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Branding: Gerenciando sua marca

Você já parou para refletir sobre a importância que as marcas têm para o sucesso dos negócios, independente do setor ou tamanho da empresa? Empresas com reconhecimento de nome são facilmente lembradas, o uso do branding usado adequadaente da marca é fundamental para este sucesso.

Mas o que torna uma marca mais memorável do que outra?

Embora não seja incorreto, o conceito de marca é muito mais amplo e complexo do que decidir ou projetar um símbolo gráfico distinto como forma de identificação.

Uma marca comunica experiências e sentimentos aos clientes, juntamente com os valores e a percepção, levando em conta se não todos os sentidos, então o que for mais adequado ao negócio necessários para identificar a empresa e seus produtos e serviços.

Para quem está começando, há dois aspectos fundamentais da identidade da marca, ou representação no mercado, que um empreendedor nas fases iniciais do negócio deve necessariamente pensar: o “nome” e o “logotipo”. Mesmo as pequenas empresas precisam de uma marca.

O processo de construção de marca (conhecido como “branding”) é importante para novos empreendedores. Consiste em primeiro desenvolver ou identificar uma vantagem competitiva, um aspecto que o diferencia da concorrência, que pode ser percebido pelo cliente, e depois explorá-lo.

O que, então, é “branding”?

Branding, ou gestão de marca, é um conjunto de iniciativas estratégicas que, quando devidamente implementadas, contribuem para a construção da percepção positiva dos clientes sobre sua empresa, ou seja, você passa a ser percebido da forma que deseja ser.

Está relacionado à sua identidade, que deve ser única e vinculada aos desejos e necessidades do seu público-alvo, ou seja, o público que você quer conquistar. Portanto, é correto dizer que branding é a percepção que seus clientes têm da sua marca.

Branding é, portanto, a gestão de uma marca. É todo o trabalho realizado com o objetivo de tornar a marca mais conhecida, mais lembrada, mais desejada, mais sedimentada na mente e, principalmente, no coração dos consumidores. 

Para gerar branding na sua empresa você deve contratar o serviço de branding empresa de tecnologia. Envolve desde o design da marca até as atividades diárias de marketing da empresa.

Por isso é importante que as empresas se engajem na gestão da marca e ajudem a construir percepções sobre a empresa e seus produtos e serviços, utilizando as experiências dos clientes.

O branding cria reputação e reconhecimento e, consequentemente, melhora os resultados do negócio e ainda otimiza os investimentos em publicidade e propaganda.

Marca

A definição de branding, ou brand management, é a gestão do conjunto de elementos que compõem uma marca e a sua identidade , sendo eles atributos descritivos verbais, e símbolos concretos, como o nome, logotipo , slogan e identidade visual, que representam a essência de uma empresa, produto ou serviço.

O branding é, assim, o trabalho de construção e gestão de uma marca no mercado.

A construção de uma marca forte para um produto, uma linha de produtos, ou serviços, é consequência de um relacionamento satisfatório com o mercado-alvo. Quando esta identificação positiva se torna forte o bastante, a marca passa a valer mais do que o próprio produto oferecido.