empresa

Como calcular o índice de crescimento da minha empresa?

O sucesso calculado da sua empresa pode ajudar na tomada de decisões estratégicas e saber quais são suas oportunidades de crescimento no futuro

Para administrar uma empresa com eficiência e potencializar seu crescimento, é preciso ter um planejamento cuidadoso e acompanhar de perto indicadores-chave de desempenho.

Mas nada disso adianta se você não conseguir acessar o mercado de capitais para alavancar seus resultados e conseguir um investimento para crescer a empresa.

De fato, a entrada de novos investidores no seu negócio é fundamental para amadurecer a gestão da sua companhia, mas também auxilia nas práticas de governança e a projetar adequadamente sua taxa potencial de crescimento.

Neste artigo, você entenderá como utilizar variáveis específicas para ter uma ideia melhor do atual estado da sua companhia e como utilizá-las para projetar seu ritmo de evolução.

O que é o índice de crescimento de uma empresa?

Representa a rapidez ou intensidade com que uma determinada variável muda ao longo de um período. No caso de uma empresa, seu cálculo ajuda a saber qual é a situação atual dos seus negócios e quais fatores podem influenciar mais seu crescimento no futuro.

Uma taxa de crescimento rápida indica que você está no caminho certo para continuar escalando seus projetos, ao passo que uma taxa lenta ou abaixo da ideal contribui para mostrar quais pontos podem ser aprimorados.

É preciso lembrar que o cálculo da taxa de crescimento de uma empresa pode ser bastante variado, a depender das métricas que o empresário esteja monitorando.

Diversas variáveis podem auxiliá-lo na hora de determinar o atual estado de saúde financeira da sua companhia e projetar seu sucesso daqui para frente, como receita, lucro, investimentos, resultados sazonais, etc.

Como calcular o índice de crescimento da receita de uma empresa

A fórmula é bastante simples: basta considerar o volume atual de receita durante determinado período e os volumes anteriores de receita em períodos similares. Por exemplo, se você deseja calcular sua taxa de crescimento de receita do terceiro trimestre do ano passado em comparação com a do terceiro trimestre deste ano, a fórmula é a seguinte:

Crescimento total da receita = [(receita do período atual – receita do período anterior) / receita do mesmo período anterior] x 100.

Com isso, você obtém uma estimativa percentual de como a receita da sua empresa está crescendo. O mesmo vale para outras variáveis, como lucro e investimento.

Se o resultado for positivo, é sinal de que você está conseguindo acelerar seus negócios e pode utilizar a medida como referência para planejar seu crescimento no futuro. Caso contrário, se o resultado for negativo, é sinal de que houve uma desaceleração na sua companhia e você precisa urgentemente determinar quais fatores estão prejudicando a taxa de crescimento da sua empresa.

Tipos de crescimento

Como salientamos acima, a taxa de crescimento da sua empresa pode ser calculada com base em diferentes parâmetros. Tudo depende de qual aspecto você deseja focar para saber a taxa de evolução ou regressão dos seus negócios ao longo do tempo.

Você pode inclusive criar uma planilha com os resultados da sua variável e plotar o gráfico da sua taxa de crescimento.

Os períodos em que o gráfico está inclinado para cima significam que sua métrica está acelerando. Já os períodos em que o gráfico está inclinado para baixo significam que está havendo uma desaceleração da métrica em questão, indicando uma boa oportunidade para você e seus sócios avaliarem quais medidas podem ser tomadas para corrigir a trajetória descendente.

Exemplo de taxa de crescimento de uma empresa

Digamos que você deseja saber qual foi a taxa de crescimento da receita da sua companhia entre o primeiro e o segundo trimestres deste ano.

No primeiro trimestre, sua empresa faturou R$185 mil e, no segundo, R$225 mil.

Seguindo o passo a passo da fórmula, devemos subtrair a receita do 1º tri da receita do 2º tri e dividir o resultado pelo 1º tri novamente. Por fim, para termos uma medida percentual, multiplicamos o resultado por 100:

[(225.000 – 185.000)/185.000]  = 0,22 (x 100) = 22%.

Ou seja, a taxa de crescimento da receita da sua empresa do primeiro para o segundo trimestre deste ano foi de 22%. Em outras palavras, houve uma aceleração no seu faturamento, indicando uma evolução.

Por fim, devido à sazonalidade dos resultados, procure sempre comparar períodos iguais de anos diferentes, como 1º tri de 2021 x 1º tri de 2022, para não haver distorções nas métricas.