A atuação das empresas do setor industrial e os seus diversos segmentos é muito importante para a sociedade, porque, através da produção de mercadorias, as pessoas, conseguem ter acesso a produtos e serviços que ajudam diariamente os indivíduos a solucionarem as suas necessidades, com qualidade e de maneira simples.
Os processos produtivos nas companhias acontecem com a presença de equipamentos, máquinas e ferramentas com boa capacidade produtiva uma equipe de funcionários treinados e preparados para várias situações.
As condições de trabalho, por exemplo, o ambiente, função e como será feita a segurança e os métodos de proteção dos colaboradores é muito importante, porque, geram impactos nos processos produtivos e se não tiverem a devida atenção, podem acarretar prejuízos financeiros, burocráticos e até judiciais com os funcionários.
Como garantir a segurança dos funcionários nas empresas?
O uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual) é obrigatório nas empresas para garantir que o funcionário não sofra acidentes durante a execução das atividades produtivas.
A presença de EPIs é essencial em várias companhias, independente do segmento de atuação, por isso, os empresários precisam destinar uma parte do orçamento da empresa para realizar a aquisição de produtos de segurança e distribuir a todos as pessoas, em todos os setores da companhia.
Existem vários estabelecimentos especializados na venda de EPI e empresas fabricantes sendo que algumas realizam a venda de produtos por atacado, ou seja, em grande quantidade, opção que pode ajudar as empresas em questão de orçamento.
Por isso, pesquisar informações e visitar vários locais é muito importante para conseguir fazer uma boa aquisição e assim proporcionar boas condições de trabalho aos funcionários.
A utilização de EPI é obrigatória, porque, é uma Norma Regulamentadora, a NR 6 estabelecida pelo Ministério do trabalho.
As empresas que não levam a sério essa norma, podem ter prejuízos como: multas altíssimas, problemas de acidentes envolvendo os funcionários, atrasos e baixo desempenho na produção de mercadorias, gastos com serviços médicos e afastamento do colaborador e outras questões que podem ser evitadas com a simples distribuição dos EPIs.
Tipos de equipamentos de segurança EPIs
Existe uma divisão por categorias que ajudam os empresários a encontrarem com facilidade os EPIs, que são categorizados de acordo com as zonas corporais:
- Proteção para cabeça;
- Proteção dos ouvidos;
- Proteção do tronco;
- Proteção respiratória;
- Proteção ocular e facial;
- De mãos e braços;
- Pernas, pés;
- Contra altura.
Os equipamentos para trabalho em altura são muito importantes, para evitar graves acidentes as pessoas.
Cordas, polias, escadas, conectores, ancoragem, polias, talabarte de segurança, trava-quedas de cordas ou cabos de aço, cinto de segurança, trava-quedas retrátil, cinto de segurança tipo paraquedista são alguns dos produtos usados para serviços em altura, além dos elementos básicos usados em vários segmentos como: capacete, óculos de proteção, protetores auriculares, roupas especiais, máscaras e botas.
O uso de calçados de segurança é essencial durante o período de trabalho para evitar problemas nos pés dos funcionários, facilitando o caminhar em ambientes desnivelados, proporcionando conforto.
As empresas devem reunir os seus funcionários para saber o número que cada pessoa calça, assim a compra pode ser feita sem problema e assim garantir que todos tenham segurança.
A composição dos calçados epi é muito diferente de um sapato usado fora do expediente de serviço, pois, possuem um solado com espessura grossa para proteger os pés durante o caminhar, são fabricados com materiais resistentes para evitar acidentes de trabalho.
Escolher corretamente o tipo de sapato para ser utilizado pelos funcionários é muito importante, por isso, pesquisar vários modelos e considerar o ofício pode ajudar a encontrar o modelo ideal.
As botas de segurança do trabalho podem ser encontradas no mercado em vários tamanhos e nos seguintes materiais: Plástico ou couro, com cano alto ou baixo.
Os modelos disponíveis são os de proteção contra agentes químicos, choques elétricos, agentes cortantes e escoriantes, quedas de objetos, e impactos e outros modelos de bota de segurança podem ser adquiridas em grande quantidade para proteger a todos.
Para garantir a eficiência na utilização dos produtos de segurança, é muito importante, por isso, a presença de um supervisor no ambiente de trabalho para verificar se todos os funcionários estão usando os EPIs corretamente, pois, isso influencia na qualidade do serviço e na durabilidade dos equipamentos.
Portanto, pesquisar estabelecimentos para a compra de bota de segurança feminina, aventais, capacetes e outros tipos de EPI é o segredo para garantir qualidade e eficiência na produção, além da seguridade dos funcionários que é muito importante, porque, mostra a responsabilidade social que a empresa possui, ajudando na sua imagem perante o mercado.