bullying

Dicas de como combater o bullying efetivamente

A palavra bullying faz parte do nosso vocabulário há vários anos. Esse é o nome dado após a prática de intimidar, agredir, oprimir e humilhar os outros, especialmente em ambientes escolares. Embora sempre aconteça em certa medida, há um interesse crescente em como combater o bullying.

Até porque nos dias atuais sabemos o impacto que o bullying tem na saúde mental das crianças. Quando isso ocorre no ambiente escolar, é responsabilidade da instituição de ensino tomar medidas para prevenir e eliminar tais atitudes entre os alunos.

Entretanto, os pais também podem, e devem, manter sempre a atenção aos sinais de que seu filho está sofrendo agressão psicológica ou física. Muitas vezes, a ofensa pode se dar simplesmente pelo seu nome, o que envolve também os sobrenomes brasileiros. Para entender melhor o assunto e aprender como combater esta prática, confira o nosso conteúdo a seguir!

Por que é importante combater o bullying?

É de extrema importância saber como combater o bullying, porque se trata de um assunto que afeta a todos. Primeiro, o comportamento agressivo pode levar a lesões e outros danos físicos. Ainda mais sério do que isso, no entanto, é o impacto psicológico e emocional tanto na vítima quanto no perpetrador.

Há também a questão da produtividade acadêmica: as crianças que sofrem bullying costumam ter desempenho acadêmico inferior, mais faltas à escola e graves problemas de convivência em sala de aula. Como resultado, seu desenvolvimento socioemocional e cognitivo fica comprometido.

Além disso, é importante destacar que o bullying pode repercutir até na vida adulta, pois os efeitos são duradouros e generalizados, principalmente se não houver a devida inclusão na família e nas instituições de ensino.

Como combater o bullying: as melhores dicas

Através do que acabamos de acompanhar, podemos concluir que o bullying se trata de uma prática que oferece muitos males, e é de extrema importância saber como combatê-lo. Por isso, resolvemos listar a seguir as melhores dicas de como combater o bullying. Mas, antes, é importante notar que tanto os pais quanto as escolhas possuem responsabilidades iguais.

As escolas podem criar um comitê de segurança

As melhores escolas funcionam por meio de planejamento e organização. Assim, uma das melhores maneiras de combater e prevenir o bullying e a violência na instituição, é o envolvimento de toda a comunidade em projetos específicos, com vista em promover a segurança no ambiente escolar. 

Então, em primeiro lugar, é necessário organizar o comitê de segurança, cuja composição deve incluir funcionários, pais e alunos com interesse.

Esse grupo terá a responsabilidade de identificar onde a escola precisa de mais segurança, através da observação constante. Essa atividade deve colher os registros detalhados de conflitos, relatos de professores, funcionários e alunos voluntários, etc.

Por meio das informações coletadas, o comitê poderá focar na criação de estratégias para combater o bullying e a violência na instituição escolar.

Inclua o diálogo na rotina

Para as medidas tomadas em casa, o que você deve fazer primeiro para combater esse tipo de problema, para não afetar o desenvolvimento socioemocional do seu filho é possuir uma relação mais próxima. 

Com isso, é de suma importância conversar todos os dias em relação à vida na escola, este momento também é ideal para dar dicas de estudo e saber mais sobre o relacionamento do seu filho com os colegas e funcionários da escola.

Você também pode falar sobre o bullying de forma imediata, demonstrando ao seu filho que você está disponível para lhe ajudar com suas aflições. 

Além disso, é de extrema importância que as queixas das crianças, mesmo que sejam as mais banais para os adultos, nunca sejam ignoradas ou minimizadas, isso pode arruinar a confiança de seu filho em dialogar com você.

Busque se relacionar com a escola de forma mais próxima

Como mencionado anteriormente, a prevenção e a compreensão de como combater o bullying requer diálogo entre escolas e famílias. Os pais são obrigados a notificar a escola quando ficar claro que seu filho pode estar sendo agredido, para que possam lidar com o problema rapidamente.

Afinal, as instituições de ensino têm uma grande responsabilidade nesse sentido, começando por preparar suas equipes pedagógicas para lidar com o problema, com ações preventivas e de conscientização sobre os efeitos do bullying.

Portanto, por esse motivo, você deve sempre dar prioridade às escolas que oferecem um ensino de maior qualidade. Além disso, a instituição de ensino deve oferecer um bom preparo pedagógico, além de medidas de assistência psicológica e social, assim como outras práticas que possam melhorar o relacionamento com os alunos. Com isso, as chances de acontecer situações de agressão na escola serão menores.

Conclusão

Portanto, como acabamos de conferir no conteúdo acima, o saber como combater o bullying pode ser difícil na mesma proporção do quanto essa prática é maldosa. No entanto, por meio de medidas certas e um bom relacionamento da escola com os alunos e famílias, é possível combater o bullying assim como a violência.