Se você está pensando em empreender para ter seu próprio negócio, seja para independência profissional ou para obter uma renda extra, este artigo é para você.
Inclusive, mesmo que você não possua muitos recursos para investimento, saiba que é possível abrir um empreendimento gastando pouco.
Diversas pessoas pensam que para iniciar o negócio é preciso contar com muitos equipamentos e uniformes, como camiseta de empresa.
No entanto, para ter sucesso na abertura do empreendimento, é necessário que o futuro empresário saiba e acredite que dar esse passo é possível.
Escolha um nicho que dê dinheiro
Até aqui, ficou claro que, sim, existe a possibilidade de abrir um negócio mesmo com pouco dinheiro.
No entanto, para dar os primeiros passos, é preciso levar a sério a sua realidade e estar atento quanto aos custos envolvidos, principalmente se for necessário investir em caixa de papelão pequena para entrega.
Desse modo, algumas ideias de negócios para abrir com pouco dinheiro são:
- Refeições e doces por encomenda;
- E-commerce de nicho;
- Brechó digital;
- Cursos e aulas online;
- Artesanatos.
Além destes, ainda é possível investir na venda de itens infantis, como kits de brinquedos ou oferta de serviços como reparos domésticos, de carrinho supermercado, entre outros.
Criação de um plano de negócios
O plano de negócios é um passo importante a ser dado quando se decide empreender, principalmente porque aqui são definidos processos vitais para o andamento do comércio.
À princípio, este documento pode parecer complexo, mas se torna mais simples quando você pesquisa bastante, faz leituras sobre o assunto, conta com softwares ou com franqueadoras, se for o caso.
É nesta etapa que também são definidos para qual público-alvo seu negócio será direcionado, bem como as estratégias de marketing e de atração que serão elaboradas.
Conclusão
Lembre-se de que os resultados são de médio a longo prazo, a depender do tipo de negócio escolhido. Afinal, empreender gastando pouco é uma escolha vantajosa para seu futuro.