As indústrias nacionais são responsáveis por grande parte da fabricação de produtos e alimentos distribuídos em todas as cidades e estados do país.
Geralmente, por serem empresas que precisam de grandes áreas para adequar a instalação e o funcionamento do seu pátio fabril, essas indústrias buscam um galpão para alugar em regiões específicas, que facilitem seu processo de logística e de distribuição da sua produção.
Além disso, a localização de uma indústria pode ter relação com regiões onde pode ser mais fácil encontrar a matéria-prima utilizada em processos internos de fabricação, de modo que a compra seja facilitada.
Por isso, uma indústria pode optar por buscar um galpão para alugar em campinas ou em outras regiões, dando preferência também aos locais onde os trâmites burocráticos são mais fáceis de administrar.
Depois da instalação de toda a sua estrutura, é preciso que os gestores administrem internamente todo o funcionamento da indústria, cuidando para que a produção ocorra adequadamente.
Algumas das etapas essenciais de administração interna de uma fábrica comportam pontos como:
- Compra de matéria-prima;
- Administração de estoque;
- Cuidados com o pátio fabril;
- Delegação de atividades conforme a demanda;
- Cumprimento de prazos de produção;
- Armazenamento adequado da produção;
- Administração da logística de distribuição e etc.
Todas essas fases precisam ser bem executadas, de modo a garantir que o fluxo interno de uma indústria esteja sempre dentro dos prazos de produção e entrega de mercadorias.
Entretanto, é importante ressaltar que uma das áreas que mais exige uma administração precisa é o estoque. Isso porque ele comporta todo o material produzido no pátio, que deve ser devidamente manuseado e armazenado para que chegue corretamente ao cliente.
Por isso, o tema dessa postagem é abordar maneiras eficientes de armazenagem do estoque, indicando alguns dos itens utilizados em uma indústria para que os produtos fabricados estejam devidamente guardados dentro do depósito da fábrica.
Tipos de itens utilizados para armazenamento
Existem diferentes tipos de recipientes e reservatórios que comportam adequadamente a produção de uma fábrica.
Isso vai desde equipamentos de refrigeração, como geladeiras ou freezers industriais, até caixas de papelão ou caixa plástica hortifruti.
Por isso, é importante que um gestor conheça bem as características de um produto para que possa escolher qual o tipo de reservatório apropriado.
Nas indústrias alimentícias o cuidado deve ser redobrado. Afinal, um armazenamento mal feito pode gerar grande prejuízo, levando a fábrica a perder sua produção por contaminação, tornando-o impróprio para consumo.
Em indústrias de outros segmentos, é comum verificar o uso de pallet de contenção, que auxilia no transporte de produtos líquidos.
Sua estrutura é composta por um reservatório de contenção com superfície que apresenta pequenos vãos. Assim, caso ocorra o vazamento do produto, ele é retido dentro do reservatório, evitando que a substância se espalhe pelo piso.
Além disso, um bom estoque conta com prateleiras espaçosas, carrinhos de armazenamento e diferentes tipos de suportes, que auxiliam na melhor maneira de estocar grandes volumes.
Também é importante que as prateleiras e suportes contenham uma cobertura apropriada, protegendo os produtos por todos os ângulos.
Por isso, é importante contar também com equipamentos que facilitem o transporte e elevação dos produtos, tornando a rotina interna de armazenamento mais eficiente e otimizada.
Equipamentos elétricos para armazenagem nas indústrias
Para facilitar o transporte e a armazenagem de volumes, pode-se adquirir alguns equipamentos que facilitam os serviços dentro de uma indústria.
Alguns deles são:
- Empilhadeiras;
- Transpaletes;
- Rebocadores;
- Guincho hidráulico;
- Entre outros.
As empilhadeiras podem ser muito eficientes para organizar o estoque de uma indústria, conduzindo volumes e erguendo-os até a altura ideal para a guarda em prateleiras.
Os transpaletes também são fundamentais para transportar caixas e recipientes de um setor para outro. Além disso, alguns modelos disponibilizam uma balança acoplada ao equipamento, facilitando a obtenção de dados específicos sobre as mercadorias.
Os rebocadores são utilizados para direcionar uma grande quantidade de paletes ao mesmo tempo, otimizando o tempo de transporte de uma remessa de um setor para outro.
O guincho hidráulico é uma estrutura relativamente simples, composta por um sistema hidráulico capaz de erguer grandes volumes, de modo a permitir que eles sejam dispostos em prateleiras mais altas, e criando um sistema de armazenagem mais eficiente.
Por isso, os equipamentos e suportes utilizados para armazenagens industriais são importantes para qualquer tipo de fábrica, possibilitando maior eficiência na gestão de estoque de um galpão.