Como a contabilidade pode ajudar sua MEI

Como a contabilidade pode ajudar sua MEI?

Quem tem espírito empreendedor, quer ser seu próprio chefe ou sair da informalidade tem encontrado como alternativa a abertura de uma MEI (microempreendedor individual). 

É um formato de empresa simples, menos burocrática e com baixa carga tributária, permitida para algumas atividades que não sejam regulamentadas por entidades de classe.

É muito comum que o empreendedor imagine tocar sozinho o seu negócio desde o início, o que é possível, já que a abertura e a gestão são bastante simples. 

Entretanto, para o crescimento sustentável de qualquer negócio, contar com assessoria contábil é fundamental. E, muitas vezes, desde a abertura da empresa, mesmo que muito pequena.

Com a possibilidade de contar com serviços contábeis online, o microempreendedor pode ter sua vida facilitada e, ao contrário do que muitos pensam, a um custo mensal bem acessível. Mas quais as vantagens de ter um contador para um pequeno negócio?

Escolha do CNAE

Para ser MEI, é preciso respeitar alguns requisitos, como não ter sócio, ter expectativa de faturamento de até 81 mil por ano e exercer atividade permitida. 

Na hora de consultar o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), contar com o apoio do contador pode fazer toda a diferença. Além de realizar a abertura da sua empresa de forma gratuita, o profissional da área contábil pode ajudá-lo a fazer a escolha correta, evitando complicações futuras. 

Contabilidade em dia

Vale lembrar que a MEI não tem a obrigação legal de contratar uma contabilidade e, por isso, é comum que o microempreendedor não considere esta possibilidade. Mas como vamos ver neste texto, isso pode ser um equívoco.

O que pode parecer simples para quem é organizado, tem noções de gestão e familiaridade com números, pode ser um grande mistério para quem pinta muito bem um cabelo ou faz doces como ninguém, por exemplo. 

Mensalmente, é preciso pagar a contribuição (DAS-MEI) e ter o controle do faturamento. Com a ajuda de um contador, a organização e o controle da empresa estarão garantidos. 

Emissão de notas fiscais

A MEI não é obrigada a emitir nota fiscal quando o serviço é prestado para uma pessoa física. Já se o cliente for de outra empresa, a emissão é obrigatória. Uma tarefa que pode ser simples pode se transformar em um grande desafio para quem não tem experiência. 

Há vários campos que precisam ser preenchidos corretamente para evitar cancelamentos e complicações futuras. 

Folha de pagamento e questões trabalhistas

A MEI pode ter um funcionário, o que é muito bacana para ajudar o negócio a crescer. Junto com o colaborador, tem folha de pagamento, 13° salário, férias e várias questões trabalhistas que precisam estar bem ajustadas e de acordo com a legislação trabalhista, que pode mudar. Mais uma razão para contar com a ajuda da contabilidade. 

Sem cair nas garras do Leão

Mesmo com várias isenções, o empreendedor individual precisa ter muito cuidado na hora de declarar o Imposto de Renda para não pagar a mais do que precisa. A contabilidade é um bom caminho para declarar corretamente o IR e evitar problemas com a Receita Federal. 

Braço direito na Gestão

Vimos até aqui o quanto a contabilidade pode contribuir desde a abertura da empresa e mesmo durante a sua existência. Entretanto, há momentos em que o empreendedor precisa ampliar a visão para um olhar de longo prazo, capaz de auxiliar nas estratégias para ampliação do negócio. 

Esse olhar pode ser oferecido pela contabilidade, que pode fazer um retrato atual da realidade financeira da empresa e sugerir ações para que ela alcance os objetivos traçados para o futuro. 

Parceiro no crescimento

Se o olhar estratégico funcionou, é bem possível que você tenha que tomar uma decisão importante para garantir o crescimento da sua empresa. Como o faturamento da MEI é restrito a 81 mil por ano, é possível que seja a hora de você migrar para outro regime tributário e se transformar numa microempresa (ME). 

Para fazer essa mudança, é necessário conhecer os aspectos legais e todos os passos envolvidos – e nada melhor que contar, novamente, com um bom escritório de contabilidade. 

Quando é hora de parar

Ninguém começa um negócio pensando em fechar, mas isso pode acontecer. Se for o caso, a contabilidade vai ser parceira para cumprir todas as etapas para dar baixa na sua empresa e não deixar nenhuma documentação ou pagamento pendente.  É importante fazer tudo certo até o final. 

Neste texto, vimos como a contabilidade pode fazer a diferença na organização da sua empresa desde a sua criação até o seu fechamento e, ainda, como ela é fundamental para a expansão e o crescimento do seu empreendimento. 

Nada melhor do que dedicar-se ao seu negócio ou serviço e deixar a contabilidade para quem entende do assunto, não é mesmo? E, para isso, procure um escritório de contabilidade online, ágil e acessível. 

Tags: No tags