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Benefícios do marketing digital para os e-commerces

Com o desenvolvimento da tecnologia, o mercado não é mais o mesmo. Ter uma boa presença na internet deixou de ser um diferencial e tornou-se obrigatório para empresas de todas as áreas, que utilizam agora o marketing de conteúdo.

No entanto, a concorrência é grande e, para se destacar, é preciso se aprofundar no assunto.

Erroneamente, alguns empresários ainda acreditam que basta criar um site e um perfil nas redes sociais e que qualquer um pode fazer esse trabalho.

A verdade é que o marketing digital é uma área com técnicas de vendas complexas, por isso investir em profissionais que sabem o que estão fazendo é essencial.

Isso pode ser feito contratando uma equipe ou empresa que já tenha expertise no assunto ou profissionalizando alguém que já trabalha para você. Existem bons cursos e certificações, alguns deles online, que podem ser a solução por aí.

Antes de mais nada, listamos seis benefícios de investir no marketing digital para potencializar o alcance do seu e-commerce. Confira.

  • Fidelizar clientes e atrair novos;
  • Estreitar a relação com seus clientes;
  • Fazer com que os usuários se tornem embaixadores da marca;
  • Consolidar seu nome como referência em sua área de atuação;
  • Se destacar da concorrência;
  • Economizar no longo prazo.

Apesar dos investimentos iniciais, os custos com marketing digital costumam ser significativamente menores que com peças e anúncios tradicionais.

Diagnóstico e planejamento

Uma boa estratégia de marketing digital depende de um diagnóstico completo sobre o seu caso específico.

É preciso saber bem quem é o seu público-alvo e, se você não tem certeza, comece por aí, pois todo o seu plano depende disso. Afinal, antes de pensar no que falar, você tem que saber para quem falar.

Além disso, é importante conhecer a concorrência e outras nuances do mercado na sua área de atuação e região. A intenção é conseguir se diferenciar, mas para isso é bem válido entender o que os outros têm feito, inclusive o que tem funcionado ou não.

A partir desse diagnóstico, sua empresa deve fazer um plano completo, que inclua os canais nos quais vocês vão investir (os que seu público mais usa) e a linguagem mais adequada para conversar com o seu público-alvo, mais formal ou informal.

Também é importante que o seu conteúdo seja criativo e use referências que sejam conhecidas e de interesse dos seus clientes, como memes e notícias que estão na mídia.

4 conceitos para entender e apostar

Quem ainda não está familiarizado com a área pode ficar confuso, mas o marketing digital tem várias subdivisões. A seguir, você vai entender um pouco mais sobre 4 das mais relevantes.

Marketing de conteúdo

Para se destacar na internet, sua empresa precisa produzir conteúdo de qualidade. Isso quer dizer que nem só de anúncios devem viver seu site e suas redes. É importante falar com o seu público, de preferência conversando com algumas de suas dores e dúvidas.

SEO

Do inglês Search Engine Optimization, essa é uma técnica para fazer o seu conteúdo se destacar nas buscas. Além da qualidade do conteúdo, investir em palavras-chave ajuda o seu site a se destacar.

Tráfego pago

Uma das melhores ferramentas de venda das redes sociais são os anúncios pagos. Eles servem para direcionar para quem o seu conteúdo vai aparecer e encher sua loja de gente que está realmente interessada no produto ou serviço que você vende.

Aí conseguimos ver mais uma vez a importância de saber quem é seu público.

Inbound marketing

O conceito se refere à construção de longo prazo com o seu cliente, o que inclui a disponibilização de bons conteúdos, a criação de campanhas e a manutenção de canais diretos para falar com eles. É importante responder sempre e, de preferência, rápido.

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