Em um mundo cada vez mais digital, pode parecer desafiador para pais e educadores encontrarem meios de atrair a atenção e o interesse das crianças.
As atividades infantis devem ser pensadas para que tragam diversão, atraiam a atenção e ainda contribuam para o desenvolvimento de crianças em diferentes idades.
É justamente aqui que entram os jogos educativos. Eles têm como principal função promover o desenvolvimento de habilidades motoras, intelectuais e sociais enquanto divertem e distraem os pequenos.
A importância dos jogos na educação e o desenvolvimento das crianças
Os jogos educativos são indispensáveis na rotina das crianças. Isso porque eles promovem o desenvolvimento de diferentes áreas e podem ser utilizados por crianças de todas as idades.
Além disso, o fato de terem regras e estratégias, demandarem trabalho em equipe, raciocínio e agilidade despertam a diversão enquanto promovem o desenvolvimento.
Com isso, os pequenos aprendem enquanto se divertem e socializam com outras crianças.
Outro aspecto bacana dos jogos educativos é que eles ensinam a criança que ela pode perder, ter dificuldade ou sentir frustração e que todas essas situações são normais e fazem parte da vida.
Entre os principais benefícios dos jogos educativos, vale destacar:
- contribuem para o desenvolvimento da linguagem;
- desenvolvem a habilidade de tomada de decisão;
- ajudam no desenvolvimento da resiliência;
- ensinam a criança a perder;
- favorecem o desenvolvimento de habilidades motoras;
- promovem a construção de habilidades sociais;
- ajudam no desenvolvimento de habilidades intelectuais;
- são benéficas na formação educacional.
5 jogos educativos para incluir na rotina dos pequenos
Quando se fala em jogos educativos, muitas pessoas logo pensam em jogos óbvios, como quebra-cabeças e atividades mais focadas na educação.
De fato, não podemos falar em jogos educativos sem deixar de mencionar esses tipos de atividades.
No entanto, diferentemente do que muita gente acredita, há vários jogos que parecem ser só para diversão, quando, na verdade, são jogos com função educativa.
Abaixo, abordamos algumas opções:
1. Jogos de tabuleiro
Há uma infinidade de jogos de tabuleiro disponíveis no mercado. Entre as opções, há jogos para diferentes idades e com propostas que variam no grau de dificuldade e na interação entre os participantes.
É interessante que os pais estimulem os filhos e participem de atividades com jogos de tabuleiro em família ao longo de todo o desenvolvimento infantil.
Além de promover a interação familiar, esses jogos podem ajudar na construção de habilidades importantes da criança, como raciocínio lógico, linguagem, socialização, resiliência, entre outros.
2. Quebra-cabeça
Como destacamos anteriormente, não podemos falar de jogos educativos sem mencionar o quebra-cabeça. Um jogo atemporal e com versões para diferentes idades, ele é fantástico para o desenvolvimento da percepção visual e da lógica.
Além disso, ajuda no desenvolvimento da coordenação motora, além de ensinar a criança a ter paciência.
3. Jogos de memória
Os jogos de memória são outra opção interessante, que atrai o interesse das crianças e promove o desenvolvimento de suas habilidades intelectuais.
Há diferentes opções de jogos disponíveis no mercado e que contemplam diferentes níveis de desenvolvimento infantil.
4. Tangram
O Tangram é um jogo de origem chinesa que consiste na formação de figuras a partir de sete peças geométricas.
O jogo é um clássico que diverte e atrai a atenção de pessoas de todas as idades.
Para as crianças, ele ajuda no desenvolvimento do raciocínio lógico e geométrico, além de promover o desenvolvimento espacial e promover a construção de habilidades para resolução de problemas.
5. Livros de colorir
Os livros de colorir, que viraram febre nos últimos anos, são considerados uma opção bacana de jogo educativo.
Isso porque há opções desenvolvidas especialmente para crianças que focam no desenvolvimento e na assimilação de conteúdos escolares, assim como no fomento da criatividade e de habilidades intelectuais.