Com o desenvolvimento da tecnologia, o mercado não é mais o mesmo. Ter uma boa presença na internet deixou de ser um diferencial e tornou-se obrigatório para empresas de todas as áreas, que utilizam agora o marketing de conteúdo.
No entanto, a concorrência é grande e, para se destacar, é preciso se aprofundar no assunto.
Erroneamente, alguns empresários ainda acreditam que basta criar um site e um perfil nas redes sociais e que qualquer um pode fazer esse trabalho.
A verdade é que o marketing digital é uma área com técnicas de vendas complexas, por isso investir em profissionais que sabem o que estão fazendo é essencial.
Isso pode ser feito contratando uma equipe ou empresa que já tenha expertise no assunto ou profissionalizando alguém que já trabalha para você. Existem bons cursos e certificações, alguns deles online, que podem ser a solução por aí.
Antes de mais nada, listamos seis benefícios de investir no marketing digital para potencializar o alcance do seu e-commerce. Confira.
- Fidelizar clientes e atrair novos;
- Estreitar a relação com seus clientes;
- Fazer com que os usuários se tornem embaixadores da marca;
- Consolidar seu nome como referência em sua área de atuação;
- Se destacar da concorrência;
- Economizar no longo prazo.
Apesar dos investimentos iniciais, os custos com marketing digital costumam ser significativamente menores que com peças e anúncios tradicionais.
Diagnóstico e planejamento
Uma boa estratégia de marketing digital depende de um diagnóstico completo sobre o seu caso específico.
É preciso saber bem quem é o seu público-alvo e, se você não tem certeza, comece por aí, pois todo o seu plano depende disso. Afinal, antes de pensar no que falar, você tem que saber para quem falar.
Além disso, é importante conhecer a concorrência e outras nuances do mercado na sua área de atuação e região. A intenção é conseguir se diferenciar, mas para isso é bem válido entender o que os outros têm feito, inclusive o que tem funcionado ou não.
A partir desse diagnóstico, sua empresa deve fazer um plano completo, que inclua os canais nos quais vocês vão investir (os que seu público mais usa) e a linguagem mais adequada para conversar com o seu público-alvo, mais formal ou informal.
Também é importante que o seu conteúdo seja criativo e use referências que sejam conhecidas e de interesse dos seus clientes, como memes e notícias que estão na mídia.
4 conceitos para entender e apostar
Quem ainda não está familiarizado com a área pode ficar confuso, mas o marketing digital tem várias subdivisões. A seguir, você vai entender um pouco mais sobre 4 das mais relevantes.
Marketing de conteúdo
Para se destacar na internet, sua empresa precisa produzir conteúdo de qualidade. Isso quer dizer que nem só de anúncios devem viver seu site e suas redes. É importante falar com o seu público, de preferência conversando com algumas de suas dores e dúvidas.
SEO
Do inglês Search Engine Optimization, essa é uma técnica para fazer o seu conteúdo se destacar nas buscas. Além da qualidade do conteúdo, investir em palavras-chave ajuda o seu site a se destacar.
Tráfego pago
Uma das melhores ferramentas de venda das redes sociais são os anúncios pagos. Eles servem para direcionar para quem o seu conteúdo vai aparecer e encher sua loja de gente que está realmente interessada no produto ou serviço que você vende.
Aí conseguimos ver mais uma vez a importância de saber quem é seu público.
Inbound marketing
O conceito se refere à construção de longo prazo com o seu cliente, o que inclui a disponibilização de bons conteúdos, a criação de campanhas e a manutenção de canais diretos para falar com eles. É importante responder sempre e, de preferência, rápido.