shutterstock-1170804268

7 benefícios pouco conhecidos dos sistemas ERP

Como o complexo mundo dos sistemas de planejamento de recursos empresariais (ERP) pode ajudar os negócios de uma empresa, é uma dúvida frequente entre os empresários.

Para começar, vamos listar 7 dos principais benefícios do software ERP, ideias tanto para uma indústria diamantadeira de alianças quanto um pet shop:

  • Use dados de negócios para melhorar e fortalecer a segurança;
  • Faça uso do conhecimento e apoio da comunidade;
  • Aplique dados melhores para tomar melhores decisões de negócios;
  • Fique por dentro dos regulamentos;
  • Dê aos funcionários mais poder para gerar receita;
  • Seja acessível para dispositivos móveis para levar seus negócios com você;
  • Escolha entre muitas opções de software.

Confira esses benefícios em detalhes a seguir e algumas soluções que podem ajudá-lo a alcançá-los.

1. Use os dados da empresa para melhorar e fortalecer a segurança

Sistemas ERP modernos oferecem configurações avançadas de permissão de usuário. Não há mais planilhas Excel e documentos para suas necessidades financeiras ou de estoque.

O ERP industrial é mais seguro e robusto para essas funções. E definir permissões de usuário pode impedir que dados confidenciais acabem nas mãos erradas. Os usuários poderão acessar somente o que precisam do sistema.

No entanto, no caso raro de os fornecedores descobrirem uma exploração de segurança em seu software, eles geralmente podem corrigi-lo rapidamente. Os fornecedores também podem compartilhar rapidamente a atualização com todos os usuários automaticamente.

2. Use o conhecimento e suporte da comunidade

Centenas de milhares de empresas usam o software ERP e têm funcionários que estão ativamente envolvidos com a comunidade de conhecimento online de sua plataforma.

Se você tiver um problema, é provável que outra pessoa tenha experimentado isso também.

Tudo o que você precisa fazer é executar uma pesquisa simples na base de conhecimento da sua plataforma para resoluções de problemas menos sérios. Esses fóruns são bastante ativos, e você geralmente recebe respostas de outros usuários também.

3. Aplicar dados melhores para tomar melhores decisões comerciais

O uso de sistemas de software de negócios distintos e mal integrados podem levar a dados confusos e não padronizados. Isso aumenta as chances de as comparações ano a ano serem imprecisas, tornando o processo mais difícil e demorado. Isso se torna um sério prejuízo para a previsão precisa.

Um moderno sistema ERP vem integrado com todas as aplicações necessárias. Ou seja, seus dados são padronizados e as ferramentas para ver as comparações e previsões ano a ano são incorporadas.

Geralmente, elas são apresentadas em um formato de painel fácil de ler, que tem todas as informações de que precisa, desde a quantidade de caixa de transporte em estoque até as mercadorias que já chegaram ao seu destino até hoje.

4. Fique por dentro dos regulamentos

Você não precisa mais se preocupar com obstáculos governamentais que dificultam o trabalho de seus funcionários.

A maioria dos sistemas ERP está equipada para facilitar a conformidade regulatória necessária para processos de negócios, como contabilidade financeira, segurança de dados e rastreabilidade de produtos.

5. Dê aos funcionários mais poder para gerar receita

Os sistemas ERP podem automatizar e agilizar os processos diários, liberando o tempo de seus funcionários para fazer as coisas que realmente geram receita, como repor a mercadoria na arara de roupas da loja.

Por exemplo, o software pode vincular automaticamente pedidos de vendas ao sistema contábil ou executar relatórios sem a necessidade de planilhas complicadas.

O ERP, como uma estratégia de tecnologia, pode automatizar e vincular de maneira eficiente recursos administrativos e operacionais, como finanças, RH, compras, fabricação e distribuição, para ajudar a obter flexibilidade e agilidade nos negócios.

6. Seja acessível para trazer seus negócios com você

Muitos fornecedores de ERP estão oferecendo aplicativos nativos em dispositivos inteligentes para facilitar o uso. Esses aplicativos geralmente oferecem atualizações em tempo real com KPIs de negócios cruciais, incluindo:

  • Vendas;
  • Receita;
  • Aquisições de clientes;
  • Tráfego da Web;
  • Produção de fabricação;
  • Screenshot;
  • Logotipo do produto.

Uma das previsões é que 60% das PMEs selecionarão o ERP na nuvem até 2020. Isso só aumentará a acessibilidade móvel para os usuários — uma tendência que aumenta à medida que mais e mais profissionais especializados em tecnologia entram no mercado.

Esta geração prefere uma rede conectada de aplicativos, que podem ser facilmente gerenciados em um tablet ou melhor, seus telefones.

Eles preferirão automaticamente os fornecedores de ERP que oferecem aplicativos integrados com outros softwares para que possam alternar facilmente entre as funções em segundos.

Isso é perfeito para você ter o controle financeiro da sua empresa, na palma da sua mão.

7. Escolha entre muitas opções de software

Há uma abundância de peixes no mercado de ERP, desde gigantes, até fornecedores de nicho que atendem a um punhado de clientes em uma indústria específica, como a de caixa para transporte de animais.

Um excedente de players no mercado é ótimo para os clientes — e cada fornecedor tem suas próprias vantagens exclusivas e indústrias-alvo.

Enfim, quaisquer que sejam as suas necessidades e orçamento, existe um fornecedor de ERP que se encaixa na sua organização como uma luva.