Em termos comerciais e de empreendedorismo, a área da educação infantil e dos seus nichos próprios – especialmente o de venda e aluguel de van, de materiais escolares, de uniforme escolar e de produtos infantis – tem crescido significativamente nos últimos anos.
Tal aquecimento do setor ocorre, principalmente, em países emergentes, como é o caso do Brasil. Os países de primeiro mundo e já desenvolvidos apresentam taxas menores de crescimento.
De fato, com a saída das mulheres para o mercado de trabalho, as crianças recém-nascidas passam a contar cada vez mais cedo com serviços de cuidado e de educação fora do âmbito familiar. Esse é, naturalmente, o principal fator de aquecimento do mercado voltado para tais soluções, conforme ficará mais claro adiante.
Sobre vans para viagem escolar
Talvez o exemplo mais significativo do fenômeno mencionado acima seja, justamente, o das vans para viagem escolar.
Apesar das imensas vantagens que esse serviço pode oferecer, é natural que vários cuidados devam ser tomados para garantir, não somente a funcionalidade e a praticidade dessa incumbência, mas a própria segurança das crianças que contam com ela.
Os ônibus e vans escolares precisam atuar no mercado segundo uma série de normas e leis de cunho federal e local, em conformidade com a região em que o profissional atua.
As instituições que regulam esse trabalho são, especialmente, as do DETRAN (Departamento de Trânsito) e as do próprio Código de Trânsito Brasileiro.
Seguem abaixo algumas obrigatoriedades para todo tipo de serviço envolvendo vans para viagem escolar:
-
Registros junto ao DETRAN e ao órgão local;
-
Comprovantes de inspeção semestral obrigatória;
-
Identificações visíveis de que se trata de veículo “ESCOLAR”;
-
Presença de cintos de segurança em todos os assentos;
-
Cuidados como não exceder o limite de passageiros sentados.
Sobre berçário e creche
Além dos ônibus e vans escolares, outro exemplo de serviço que gira em torno das necessidades básicas das famílias atuais é o do berçario e creche.
Aliás, tais serviços de cuidado estão diretamente ligados ao transporte das crianças, que saem de casa, geralmente, no primeiro período do dia a fim de passarem metade do dia, às vezes uma jornada completa, aos cuidados de terceiros em instituições e empresas que prestam tal serviço.
Conforme citado na introdução, atualmente a mãe que atua no mercado de trabalho se vê obrigada a recorrer ao berçário e creche pouco tempo depois do parto, mais especificamente quando se dá o fim da licença-maternidade.
Este direito tem duração de seis meses, podendo ser iniciado alguns meses antes do parto; neste caso, não restará, após o nascimento, mais que três ou quatro meses de tempo útil da mãe com o recém-nascido.
Em caso tão delicado, o indicado é que os pais sigam algumas dicas básicas para garantir que o serviço prestado será não apenas eficiente, mas também idôneo e de segurança.
Apesar de óbvias, algumas indicações podem passar despercebidas, sobretudo quando se considera que tal serviço não será acionado às vezes, mas diariamente. Quais sejam as principais dicas:
-
Pedir a referência de pais que já contrataram tais serviços;
-
Visitar o local e averiguar qual a rotina aplicada ali;
-
Considerar o orçamento mensal em relação à renda familiar;
-
A distância em relação ao domicílio e trabalho dos familiares.
Sobre atelier de moda infantil e outros produtos infantis
Também é interessante notar, à guisa de curiosidade, que não são apenas produtos e serviços mais imediatos ou fundamentais que crescem com a carência atual das famílias, como vans escolares e creches, mas também alguns nichos conhecidos como a boutique ou atelier de moda infantil.
Quando se fala em roupas para o dia a dia das crianças, há situações em que os ateliês e boutiques de moda e produtos infantis se tornam acessível e aconselhável para todas as famílias.
Trata-se das situações de datas especiais, como festas e celebrações. Também esse segmento tem crescido bastante no Brasil.
Interessante
De fato, têm-se aí dois universos. Um é o da educação infantil, em torno do qual giram serviços e produtos básicos que vão de uniformes escolares a vans e creches. O outro, referido logo acima, é o do lazer das crianças.
Ambos são fundamentais e têm crescido, consideravelmente, nos últimos anos. A tendência é seguir com tal aquecimento, o que gera empregos e movimenta a economia do país como um todo.