O link building continua sendo o elefante branco da indústria de SEO. Muitos proclamam que o link building é spam, que não funciona e que até mesmo é prejudicial ao SEO. Mas continua sendo a parte principal de uma estratégia eficaz de SEO baseada em desempenho. E quando executado corretamente, contribui para classificações de busca orgânica mais altas. Confira abaixo as nossas dicas de link building.
Dicas de link building
- Recuperação de link
A recuperação de links é uma das dicas de link building mais fáceis e diretas disponíveis para qualquer site.
A ideia é recuperar um backlink para seu site que já existia anteriormente, mas agora está quebrado ou removido. Por exemplo, você vendia uma blusa social feminina que agora está sem estoque e não haverá mais reposição e por isso você remove o produto do site, esse é um exemplo bem comum de um link quebrado.
Você pode usar ferramentas de pesquisa específicas para encontrar menções à sua marca e verificar se a página fornece um link para o seu site. A partir daí, você pode entrar em contato com o editor e solicitar um link de volta.
Além disso, você pode configurar Google Alerts para o seu endereço de e-mail sempre que seu site ou marca for mencionado na web.
- Observe o link building de seus concorrentes
A chave aqui é ler sobre todos os dados, pensar em como e por que seu concorrente ganhou cada link e simplesmente fazer melhor. Para uma empresa que comercializa produtos para a limpeza nasal, que tal criar um video explicando como utilizar o lota higienizador nasal para o seu público-alvo.
Divirta-se desqualificando links que você nunca desejaria e comemore quando souber que tem conteúdo existente (ou tem um plano para escrever um novo conteúdo) que, sem dúvida, ganhará um link do site de destino.
Procure oportunidades de participar de conversas existentes com conteúdo de valor agregado (ou seja, fornecer uma citação, oferecer um link para pesquisa ou um infográfico) e até mesmo ir tão longe quanto substituir links quebrados ou inativos por um conteúdo melhor.
- Buscando manualmente o link building
Buscar link building manualmente tem uma baixa taxa de sucesso em comparação com outras estratégias, mas os links adquiridos por meio dessa tendem a gerar tráfego de qualidade no site, além de passar autoridade.
Se você já pesquisou por um desconto em um determinado tipo de roupa ou pela melhor loja de roupas, você provavelmente digitou algo como “melhores chapéus baratos” ou mesmo “melhores lojas de blusas femininas“.
Depois de encontrar as páginas adequadas para sua empresa e indústria, você pode entrar em contato com o autor e pedir uma menção. Ao elaborar um e-mail, certifique-se de enfatizar o valor que sua empresa oferece aos clientes e pergunte o que você pode fazer para se qualificar para essa lista.
- Técnica Skyscraper
Entre as dicas de link building temos a Técnica Skyscraper, nada mais é do que encontrar um conteúdo com uma classificação elevada no Google para uma palavra-chave que você gostaria de classificar e então criar uma versão melhor do conteúdo.
“Melhor” pode significar adicionar um vídeo, escrever um conteúdo de forma mais longa, adicionar imagens e infográficos úteis ou, de outra forma, estender a qualidade do conteúdo que tem uma classificação elevada para as palavras-chave alvo.
Por exemplo, se você possui um hotel para cachorro em Guarulhos e quer ficar bem posicionado, analise os concorrente com esse termo de busca, provavelmente você encontrará muitas fotos dos cachorros, vídeos com brincadeiras para os pets e muitas outras coisas, avalie incrementar sua página com todas essas opções também.
Na verdade, a Técnica do Skyscraper requer uma alocação considerável de tempo e recursos e não há garantia de que funcionará.
Ainda que, em muitos casos, o Skyscraper realmente funcione (quando combinado com uma estratégia agressiva de alcance de link), é mais como uma filosofia central em torno do marketing de conteúdo e link building. No entanto, não desacredite dessa abordagem.
- Link building com infográficos
É fortemente recomendado que você experimente uma nova forma de guest posting usando infográficos como conteúdo.
Lembre-se desta pequena fórmula: ‘Grande conteúdo + alcance direcionado + valor agregado = links’.
Use ferramentas para encontrar conteúdo em alta no seu setor. Pense em como você pode pegar um tópico de tendência ou conteúdo relevante e transformá-lo em um infográfico.
Em vez de enviar um guest post sobre o tópico, envie um infográfico de alta qualidade com links de volta para o seu site (de preferência para algum Skyscraper que você escreveu para classificar para uma palavra-chave alvo).
Conclusão
As regras do link building podem mudar a cada poucos anos ou até menos, mas sua utilidade permanece a mesma. Não faz sentido dizer que a estratégia não funciona.
Siga as nossas dicas de link building e veja o alcance do seu site aumentar drasticamente.