No mundo digital de hoje, os blogs são tão poderosos quanto importantes. Quando bem-feitos, informam, divertem e até motivam os leitores.
Muito antes de “marketing de conteúdo” se tornar queridinho das grandes marcas, as empresas reconheciam o poder dos blogs de envolver os clientes em todas as fases de seu ciclo de compra.
Inclusive, muitas empresas ficaram melhores em contar suas histórias por meio de uma melhor estrutura de blog ou publicando menos material promocional abertamente e , mais importante, melhoraram a forma como compartilham seus blogs, utilizando as muitas formas de compartilhamento social.
Ainda assim, leva um segundo digital para encontrar tweets ou artigos proclamando, “o blog está morto.” Aqui estão cinco razões pelas quais os blogs nunca morrerão.
1. Histórias de amor para pessoas
Nós, como espécie, amamos histórias – esta é a razão mais importante pela qual os blogs nunca morrerão. Adoramos ouvi-los; adoramos contar a eles; e adoramos recontá-los.
Desde tempos antigos, as pessoas se envolviam com histórias em um nível muito profundo. A Internet não mudou nada: a única diferença é que agora, em vez de um incêndio real, as pessoas se reúnem em torno de um incêndio metafórico.
Desde a história da liderança inovadora que deu errado até a história de um novo produto do Google e memórias profundamente pessoais, o mundo será entediante sem essas histórias. E nenhum outro meio conta essas histórias melhor do que o blog.
Imagine quantas histórias não existiriam se os blogs nunca tivessem aparecido? Imagine quantas histórias de sucesso, fracasso e tudo o mais não teriam sido contadas?
2. É essencial
Blog é um conceito tão simples e poderoso que é instantaneamente atraente. É um diário e uma mídia de massa em um só lugar e pode ser qualquer coisa que alguém quiser. Não é mais um fenômeno.
É uma ferramenta para uso pessoal e profissional, e os martelos raramente saem de moda.
3. Engajamento
Os blogs oferecem um nível de envolvimento do leitor muito diferente do que as mídias sociais. No Twitter todos são iguais e no Facebook todos são igualmente ruins. Com os blogs, no entanto, é a relação clássica entre o público e o artista que importa. E funciona.
As pessoas procuram personagens em suas vidas – modelos, heróis e vilões. Os blogs oferecem uma plataforma perfeita para isso. Cada blog de sucesso é uma cena em que atuam pessoas interessantes.
O público adora odiá-los, odeia amá-los e experimentar uma gama diferente de emoções. É por isso que as pessoas continuam a ler blogs – elas estão interessadas nas coisas que as pessoas que as lideram têm a dizer.
É por isso que comente, assine, retuite e compartilhe. As pessoas querem encontrar alguém em quem acreditem.
4. Os blogs são diferentes a cada dia
A única coisa que muitas vezes é omitida quando as pessoas falam sobre a ‘morte dos blogs’ é que os blogs são muito diferentes. A definição que gosto quando falo sobre blogs é ‘escrever na web’.
Dizer que você pode matar blogs é dizer que as pessoas vão parar de escrever. Isso é um absurdo. Ainda mais, é o tipo de bobagem ‘tudo-era-melhor-quando-eu-era-jovem’.
Estou lendo algumas centenas de blogs. Alguns deles consistem apenas em fotos. Alguns deles estão publicando artigos de mais de 2.500 palavras todos os dias.
Algumas delas são sobre notícias de videogames e outras sobre a poética da arquitetura em Montreal. As diferenças entre eles são imensas e novos tipos de blogs aparecem a cada dia.
5. Não é apenas pessoal
A última razão pela qual os blogs não morrem é que um blog é uma ótima maneira de compartilhar informações sobre um produto ou serviço.
É a mídia mais acessível para pequenas empresas, basta você instalar o WordPress em uma hospedagem WordPress e começar a escrever seus posts.
Os profissionais não podem fazer a mesma coisa nas redes sociais – há muito barulho. Eles não podem fazer o mesmo em comunicados à imprensa – ninguém os lê.
Blog é um lugar na Internet que as pessoas leem e se envolvem e, como tal, é uma das melhores maneiras imagináveis de se conectar às pessoas, por meio de:
- Artigos;
- Textos curtos;
- Crônicas;
- Histórias fictícias;
- Entre outros.
Essa é a ideia por trás do marketing de conteúdo, em que as empresas tentam criar valor real para agregar seus produtos a ele. Este artigo, na verdade, é um exemplo disso.
“Marketing de conteúdo” soa como o clichê mais chato do mundo, mas na verdade é uma coisa boa nas mãos certas. Os blogs oferecem uma maneira de comercializar e fazer algo realmente útil. Não é lindo?
E o que você acha? Os blogs acabaram ou estão no auge?