cambio-entre-cripto-moedas-tire-suas-duvidas

Câmbio entre cripto moedas. Tire suas dúvidas

As criptomoedas são moedas digitais que, nos últimos anos, têm chamado a atenção de investidores ousados. As cotações de criptomoedas são atualizadas o tempo inteiro – literalmente, 24h por dia, 7 dias por semana. São, portanto, uma opção de imensa volatilidade.

Elas não existem no mundo real, o que não faz, porém, com quem não tenham valor: elas podem ser utilizadas para fazer pagamentos diversos, de forma muito rápida. Há quem tenha muita dificuldade em ver as criptomoedas como uma opção segura, mas elas foram criadas exatamente para isso.

A primeira criptomoeda surgiu entre os anos de 2008 e 2009: o Bitcoin, ainda hoje a moeda mais popular, foi criado por um programador que se utilizava do pseudônimo Satoshi Nakamoto. Existe a suposição de que Satoshi seria um grupo de programadores em vez de um indivíduo, mas isso é especulação.

Desde o seu lançamento em terras virtuais, o Bitcoin teve a proposta de ser uma moeda descentralizada, ou seja, sem uma instituição financeira para intermediar a troca de valores entre pessoas. As transações, assim, tornam-se mais baratas e podem ser feitas entre contas de lugares muito distantes sem burocracia ou demora.

Hoje, existem milhares de cripto moedas diferentes. Nem todas são confiáveis, uma vez que infelizmente existe quem queira aplicar golpes em investidores de primeira viagem. Assim, convém pesquisar e buscar informações seguras sobre as opções existentes.

A seguir, falaremos um pouco sobre como funciona o câmbio entre cripto moedas. Se você gostaria de entender mais acerca do assunto, prossiga com a leitura. 

Como transformar cripto moedas em outras moedas?

As cripto moedas podem ser transferidas para contas bancárias ou para cartões de crédito e convertidas em outras cripto moedas, mas também em reais, dólares, euros, etc.

Para fazer a conversão, é preciso primeiro ter uma carteira digital – a qual, assim como as carteiras físicas, servirá para que você coloque o seu dinheiro. Algumas das carteiras mais utilizadas para armazenar bitcoins e outras cripto moedas são a Xapo e a Coinbase (que é uma plataforma até parecida com o Paypal).

As trocas são feitas em ambiente virtual, com tecnologia de ponta e criptografia, por plataformas online, as chamadas casas de câmbio virtuais ou exchanges. Há também, no entanto, quem prefira o esquema peer-to-peer, quando duas pessoas fazem a troca de moedas entre si.

Para os investidores menos acostumados às cripto moedas ou incertos sobre como agir, a melhor opção é sempre buscar uma exchange de confiança. 

Leia sobre as opções disponíveis no mercado, busque páginas que discutem a tecnologia das cripto moedas, acesse o site oficial do Bitcoin: dessa forma, você terá acesso a nomes confiáveis e poderá fazer boas escolhas em meio virtual.

O trade das cripto moedas, por fim, funciona de maneira bastante próxima ao trade “real”.

Como vender cripto moedas?

É preciso colocar as suas moedas em uma carteira virtual, como já mencionamos. A cada nova transferência, é cobrado do usuário uma taxa de serviço, cujo preço varia. Taxas mais altas geralmente fazem com que as transferências online ocorram de maneira mais rápida.

A forma de converter suas moedas em outras depende da plataforma que você escolher para fazer isso. A carteira virtual Xapo, já citada neste artigo, trabalha apenas com bitcoins. Através dela, os usuários podem sacar em moeda impressa os valores que possuem em bitcoins, o que é interessante para muitas pessoas.

Na Coinbase, que funciona como carteira de ativos virtuais e como exchange, é possível comprar e vender bitcoins. Outras carteiras, como a Blockchain e a Hive, também merecem atenção e pesquisa.

Emitindo ordens de venda

Quando você está cadastrado em uma exchange e já colocou os seus ativos em uma carteira online, pode emitir uma ordem de venda. Existem ordens diferentes, com funcionalidades que variam de acordo com aquilo que o usuário está procurando. 

Na ordem passiva, por exemplo, é possível cadastrar a quantidade de criptomoedas que você deseja e, então, colocar o preço que deseja receber por elas.

A ordem é enviada para um sistema de ofertas e, então, fica disponível para possíveis compradores. Ela só será efetuada, veja, se alguém vier a comprá-la. Quando isso acontecer, a plataforma atualizará os valores e disponibilizará ao vendedor o valor, em moeda previamente acordada, de sua venda.

Com o dinheiro recebido pela sua venda, é possível solicitar que este seja enviado para uma conta bancária específica.

Lembre-se que investir em criptomoedas é assumir riscos significativos, já que pode haver desvalorização alta da moeda de uma hora para outra. Quando há valorização, no entanto, pode-se ganhar muito dinheiro: o Bitcoin valia poucos dólares quando começou e, hoje, vale mais do que moedas correntes.