pexels-pixabay-533446

Além do Orkut: relembre 5 sites que não existem mais

Temos certeza de que se você estava minimamente conectado quando as redes sociais começaram a bombar pelo mundo, você passava horas na internet, procurando todos os sites legais da época. Quem é que não tinha aquela conta duvidosa no Orkut e postava mensagens para o crush? 

Mas a tecnologia foi avançando e a internet foi tomada por sites com diversas funções diferentes, e as redes sociais foram evoluindo conforme a necessidade das pessoas.

Isso não aconteceu só com a internet, mas também com tudo que envolve a tecnologia, modelos de notebook e computador se tornaram cada vez mais rápidos e versáteis, prontos para atender as expectativas das pessoas. 

A era digital se consolidou de uma maneira que tornou a vida das pessoas do avesso, pois com certeza você passa uma boa parte do seu tempo mexendo nas redes sociais, a gente sabe!

No entanto, estamos aqui para falar daqueles sites que deixaram saudade no coração de quem está nesse universo desde o começo, e viu as coisas evoluírem. Abaixo você confere uma lista com os sites que mais fizeram sucesso e que já não existem mais.

1 – Orkut

A gente sabe, o Orkut era sua rede social favorita durante os anos 2000. O Orkut foi uma das grandes redes sociais, e era uma febre entre as pessoas aqui no Brasil, e lá tinha de tudo um pouco, você podia mandar:

  • Mensagens de texto; 
  • álbuns de foto;
  • Publicar em um fórum de discussões;
  • Entre outras interações. 

Você deve ter participado de algum grupo, tipos aqueles que odiavam acordar cedo ou detestavam a segunda-feira. Curiosidade, no Brasil o Orkut tinha mais de 30 milhões de pessoas cadastradas e saiu do ar no dia 30 de setembro de 2014.

2 – Fotolog

Se você queria um lugar para colocar todas as suas fotos, o Fotolog era o melhor lugar do mundo. Basicamente, era uma espécie de blog só para fotos e para que as pessoas falassem da própria vida, contando o seu dia a dia. 

Na rede social você também podia adicionar seus amigos, e selecionar os seus melhores amigos, para que eles vissem postagens que pareciam “exclusivas”. Aqui no Brasil o aplicativo tinha mais de 1 milhão de pessoas postando fotos todos os dias.

3 – Twitpic

Se hoje em dia você pode compartilhar memes o dia inteiro no Twitter, muito se deve ao saudoso Twitpic. 

No começo dos anos 2000, o Twitter não permitia nenhum tipo de imagem, apenas textos ou hyperlinks, e com isso muitas pessoas não conseguiam usar uma linguagem não verbal. 

Foi aí que o Twitpic nasceu, que permitia que os usuários compartilhassem fotos e vídeos. A rede social teve seu início em 2008, mas quando o Twitter passou a aceitar imagens, lá em 2011, o Twitpic foi perdendo seu espaço e fechou em 2014.

4 – Trama Virtual

Talvez você não esteja tão familiarizado com esse nome, mas se você estava na internet em 2002 e gostava de música nacional, com certeza conhece o Trama Virtual. O site era uma grande divulgação de cantores e bandas independentes, tudo de forma gratuita. 

O site ajudou muitos artistas independentes a se consolidarem e se popularizaram pelo Brasil. Essa era uma iniciativa da gravadora Trama, que de uma maneira simples ajudou diversos artistas. 

5 – Periscope

O pai das transmissões ao vivo não podia ficar de fora dessa lista. Na época que foi lançado, a rede não era tão popular, já que as transmissões ao vivo eram uma novidade para as pessoas. 

Inicialmente o serviço foi lançado para ser um site de conversas por vídeo e por áudio, e você conseguia se comunicar com pessoas do mundo inteiro. Em muito pouco tempo o aplicativo se tornou tão popular que chegou a ter mais de 10 milhões de assinantes. 

No entanto, com o avanço da internet, e com as novas formas de se fazer a mesma coisa, podemos dizer que o Periscope foi se tornando obsoleto, deixando de funcionar no dia 31 de março de 2021.

Tags: No tags