danificado-textura-da-parede-branca

5 problemas recorrentes em imóveis e como consertá-los

Todo imóvel precisa de manutenções para garantir a durabilidade, estética e funcionalidade dos espaços. Somado a isso, há uma série de problemas que exigem o uso de produtos como massa para parede, tinta, canos, entre outros.

Entre as demandas de manutenção corretiva mais recorrentes em imóveis, destacamos algumas que merecem uma atenção especial, acompanhadas de dicas de como realizar os consertos. 

1. Infiltrações

A infiltração acontece quando a água penetra nas paredes do imóvel. A umidade pode ser originária da chuva, do solo ou até de canos quebrados. 

Para resolver o problema, é necessário, primeiro, identificar a origem da infiltração. Depois disso, você pode raspar o local onde há umidade e esperar que a área seque totalmente.

Com o local seco, você pode colocar um produto impermeabilizante e fazer um novo reboco, colocando massa de cimento ou assemelhado. 

2. Rachaduras

As rachaduras (também chamadas de fissuras) são aberturas que surgem na parede do imóvel e podem se estender para diferentes dimensões, profundidades e direções. 

De forma geral, elas são superficiais e podem ser resolvidas com a aplicação de materiais específicos, como massa acrílica, tinta emborrachada, curativo para parede, fita tela de fibra de vidro ou sela-trincas.

Porém, aqui vale ficar alerta: se a rachadura tiver uma espessura superior a 3mm, for profunda e acentuada, pode ser sinal de que há um problema na estrutura do imóvel. 

Fique atento à direção das rachaduras, caso elas se originam dos cantos das portas, janelas e aberturas, também pode ser sinal de que algo mais grave está acontecendo.

Nesses casos, é recomendado que você busque a orientação técnica de um engenheiro civil. 

3. Descascamento

O descascamento de paredes é um problema recorrente em imóveis e geralmente está associado à falta de aderência do produto utilizado para pintar a parede. Essa falta de aderência pode ocorrer por uma série de motivos:

  • Presença de pó, sujeira ou umidade na superfície pintada;
  • Excesso de diluição da tinta;
  • Pintura mal executada; 
  • Escolha dos produtos inadequados, entre outros.

Nesse caso, o problema só pode ser resolvido com a remoção de toda a tinta do local e a realização de uma nova pintura. 

4. Mofo

Normalmente o mofo está associado às infiltrações. Isso porque as áreas ficam úmidas por um longo período, favorecendo o surgimento do mofo. 

O mofo pode ser removido por meio da higienização do local. No entanto, vale verificar se existe alguma infiltração ou outra situação que possa estar favorecendo o surgimento das marcas.

Além disso, alguns cuidados no dia a dia podem ajudar a evitar o surgimento de novos pontos nas paredes:

  • Abra as janelas e portas para garantir a circulação de ar;
  • Faça o mesmo processo com abertura dos armários e gavetas;
  • Use o exaustor ao cozinhar — pois evita o acúmulo de vapor;
  • Promova a ventilação constante de áreas úmidas da casa;
  • Invista em produtos antimofo. 

Ao identificar qualquer sinal de umidade excessiva ou mofo, é recomendado buscar a assistência de um profissional especializado, a fim de identificar e solucionar a causa do problema de forma adequada.

5. Entupimento

O entupimento de canos é outro problema frequente que provoca situações desagradáveis, já que inviabiliza o uso dos sistemas hidráulicos do imóvel.

Esse tipo de situação está associada ao excesso de fios de cabelo, restos de sabonete, papel higiênico e outros resíduos que passam pelo ralo e podem provocar o entupimento dos canos. 

Em caso de entupimento, a única solução possível é a busca pelo suporte de profissionais especializados em hidráulica. Esses profissionais realizam a análise do problema, identificando a origem e procedendo com o desentupimento do sistema.