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6 dicas para aumentar as vendas do seu comércio eletrônico

Uma loja online é uma nova forma de fazer negócios. Já se foi o tempo em que ter instalações comerciais era um pré-requisito para iniciar um negócio. E não importa se você não tem tempo para administrar o comércio eletrônico ou está começando. 

Lembre-se de que sua loja online é uma extensão da sua empresa, portanto, deve refletir os valores e propósitos que você busca como empresário. Defina bem os objetivos do seu negócio para este 2021 e mãos à obra!

Como aumentar suas vendas de comércio eletrônico este ano?

Se durante o ano passado você considerou levar sua empresa um passo adiante, é hora de torná-la realidade. A sua empresa pode usufruir de todas as vantagens de ter uma loja online. 

Nosso principal conselho é que você sempre consulte um especialista, como nós. Graças à nossa experiência, podemos identificar as necessidades do seu negócio e traçar a melhor estratégia para aumentar suas vendas. Entre em contato e descubra como aprimorar sua estratégia digital.

1. Uso de redes sociais

Facebook, Instagram, até Tik Tok… As redes sociais são aliadas estratégicas das empresas. Neles, você poderá compartilhar e conviver com seu público-alvo, conhecer suas necessidades e adaptar sua estratégia a elas.

Dependendo do seu negócio e dos seus objetivos, você encontrará a rede social certa para aumentar as vendas da sua loja online. Talvez uma página do Facebook dê melhores resultados ou que os pins do Pinterest atraiam um público maior. A seleção da rede social certa para sua estratégia dependerá, em parte, do mercado que você deseja cobrir. 

2. Fideliza seus clientes

Se você tiver tempo com seu comércio eletrônico, é provável que tenha identificado as temporadas em que as vendas estagnaram. Se você é novo nisso, precisa saber que isso vai acontecer e é inevitável. Mas, para evitar perdas, é aconselhável reter clientes que já conheçam seus produtos e serviços. Como fazer? 

Quando um negócio começa a ter sucesso, um erro comum é negligenciar os clientes que compram com frequência. Você analisou quais são as preferências desse setor? Você conhece as necessidades deles? É hora de fazer isso! 

Um cliente antigo gasta mais em uma loja online porque já conhece os processos de compra e entrega de produtos, aproveite a seu favor! Como? Com estratégias de marketing.

Marketing para fidelizar o cliente

Algumas das estratégias que você pode desenvolver para reter seus clientes frequentes são:

  • Campanhas de email marketing.
  • Notificações de lançamento exclusivas.
  • Promoções, que podem incluir cupons, descontos ou um cartão de aniversário. 
  • Recomendações de produtos de acordo com suas preferências em compras anteriores. 
  • Conhecer seus clientes frequentes permitirá que você os retenha. Dessa forma, quando um período de entressafra chegar, as vendas não serão completamente interrompidas. 

3. Uma imagem fala mais do que mil palavras

Esta seção, para ser melhor entendida, pode ser dividida em duas partes:

A importância de uma boa imagem para aumentar as vendas do seu comércio eletrônico

Selecione apenas as melhores imagens para promover seus produtos. Certifique-se de que são de boa qualidade para que os detalhes não sejam perdidos. Isso permitirá que seus clientes ampliem as imagens e tenham uma visão perfeita do que desejam comprar. Com boas imagens, você também poderá chamar a atenção de seus clientes em potencial. 

Páginas mobile friendly

Isso, mais do que conselho, é necessário. Ao projetar sua loja online, você deve pensar na versão móvel. Um grande número de usuários se conecta a partir de dispositivos móveis e, se seu site não tiver uma boa aparência, é provável que eles procurem outra opção.

O Sex shop Sexy it aumentou em 22% o faturamento após deixar todas as páginas mobile friendly. Crie um site simples, mas atraente. Cuide da extensão dos textos para que não sejam tediosos. Destaque os títulos e dê a cada página um bom design. Todo esse trabalho vai se refletir no aumento das vendas. 

4. SEM, SEO e PPC

Embora sejam conceitos que parecem semelhantes, eles são diferentes um do outro. SEM é resumido como as estratégias de marketing destinadas a posicionar seus resultados nas primeiras páginas de pesquisa do Google e é composto por duas táticas de curto prazo (PPC) e de longo prazo (SEO), elas são diferentes uma da outra, mas ambas visam posicionar e apoiar um ao outro.

PPC pode ser resumido como aquelas campanhas pagas no Google e outros motores de busca. Esses tipos de resultados aparecem na primeira página com a legenda “Anúncio” ou “Anúncios” em um lado e são pagos a cada clique ou cada vez que um usuário insere o anúncio.

Já o SEO é a otimização de sites. Com ele, organicamente, eles conquistam um lugar nas primeiras posições do mecanismo de busca. É uma estratégia de médio e longo prazo, ao contrário do PPC, que tem resultados de curto prazo. 

5. Venda cruzada e upsell

Quando se fala em venda cruzada, é feita referência à prática de “venda cruzada”. Ou seja: a recomendação de produtos e acessórios complementares àqueles que o cliente está comprando. Para fazer isso, você precisa reconhecer quais são as preferências do seu mercado-alvo.

Essa estratégia pode andar de mãos dadas com a retenção de clientes recorrentes. Analise quais são os produtos que os clientes compram juntos, quais são os que mais vendem e os que têm um baixo número de vendas. 

Já o up selling é a possibilidade de oferecer ao cliente a opção de um produto de categoria superior ou um serviço mais completo em troca de uma adesão ou de uma assinatura. Um desses casos é a Amazon, que oferece remessa mais rápida e ofertas especiais para os membros Prime. 

6. Opções e prazos de entrega

Algumas empresas que possuem lojas online têm um problema nesta seção. Os prazos de entrega ou a ineficiência de alguns pacotes fazem com que a empresa fique mal diante do cliente. 

Procure pensar como os seus clientes e procure aquela empresa de encomendas que lhe oferece o melhor prazo de entrega e o melhor preço. Independentemente da empresa que escolher, opte sempre por aquela que tem boas referências e goza de excelente reputação. 

Além disso, agrega informações sobre os prazos de entrega e sempre fornece o guia para que o cliente acompanhe seu pedido. Ative um email para esclarecer as dúvidas dos seus clientes e crie um protocolo de atendimento ao cliente. Tudo isso se traduzirá em publicidade “boca a boca”. Lembre-se de que a melhor publicidade é aquela que os clientes fazem por conta própria. 

Autoridade do seu site para aumentar as vendas do seu comércio eletrônico

Se você conhece fóruns especializados no seu setor de negócios, não tenha medo de abordá-los e apresentar sua visão e experiência do ponto de vista do vendedor.

Apesar de recomendamos que você mostre equilíbrio e não imponha opiniões que possam gerar publicidade negativa, evite discussões e apenas tente enriquecer os usuários dos fóruns para que se aproximem de sua página.