não leva em consideração o motivo que leva o usuário à página.
Portanto, é muito provável que alguns usuários utilizem o conteúdo desta empresa por outros motivos além de ler o que é dito no site.
Esta organização pode aumentar sua taxa de conversão usando o marketing de dados para entender a verdadeira intenção dos internautas quando eles pesquisam.
Para isso, existem ferramentas como o Google Search Console, com o qual, por exemplo, uma empresa de topografia e georreferenciamento pode verificar quais palavras-chave do texto as pessoas utilizam durante as buscas.
Isso permite que essa organização pense em direcionar mais seu conteúdo, concentrando-se nos benefícios de seu serviço em detrimento do preço.
Vantagens do marketing orientado a dados
Ao usar as várias estratégias descritas acima por meio do marketing orientado a dados, uma empresa pode obter várias vantagens sobre seus concorrentes.
1) A experiência do cliente é otimizada
Como você pode ver, o marketing de dados é uma ferramenta quase inteiramente dedicada a melhorar ainda mais a experiência do cliente com a empresa.
Nesse sentido, o marketing de dados permite avaliar por que um site tem uma alta taxa de rejeição ou mesmo uma baixa taxa de conversão de leads.
Com isso em mente, você pode adaptar o que deseja que os consumidores sintam cada vez mais importantes. Por exemplo, se uma empresa de transformadores perceber que o conteúdo de texto por si só não influencia o usuário, pode considerar adicionar imagens ou mesmo vídeos junto com o conteúdo do texto.
Desta forma, esta organização é capaz de manter um grande número de leads.
2) As ferramentas de marketing de dados estão evoluindo
As ferramentas de marketing de dados também estão em constante evolução. Isso significa que as plataformas, informações e tecnologias estão cada vez melhores, o que permite uma maior otimização do uso dos dados.
Considerando o crescimento contínuo do Google e de redes sociais como o Facebook, novas ferramentas têm procurado se adequar aos diferentes usos desses canais digitais, principalmente para publicidade.
Além disso, outras tecnologias melhoram o rastreamento do comportamento do consumidor na Internet. Os dados podem ser oferecidos até mesmo para pessoas que não fazem parte da jornada da empresa.
Isso significa que, por exemplo, uma embalagens sob medida pode analisar os dados dos sites de outras empresas concorrentes no mercado de portas.
Assim você pode pensar em novas estratégias ou simplesmente praticar as mesmas ações que seu concorrente utiliza. Outro detalhe importante é que conhecer o comportamento do consumidor permite que a empresa em questão direcione ou exclua os usuários de atividades que podem ou não ser relevantes.
Não há dúvida de que os dados são um dos objetos de maior impacto nos mercados e na sociedade atual. Na prática, todas as atividades empresariais são baseadas em estatísticas para que tudo ocorra conforme o esperado.
A rica fonte de informações disponível aos internautas pode ser utilizada como uma excelente ferramenta de vendas para desenvolver ainda mais o setor de marketing das empresas.
Com isso, por exemplo, um fabricante de curativo algodonado consegue se adaptar a um mercado cada vez mais dinâmico e altamente competitivo, que exige sempre novas soluções, não só para atrair os amantes da decoração, mas também para conquistar a confiança dos clientes, que é necessária. tarefa para qualquer organização.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.