A lichia, cientificamente chamada de Litchi chinensis, é uma fruta originária da China, poderosa e de sabor adocicado, cada vez mais consumida no Brasil, especialmente nas épocas mais quentes do ano.
Ela pode ser consumida fresca ou usada para fabricação de:
- Sorvetes;
- Iogurtes;
- Compotas (conservas de frutas);
- Geleias;
- Bebidas e sucos.
Além disso, sua polpa ainda pode ser comercializada enlatada ou desidratada; já as sementes e as cascas geralmente são descartadas.
Sua aparência é um pouco diferente da maioria das frutas: a casca é grossa e rústica, mas o gomo é bem espesso e macio, semelhante à uva roxa. Além disso, tem muita água e possui poucas calorias.
A lichia caiu nas graças dos brasileiros não só pelo sabor, mas também por suas propriedades nutricionais. Ela possui muitas vitaminas do complexo B, o que proporciona uma ação antioxidante tanto para o organismo quanto para a pele.
Quer conhecer esses e outros benefícios da lichia para nossa saúde? Acompanhe a leitura!
Previne doenças cardiovasculares
Por ser uma fruta rica em proantocianidinas, antocianinas e flavonóides, que têm um poderoso efeito antioxidante, a lichia auxilia no controle do colesterol ruim (LDL), principal causador da formação de placas nas artérias.
Por esse motivo, ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, como derrame cerebral ou infarto do miocárdio, e a prevenir a aterosclerose.
Ademais, a lichia também contribui para o aumento dos níveis de colesterol bom (HDL), o que ajuda a manter a saúde vascular e a pressão sanguínea sob controle, além de regular o metabolismo.
Protege contra doenças do fígado
Por conter compostos fenólicos em sua composição (como a procianidina e a epicatequina, que possuem ação antioxidante), a lichia ajuda na prevenção de doenças do fígado, como hepatite e gordura no órgão.
Ajuda no combate à obesidade
A lichia também possui um composto orgânico chamado cianidina, que, além de ser o pigmento responsável pelo tom de cor avermelhada da fruta, ajuda a acelerar o processo de queima de gorduras.
Além disso, por ser uma fruta rica em água, fibras e não possuir poucas gorduras, auxilia na luta contra a obesidade e contribui para a perda de peso.
Auxilia no controle da glicemia
De acordo com alguns estudos, a lichia pode ser uma ótima aliada no tratamento da diabetes por conter em sua composição alguns compostos fenólicos, como o oligonol.
Esse composto atua na regulação do metabolismo da glicose e na redução da resistência à insulina, o que contribui bastante para o controle dos níveis de açúcar no sangue.
A lichia ainda contém uma substância chamada hipoglicina, que reduz a produção de glicose e, consequentemente, mantém a glicemia controlada.
Fortalece o sistema imunológico
Por ser rica em nutrientes, como o folato e a vitamina C, que ativam a produção de glóbulos brancos (leucócitos) — células importantes de defesa do corpo contra substâncias estranhas e organismos infecciosos —, a lichia ajuda no fortalecimento do sistema imunológico.
Pode contribuir na luta contra o câncer
Com base em células de câncer de mama, fígado, próstata, colo do útero, pulmão e pele, alguns estudos mostram que os compostos fenólicos da fruta, como oligonol, antocianinas e flavonóides, podem contribuir para a diminuição da proliferação e para o aumento da morte de células dos tipos de câncer analisados.
No entanto, para que esse benefício seja comprovado, ainda é necessário que o estudo seja realizado em humanos. Portanto, trata-se de uma possibilidade.
Melhora a aparência da pele
A vitamina C e os compostos fenólicos antioxidantes da lichia ajudam no combate aos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento da pele.
Outro benefício da vitamina C é o aumento da produção de colágeno, importante para reduzir as rugas e a flacidez, o que melhora tanto a qualidade quanto o aspecto da pele.