Vender em tempos de crise é uma tarefa difícil e que preocupa muitos empreendedores, afinal, realizar vendas nesses períodos é um fator crucial para o sucesso do negócio. A boa notícia é que mesmo sendo difícil prever as épocas de instabilidade do mercado, é possível, sim, contar com estratégias para usar quando os tempos difíceis chegarem.
Uma vez que existem diversas estratégias, comprovadas por especialistas em vendas, que realmente funcionam nos períodos de instabilidade econômica e que podem até mesmo dar um UP no seu negócio, contribuindo para o aumento das vendas. Confira agora as 7 estratégias principais!
7 estratégias comprovadas para aplicar e vender durante a crise
Antes de começar a falar sobre as estratégias que você pode usar para continuar vendendo durante as crises, é importante definir quais os principais fatores que fazem com que as vendas caiam nestes períodos.
Já que, compreender estes pontos ajuda, e muito, no momento de aplicar a estratégia necessária para reverter a situação. Assim sendo, os principais fatores são:
- Falta de estratégias para períodos de crise;
- Mudanças em hábitos de consumo;
- Aumento da concorrência;
- Época de sazonalidade;
- Poder de compra dos consumidores reduzidos.
Logo, pelo que você já pode perceber, diferentes fatores podem comprometer suas vendas em tempos de crise. Por essa razão busque compreender a razão da queda em seu faturamento e então, passe a implementar de forma inteligente as seguintes estratégias:
Tenha uma estratégia de vendas consolidada
A primeira estratégia para vender mesmo em tempos de crise e que nenhum empresário deve negligenciar é a elaboração de uma estratégia de vendas consolidada. Para isso é necessário que você tenha seu público-alvo definido.
Uma vez que, toda estratégia de marketing deve basear-se no público que você deseja alcançar. Portanto, identifique quem é seu cliente e alinhe seus canais de vendas, marketing e metas a estes, pois o que fará a diferença em seu faturamento é estar onde seu público ideal se encontra.
Esteja atento às necessidades temporal do seu público-alvo
E por falar em público-alvo, outra estratégia que não deve ser negligenciada é estar a par das necessidades temporárias dos seus consumidores. Logo, é essencial que você busque entender as necessidades e também o comportamento destes, para que assim possa oferecer de maneira assertiva o produto/serviço perfeito para seu persona.
Agora, você pode está se perguntando como ficar informado sobre tais informações, não é mesmo? Simples, por meio de pesquisas! Busque informações sobre: Idade, gênero, localização, hábitos e preferências de consumo, classe social, entre outros. Saber tais dados são essenciais para a obtenção de insights preciosos.
Colete feedback dos clientes
Uma ótima maneira de obter insights é por meio de feedback dos clientes. Já que por meio deles é possível avaliar o serviço prestado, o atendimento ao cliente e a experiência do consumidor.
Portanto, não perca essas informações preciosas. Envie formulário pós-venda para avaliar a satisfação do cliente, use recursos como “estrelinhas”, se seu negócio é online e deixe que o usuário esteja à vontade para comentar sobre o que achou do produto/serviço e do atendimento em um todo.
Acompanhe as tendências
Se seu objetivo é vender durante todo o ano, independente da crise, então é indispensável estar por dentro das tendências do mercado. Uma vez que estas ocorrem devido a mudanças de comportamento, preferências e exigências dos consumidores do nicho.
Para se manter atualizado, use e abuse de mecanismos online, como: redes sociais, formulários online, blogs do seu ramo, workshop, palestras, etc. Tais mecanismos te manterão informando sobre as tendências. Uma dica de ferramenta é usar Google Trends, por ele você consegue identificar o que está em alta, relacionado à pesquisas na rede.
Cuide da presença on-line do seu negócio
Vivemos em uma era digital, onde todas as pessoas estão conectadas. E como diz um dito popular “se você não é visto, então, não é lembrado”, logo, é de suma importância que, você empreendedor, tenha um negócio ativo no digital.
Para isso, você deve criar uma presença forte da sua empresa nas redes sociais onde seu público-alvo alvo se encontra, apostar em anúncios online e usar estratégias SEO para alcançar clientes durante a crise. Junto a isso, invista no e-commerce ou MarketPlace como Shopee, Mercado livre, etc, para vender seus produtos.
Entregue valor aos clientes
Saber conquistar o cliente é uma das melhores estratégias para manter o faturamento da empresa mesmo durante a crise. Afinal, todas as pessoas gostam de um bom atendimento e por essa razão você deve sempre criar meios para melhorar o relacionamento com estes.
Busque sempre oferecer ao seu cliente um atendimento personalizado, priorizando a qualidade e agilidade. Ofereça suporte pós-venda e sempre busque sanar as dúvidas, quando estas existirem. Lembre-se: um cliente satisfeito sempre volta!
Facilite o processo de compra
E por fim, temos a última dica, mas, não menos importante, okay? Ofereça ao seu público-alvo um processo de compra facilitado, isto é, o mais fácil possível! Essa é uma estratégia que contribui bastante para o aumento das vendas e para a melhorar a experiência dos usuários.
Assim sendo, no momento que o usuário for efetuar uma compra evite submetê-lo ao preenchimento de muitos formulários, várias etapas de verificação e pagamentos complexos. Além disso, se suas vendas ocorrem em um site, ofereça ao usuário um interface intuitiva, com design responsivo e simples. Procure investir em mecanismos de recomendação personalizada e opções de pagamentos seguros.
Fonte: https://groufy.com.br/blog/aumentar-as-vendas-em-tempos-de-crise