A automatização de sistemas é uma maneira eficiente de aumentar a segurança de um local, ao mesmo tempo em que oferece conforto aos seus usuários.
Muitas vezes, a simples instalação de um equipamento pode gerar benefícios que podem ser colhidos por todos os moradores de um condomínio, por exemplo, ou facilitar uma etapa de trabalho comum para vários funcionários no mesmo estabelecimento.
Por isso, estar sempre atento aos lançamentos do mercado pode ser uma maneira eficaz de proporcionar melhores condições para um local, já que a atualização de sistemas é constante.
Isso pode ser verificado em um smartphone, por exemplo. A atualização do software do aparelho precisa ser feita periodicamente, já que o sistema interno pode oferecer cada vez mais benefícios e melhorar a experiência do usuário.
Tanto em termos residenciais quanto em termos comerciais, é preciso investir na modernização de equipamentos, de modo a valorizar um imóvel ou mesmo aumentar a segurança de um local.
Automatizando sistemas residenciais
A automação residencial é um dos segmentos que mais cresce atualmente. Isso se dá de maneira visível, pois grande parte das pessoas veem vantagem em investir nas melhorias e na automatização dos equipamentos residências.
Os tipos de automação mais comuns são:
- Controle de temperatura;
- Portao automatico;
- Regulagem de iluminação;
- Monitoramento de ambientes;
- Entre outros.
O controle de temperatura envolve automação dos sistemas de ar condicionado e de aquecedor. Com o uso de aplicativos, é possível verificar qual o clima do ambiente e modificar conforme a preferência. Isso também pode ser feito mesmo à distância, enquanto o proprietário está no trânsito, a caminho de casa.
Ao instalar um motor para portão, o morador de um imóvel pode colher vários benefícios. O principal deles é a segurança, já que quando chega em sua casa, não há a necessidade de descer do veículo para abrir o portão e isso deixa a pessoa menos vulnerável a possíveis assaltos ou sequestros.
Outro benefício é o conforto, pois a abertura e o fechamento do portão não dependem da ação humana para acontecer. Com um simples toque no controle remoto, é possível acessar o imóvel de maneira rápida e prática, sem precisar sair do veículo.
Uma característica importante do automatizador de portão PPA é escolher um modelo de acionamento mais rápido, de modo que o funcionamento do motor realiza a abertura ou fechamento numa velocidade mais rápida, de modo a garantir a segurança da residência.
A regulagem de iluminação se dá por dois modos diferentes: com uso de lâmpadas especiais, que tornam possível diminuir a sua incidência ou aumentá-la, proporcionando um ambiente visualmente mais confortável;
Ou por meio do uso de persianas e cortinas automáticas, que permitem abrir ou fechar a cortina utilizando um aplicativo.
Outra modalidade de automação comum é o monitoramento. Ele oferece segurança e facilidade, pois permite verificar todos os cômodos e uma casa na tela de um smartphone ou tablet.
Nesse sentido, tão importante quanto a automação residencial é a comercial, que faz com que o tempo que se perdia durante a execução de um trabalho seja reduzido.
Automatizando sistemas comerciais
Automatizar sistemas comerciais é uma maneira prática de diminuir o tempo gasto em alguma atividade, aumentando a eficiência interna de um estabelecimento.
Um dos equipamentos mais utilizados para automatização dos sistemas tributários de uma empresa é o sat fiscal. O Sistema de Autenticação e Transmissão (SAT) envia os dados relacionados a emissão de uma nota fiscal diretamente para a Secretaria da Fazenda, autorizando a transação.
Esse sistema funciona também com armazenamento das informações, mesmo em períodos onde não há conexão com a internet, de modo que o trabalho não é interrompido. Desenvolvido especialmente para o estado de São Paulo, ele funciona de acordo com as normas estabelecidas para a região.
Outro equipamento equivalente é o módulo fiscal eletrônico preço, que realiza a mesma função do SAT, porém é um produto específico para o estado do Ceará. Como é sabido, cada estado possui suas exigências tributárias, de modo que a configuração de cada aparelho é feita seguindo o regulamento específico do local.
A automação faz parte da rotina das pessoas de modo a atender diferentes necessidades, que podem variar entre as modalidades residencial ou comercial.
Por isso, é comum ver equipamentos para condomínio desenvolvidos para atender de maneira eficiente uma demanda interna, como o uso de câmeras de segurança ou a automatização de portões.