A despeito do cenário econômico desfavorável, o segmento de estética e beleza não para de crescer no Brasil.
O país é o terceiro maior do ramo em todo o mundo, conforme apontam os dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). Ele perde apenas para a China e os Estados Unidos.
Outro levantamento, este da Euromonitor, revelou que o setor ainda tem espaço suficiente para crescer. A estimativa é que sua expansão acumulada ultrapasse os 14% até o ano de 2020.
Tudo isso faz com que este ramo seja o ideal para quem busca uma oportunidade para empreender.
Contudo, antes de iniciar o projeto de fato, é preciso estar atento às exigências para tal. Aprenda mais sobre elas neste post:
AVCB
O auto de licença de funcionamento é uma exigência para todos os imóveis em território nacional, com a exceção de imóveis que sejam residências unifamiliares.
Este documento é emitido após uma análise do Corpo de Bombeiros, que analisa tanto a situação do local quanto certos documentos a respeito dele. Entram na análise:
- Posicionamento de extintores de incêndio;
- Presença de líquidos inflamáveis;
- Presença de itens que facilitem a evacuação;
- Plano de incêndio.
Ao abrir um estabelecimento de estética, será imprescindível contar com o avcb, como também é conhecido.
Entre em contato com o Corpo de Bombeiros local para se informar mais sobre o trâmite.
Equipamentos que garantam o conforto dos clientes
O objetivo de clínicas e centros de estética é fazer com que os clientes se sintam bem consigo mesmos. Portanto, é importante não economizar em itens que proporcionem conforto a eles.
Por exemplo: em regiões mais frias, é interessante contar com um aquecedor eletrico, que deixe a temperatura no interior do local no nível ideal.
Trata-se de algo especialmente importantes durante a prestação de serviços como depilação ou massagens.
Do mesmo modo, alguns procedimentos estéticos exigem o uso de água, que também deve estar na temperatura ideal.
Em regiões mais frias, o ideal é contar com um aquecedor a gás instalado com este fim: ele aquece a água com mais intensidade e rapidez que os demais.
Instrumentos de segurança patrimonial
Todo estabelecimento comercial conta com uma série de itens de alto valor em seu local de funcionamento.
No caso de uma empresa de estética, eles seriam objetos como cosméticos importados, aparelhos de esterilização, computadores, etc.
Portanto, é essencial investir em medidas que sirvam como repelente contra criminosos, como em qualquer outro negócio.
Vale ressaltar que é interessante contar com elementos de segurança que não atuem apenas como barreiras físicas, mas, também, psicológicas.
Estes elementos fazem com que a invasão pareça mais complexa e arriscada, o que acaba desmotivando os criminosos e fazendo-os procurar outro alvo. Alguns deles são câmeras de segurança, concertinas e cerca elétrica.
Ainda assim, é preciso monitorar a passagem de pessoas pelo estabelecimento, principalmente fora dos horários de funcionamento.
Para isto, pode ser usado um alarme monitorado: quando detecta alguma violação do espaço, este aparelho emite um sinal, normalmente sonoro. Apesar de simples, este mecanismo é eficaz em repelir ladrões.
Mão-de-obra qualificada
A estética é um serviço. Deste modo, ela depende fortemente de mão-de-obra qualificada para prestá-lo. Assim, ao abrir uma empresa do ramo, é fundamental contar com um time especializado para atender os clientes.
Segmentar a área de atuação é uma bom diferencial: é possível focar em estética corporal, facial, emagrecimento, terapias naturais, etc.
Contudo, é preciso contratar funcionários com um nível de especialização acima da média.
Um ponto apropriado
Independentemente do segmento, a localização do negócio pode ser a diferença entre o sucesso e a ruína.
No ramo da estética, não é diferente: é essencial que o ponto escolhido esteja em uma localização estratégica, e que tenha uma fachada atrativa.
Além disso, o estacionamento próprio também é um diferencial importante.
Caso não seja possível contar com isso, vale a pena considerar um convênio com algum da região, de modo a proporcionar mais comodidade e tranquilidade à clientela.
Clínica x Centro de Estética
Por último, mas não menos importante, é fundamental saber que abrir uma clínica de estética é muito diferente de abrir um centro.
De acordo com as regulações sanitárias, uma clínica é um local que executa procedimentos médicos voltados à estética.
Por conta disso, ele precisa ter um médico que se responsabilize pelo trabalho. No caso dos centros, não há este requisito. Em compensação, eles não estão autorizados a realizar procedimentos mais complexos.