motoboys

Como abrir uma empresa com serviços de motoboy

Muitas pessoas desejam ser empreendedores, mas encontram dificuldades no momento de escolher no que investir. São muitos os negócios, concorrência, local de atuação e fatores que pode influenciar ou atrapalhar nessa decisão. Porém, existem negócios, como os de serviços de motoboy, que podem ser um ótimo investimento.

São muitos os serviços que estão em expansão, mesmo em momentos mais delicados da economia, e que ganharam notoriedade graças ao avanço tecnológico, como é o caso do Serviço de motoboy.

O motoboy é um profissional que já atua no transporte de pessoas e entregas de documentos há muito tempo, bem antes de termos esse avanço digital.

Porém, esse profissional ganhou novas funções, e passou a transportar objetos, alimentos, medicamentos e refeições prontas de todos os lugares.

Funciona da seguinte forma: o cliente realiza um pedido utilizando um site ou aplicativo, escolhe o produto que deseja que seja entregue em sua residência e o motoboy retira o pedido no estabelecimento e leva até o cliente.

Nesse caso, o uso da moto é importante, porque é um veículo de fácil locomoção, versatilidade e que traz mais rapidez diante de vias congestionadas do trânsito.

Por conta desse avanço tecnológico, a demanda por motoboys está cada vez maior e por isso, vale a pena conhecer como funcionam as Empresas de motoboy e como é possível lucrar investindo em uma.

As Empresas de serviços de motoboy

O motoboy é um motorista habilitado para conduzir motos, que atua no deslocamento e transporte de pessoas, objetos, alimentos e outras solicitações conforme pedidos de clientes.

Geralmente, a escolha da moto ao invés de um carro é mais adequada, principalmente porque esse veículo é mais ágil em momentos de tráfegos congestionados e ainda, permite uma maior economia de combustível.

Diante disso, muitos investidores e pessoas que têm buscado abrir uma empresa podem apostar na expansão desse mercado.

Toda empresa precisa ter um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) para começar a trabalhar. Nesse caso, um profissional da contabilidade pode atuar auxiliando nesse processo de abertura, assim como na redução de burocracia, visando mais qualidade e agilidade no processo.

Para abrir uma empresa, também é preciso verificar um local para atuação, assim como o investimento necessário. Muitos empreendedores podem optar por comprar as motos e contratar os profissionais, ou simplesmente contratar pessoas que já possuam seu veículo próprio.

Todos esses detalhes devem ser especificados no contrato de motoboy, que deve conter os dados do profissional, da empresa contratante e dos serviços firmados entre as duas partes.

Contratação

A contratação de um profissional depende do regime adotado pela empresa. Ele pode ser desde CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), seguindo as leis trabalhistas.

Ou pode se tratar da elaboração de um contrato MEI (Microempreendedor Individual) para a prestação de serviços, ou por meio de terceirização.

Seja qual for o modelo de contratação adotado, é importante estabelecer alguns detalhes no contrato de prestação de serviços motoboy, especificamente mostrando quais serão essas atividades a serem prestadas, assim como:

  • Valor do pagamento;
  • Horário de trabalho;
  • Comportamento empresarial;
  • Regras da empresa;
  • Como funciona o processo no caso de desligamento.

Essas informações são importantes para ajudar a nortear o contratado no que se refere aos seus direitos e deveres. Com o contrato assinado pelo contratado e contratante, é recomendado reconhecer as assinaturas em cartório.

Outro processo interessante que pode ser adotado por empresas que desejam contratar motoboys, é ter uma parceria com empresas de segurança do trabalho, para realização de exames admissionais e demissionais.

O exame admissional é feito antes da contratação da pessoa, que será avaliada por um médico do trabalho. Na ocasião, o médico verá as condições de saúde daquela pessoa e se ela está apta para a realização de suas atividades.

Esse é um processo muito importante para que a contratação seja feita de forma efetiva, e a pessoa de fato, esteja pronta para esse serviço.

No caso de uma demissão, é feito um exame demissional para verificar as condições de saúde da pessoa e se não houve alterações por conta do trabalho.

Outras dicas

A manutenção dos equipamentos de uma empresa é de extrema importância para a qualidade dos processos realizados no dia a dia.

Se as motos utilizadas pelos motoboys pertencerem a empresa, é fundamental contar com um mecânico de segurança, assim como com um chaveiro 24hs, para realizar manutenções periódicas e atendimentos no caso de emergências.

É importante garantir também, que o motoboy utilize todos os equipamentos de proteção individual, principalmente o capacete. Assim, sua empresa oferecerá um serviço com qualidade e segurança para todos.