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BaaS: conheça o conceito de Banking as a Service

Os recursos tecnológicos estão cada vez mais presentes na nossa rotina. No mercado financeiro isso não é diferente. Provavelmente você já ouviu falar em expressões como open banking e banking as a service, termos que circularam muito no último ano. 

Independentemente de ser cliente de uma instituição financeira cooperativa ou um banco tradicional, é imprescindível que você conheça e entenda o significado destes conceitos e sua aplicabilidade na prática. 

O que é o BaaS?

BaaS é a sigla para banking as a service, que pode ser traduzido livremente como “banco como serviço”. Trata-se, portanto, de uma tecnologia que tem como objetivo permitir que empresas de diferentes ramos de atuação possam oferecer produtos e serviços financeiros.

Isso quer dizer que empresas de diferentes setores podem oferecer a seus consumidores alguns produtos que antes eram restritos aos bancos e instituições financeiras, por exemplo:

  • Pagamentos;
  • Cartão de débito e crédito;
  • Conta digital;
  • Transferências;
  • Entre outros.

Foi com as fintechs que o BaaS se popularizou no Brasil. Com o uso de tecnologia, essas empresas oferecem serviços e produtos financeiros de maneira totalmente digital, diferenciando-se dos bancos e instituições tradicionais por entregarem inovação e agilidade à rotina de seus consumidores.

Quais as vantagens do BaaS?

O banking as a service traz vantagens não apenas para as empresas, mas também para o consumidor. Em linhas gerais, as empresas conseguem atrair mais clientes e personalizar o atendimento oferecido.

Outro benefício é a facilitação dos pagamentos: as empresas não precisam mais depender de bancos para realizar operações financeiras e os clientes conseguem resolver tudo em um único lugar. 

Por fim, a praticidade é outra vantagem que merece destaque. Com o BaaS a tecnologia se destaca, sendo que os serviços funcionam por meio de APIs (Interface de Programação de Aplicações) e a operacionalização dos processos é pensada para que eles sejam intuitivos, dinâmicos e práticos para todos os envolvidos.

Como o BaaS funciona na prática?

Você já entendeu o conceito e as vantagens. Agora provavelmente está se perguntando, afinal, como o BaaS funciona na prática? O foco do BaaS é ligar empresas que querem oferecer serviços financeiros às empresas que já o fazem. 

O próprio termo pode ser traduzido como a oferta de operações de banco como um dos serviços oferecidos em sua plataforma. 

Na prática, isso é possível por meio dos APIs, tecnologia que permite a troca de informações entre plataformas. No BaaS os APIs viabilizam a comunicação entre o desenvolvedor e a empresa que oferece os serviços financeiros aos consumidores.

Para você entender melhor como isso se relaciona ao seu dia a dia, basta pensar nos famosos cartões de crédito oferecidos por lojas de departamento e supermercados. 

Esses cartões são produtos financeiros oferecidos por empresas que não atuam como bancos, mas que oferecem aos seus clientes produtos comuns ao universo bancário.

Com os cartões de crédito das lojas, os consumidores podem realizar operações financeiras na plataforma digital da empresa, sem a necessidade de contratar um banco. 

Qual a relação entre o BaaS e o open banking?

O open banking ganhou muito espaço no mercado brasileiro em 2021, quando começou a ser implementado no Brasil. Em dezembro de 2021 entrou em sua última fase de implementação. 

O open banking e o banking as a service são soluções que estão em sinergia, uma vez que o primeiro pode ser considerado uma solução que pode ser oferecida pelo segundo.

Também chamado de open finance, é ele que determina as regras de troca de informações dos clientes entre diferentes instituições financeiras.

 Aqui, vale lembrar que os dados dos consumidores só podem ser manipulados por meio do open banking com a expressa autorização dos mesmos.

Tanto o BaaS quanto o open banking são soluções que trabalham com APIs abertas que permitem a oferta de soluções por terceiros. O que os diferencia é que o segundo está voltado para a troca de informações e ampliação da competitividade no mercado. 

Ambos os sistemas trazem mais oportunidades, ofertas e inovação para o setor financeiro, favorecendo tanto as empresas, quanto os consumidores finais. 

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