pexels-katya-wolf-9428185

Cães em apartamento: quais os cuidados

A presença de um animal de estimação como cães e gatos nos lares brasileiros é algo extremamente comum – não à toa, o país ocupa a terceira posição no ranking de pets a nível mundial. 

No entanto, para quem mora em apartamento, a presença de um bichinho exige alguns cuidados, especialmente quando se trata de cães.

Isso porque, mesmo que a área seja relativamente grande, os apartamentos são mais limitados quanto à movimentação desses animais. Nesse sentido, é preferível, por exemplo, a adoção de cães de pequeno porte ao invés de raças maiores, mas não só isso.

Pensando nisso, hoje você vai conhecer os principais cuidados quando se pretende ter um cachorro em um apartamento, quais as principais regras que devem ser respeitadas pelos tutores e o que fazer para tornar o ambiente mais receptivo e agradável para o pet.

Não é proibido ter pets em apartamento, mas há regras

Antes de mais nada, é válido salientar que a proibição quanto a ter animais domésticos dentro de moradias como apartamentos é algo fora da lei. Os Artigos 5º, XXII, e 170, II da Constituição Federal asseguram o direito do cidadão brasileiro em ter animais em seu próprio lar.

Para que isso aconteça, porém, a presença do pet não pode colocar em risco a vida dos outros moradores ou mesmo atrapalhá-los. Ao mesmo tempo, é assegurado ao tutor e ao cachorro o livre trânsito em áreas comuns, como os corredores, elevador e recepção.

Agora, não se pode esquecer que essas condições também implicam em obrigações por parte dos donos de cães. 

Por exemplo, quando o animal deixa dejetos em uma área comum, é preciso que o tutor faça a limpeza prontamente, evitando mau cheiro, sujeira e possíveis contaminações do local em questão.

Na hora de fazer os trajetos pelas áreas comuns, o cachorro deve estar com a coleira e o tutor deve segurar a guia o mais próximo possível de si. Animais de comportamento mais agressivo, especialmente os de grande porte, devem circular preferencialmente com uma focinheira.

De modo geral, é importante conferir quais são as regras do prédio ou do condomínio onde você mora (ou vai morar) para evitar problemas futuros com os seus vizinhos.

Principais cuidados com cães em apartamento

Portanto, confira os principais cuidados que você deve ter com seu cachorro caso ele fique em um apartamento.

Tenha um espaço para o animal

Independentemente do tamanho, um apartamento que receberá um cachorro deve ter um espaço próprio para que ele. 

Isso abrange tanto o local onde ficará a cama ou casinha do pet, quanto os lugares onde ele poderá comer e beber água, bem como fazer as suas necessidades básicas.

Confira a acústica do apartamento

O barulho das patinhas no assoalho e dos latidos pode ser um grande incômodo para alguns vizinhos. O jeito é investir em medidas que ajudem a isolar parte do som, melhorando, assim, a acústica do apartamento e inibindo problemas futuros.

Treine o seu cão

Animais que são adestrados tendem a ter um comportamento mais adequado à vida em apartamentos. Sendo assim, é importante treinar o seu cão para tornar essa vivência mais tranquila. Se for o caso, vale a pena investir no serviço de um adestrador.

Faça passeios diários

Todo cachorro precisa gastar sua energia e fazer passeios diários é uma das melhores formas de fazer isso. O ideal é conseguir conciliar, pelo menos, duas saídas por dia para que o pet desestresse.

Tenha brinquedos para pets

Quem trabalha fora sabe que um dos problemas quando se tem um pet é a ausência constante por parte dos tutores. Para aliviar a solidão canina, é interessante entreter o animal com brinquedos interativos, como:

  • Bolas
  • Cordas
  • Chocalhos
  • Pelúcias.

E nunca se esqueça, quando estiver em casa, aproveite um tempo para brincar também.

Tags: No tags