O marketing de relacionamento é uma forma de construir uma marca por meio do relacionamento com o cliente e criar credibilidade no mercado.
Atualmente, temos várias marcas globais que estão desenvolvendo o marketing de relacionamento e o entendem como uma ferramenta de criação de valor.
Por meio desse tipo de marketing, o atendimento personalizado, o comportamento de compra preditivo e a capacidade de surpreender os consumidores se tornam possíveis.
Impacto do marketing de relacionamento
No contexto de evolução tecnológica que estamos vivenciando, imagine uma grande marca desse segmento que se destaca apenas pela qualidade de seus lançamentos de produtos. Obviamente, a qualidade é um fator importante na compra de um produto, mas veremos mais adiante que só ela não é suficiente para elevar uma marca a uma posição de referência mundial em seu ramo de atuação.
Então vamos um pouco além: além da qualidade, o que torna as empresas do mesmo segmento mais ou menos desejáveis?
Para responder a essa pergunta, precisamos nos aprofundar nas possibilidades do marketing de relacionamento. O relacionamento com o cliente vai além da entrega do produto, pois não são apenas os bens ou serviços oferecidos, mas a imagem da sua marca. Assim, nesta distribuição podemos incluir um sentimento, um estado e até um modo de vida.
Não é incomum ver marcas A ou B associadas a determinados grupos, comportamentos, podendo até cruzar fronteiras culturais.
No contexto macro, high-end, o marketing de relacionamento tem espaço garantido; mas em situações mais simples esse conjunto de estratégias também passa despercebido.
Agora vamos mudar de segmento: imagine uma pequena construtora cujo objetivo é vender produtos como tubos, barra de ferro cantoneira e cabos elétricos. Pense neste caso, a empresa fornece os materiais para construir um espaço e a projeção de um lugar, seja novo ou reformado, reflete expectativas como conforto, segurança, renovação e outras sensações associadas a uma casa, por exemplo. O marketing de relacionamento será o veículo utilizado para construir relacionamentos com os clientes, capaz de promover uma imagem positiva e fidelizar estrategicamente.
Como iniciar um projeto de Relacionamento?
O primeiro passo para desenvolver o marketing de relacionamento é pesquisar seu público-alvo. Entender o que o cliente deseja não se limita apenas ao presente, mas também o que ele desejará no futuro.
Uma marca especializada em marketing de relacionamento, não apenas na oferta de produtos, aponta para uma tendência. Ao estudar a personalidade do seu cliente, você entenderá para onde o mercado deve ir e investirá nele. Um exemplo disso é a produção de conteúdo relacionado aos produtos que estão sendo vendidos.
Uma empresa que presta serviços extremamente segmentados, como automação de portão duplo deslizante ou até mesmo integração de sistemas de automação, pode tornar esse tema mais envolvente e dinâmico por meio de seu conteúdo, voltado para pessoas que desejam construir casas ou diretamente para profissionais da construção. Essas pessoas precisam de material informativo sobre os principais produtos, tendências e inovações no mundo da construção, porque os envolve e fornece demanda ao mesmo tempo em que são informados. Manter um blog com esse tipo de informação é uma forma de manter os clientes em contato com a marca da empresa.
Além do conteúdo, outro ponto importante do marketing de relacionamento é o relacionamento direto com o cliente. A empresa deve estar sempre pronta para ajudar. A maioria das pessoas, principalmente no Brasil, tem tido dificuldade com o atendimento de call center ao tentar resolver o problema. O mau atendimento interfere diretamente na forma como os clientes percebem o seu negócio. Não é surpresa que grandes organizações investem pesadamente em atendimento ao cliente. Eles sabem que um momento de raiva ao telefone pode significar menos clientes.
Outras ferramentas de retenção de público incluem:
- Cupons de fidelidade
- Email marketing
- SEO
- Uso de mídia social
- CRM
- Pesquisa de hábitos e costumes de compra
Muitos profissionais de marketing acham que simplesmente fornecer aos clientes um produto de qualidade é suficiente para tornar sua marca conhecida no mercado; grande erro. O processo de branding é muito mais do que isso. A empatia é necessária para trabalhar a forma como os clientes veem o negócio.