Procurar algo para ocupar o seu tempo livre com alguma atividade extra, como aulas de instrumentos, pode não só proporcionar momentos prazerosos de diversão, mas também fornecer benefícios reais para a sua mente e seu corpo.
Se fazer exercícios físicos regularmente não forem muito do seu gosto, por que não investir em aulas de dança ou de instrumentos musicais?
Muitos adultos ainda têm um pouco de receio de fazer aulas de coisas novas, pois acreditam que é tarde demais para aprender. Está na hora de perder esse medo e colocar em prática o plano de adquirir uma nova habilidade.
Por que aprender um instrumento musical?
Se escutar música já é comprovadamente benéfico para a saúde mental, imagina o quão proveitoso pode ser aprender a tocá-la? Diversos estudos chegaram à conclusão de que tocar instrumentos musicais ajudam a aumentar a capacidade de memorização de uma pessoa.
Isso acontece porque o cérebro é um músculo e também precisa ser exercitado, sendo a música um dos meios de melhorar suas capacidades cognitivas. Outras vantagens de tocar instrumentos são:
-
Aprimora a sua coordenação motora;
-
Ser mais organizado;
-
Aprender a trabalhar em equipe;
-
Entender melhor o significado de perseverança;
-
Melhorar a concentração;
-
Aliviar o stress;
-
Aumentar sua habilidade de escuta;
-
Ensinar a ter disciplina;
-
Desenvolver as práticas de se colocar em público.
E por onde você pode começar?
Busque nos seus gostos pessoais, no tipo de música que você escuta, ou até mesmo se você conhece alguém que toca. Mas se não tem ideia, procurar uma aula de bateria para iniciantes parece uma boa.
Se você não tem nenhuma familiaridade com o instrumento, é um ótimo desafio. Principalmente porque a bateria é um dos que mais exigem atenção, disciplina e coordenação motora, pois é necessário utilizar as duas mãos e um dos pés para tocar corretamente.
Outra dica é o teclado musical. Além de também exigir boa coordenação motora, afinal todos os seus dez dedos precisam trabalhar, tem um som belíssimo. Com ele sozinho é possível apresentar inúmeras canções.
Agora, se você busca um instrumento mais prático, que pode ser levado a vários lugares e é bem mais em conta, se for de seu interesse comprá-lo, comece uma aula de violão.
Justamente por essa praticidade é bem mais fácil encontrar um professor e conseguir pagar bem mais barato pelas aulas. É, inclusive, totalmente possível aprender algumas coisas sozinho, desde que haja muita disciplina e perseverança.
Outra dica caso você queira permanecer nos instrumentos de corda, mas quer dar uma inovada é investir em aula de ukulele. Ainda pouco conhecido, ele parece uma versão mini do violão, mas o som é bastante diferente!
A praticidade é ainda maior, pois seu pequeno tamanho permite que ele seja levado para todos os lados. Aliás, de todos os instrumentos citados, esse é o mais barato de todos. Compensa, viu?
E as aulas de dança?
Se seu objetivo não é só aprimorar a mente, mas também movimentar um pouco o corpo, aulas de dança são a melhor saída. A rotina de academia, caminhadas e exercícios podem ser um pouco cansativas e até mesmo chatas, de forma que investir nessas classes podem te ajudar bastante.
As vantagens são quase as mesmas de fazer aula de música, com um foco principalmente na coordenação motora e no trabalho em equipe – afinal, não se dança sozinho, não é mesmo? O adicional é justamente conseguir manter o corpo saudável, melhorar a postura queimar algumas calorias e perder alguns quilos.
O que eu danço primeiro?
O primeiro caminho é a dança de salão. Esta modalidade é bastante divertida e não requer muitos esforços e conhecimento prévio de quem está começando.
Ela compreende diversos tipos de bailes em casal, como samba, sertanejo, tango, salsa, entre outros. Por incorporar tantos estilos, é possível conhecer um pouco mais sobre outras culturas.
Se você quer ir um pouco mais longe, tente uma aula de gafieira. Ela trabalha bastante a coordenação motora e cumpre a função de exercício, justamente por demandar mais esforço dos bailarinos. Mas não é nada que possa te assustar ou seja impossível de fazer!
Tanto a dança quando a música liberam endorfinas que deixam o seu corpo bem mais relaxado. Não perca mais tempo e comece suas aulas de instrumentos e de dança agora mesmo!