Cada vez mais as pessoas têm criado uma ligação com as roupas que usam. Afinal, as peças podem refletir a personalidade de alguém e ajudá-la a se expressar dentro do mundo da moda, além de elevar a autoestima.
Além disso, tem sido comum procurar por peças duradouras para compor o guarda-roupa, como:
- Jeans de qualidade;
- Tecidos de algodão;
- Calçados resistentes;
- Acessórios de qualidade.
Isso aumenta a produção da indústria têxtil, que inova diariamente, trazendo peças únicas e personalizadas para os consumidores.
Para isso, algumas marcas usam a estratégia de colaboração com outras marcas, juntando o melhor dos dois mundos em uma peça ou projeto, a fim de ganhar destaque no mercado e reter a atenção dos clientes. Conheça algumas collabs históricas do mundo fashion.
Jacquemus e Nike
Atualmente, as collabs entre marcas de luxo e marcas esportivas vêm crescendo cada vez mais. A coleção da Jacquemus em parceria com a Nike levou três anos para ficar pronta e conta com 15 peças minimalistas com cores neutras e estilo esportivo.
As peças chegaram ao Brasil em julho de 2022, e a coleção conta com acessórios, calçados e roupas com estilo sensual e esportivo, inspiradas nas campanhas da Nike da década de 1990.
Além disso, a Jacquemus trouxe sua versão para modelos clássicos da Nike, como o tênis Humanara.
Alexandre Pavão e Fila
Alexandre Pavão é um dos nomes mais conhecidos da moda brasileira, principalmente nos últimos anos.
Com uma colaboração com a Fila, a marca personalizou peças famosas do estilista, como bolsas, chapéus e outros itens do streetwear. Além disso, o artista personalizou alguns calçados da marca, como o tênis Arcade.
Gucci Ha ha ha
Não é de hoje que o artista é conhecido pelos seus looks extravagantes, cheios de personalidade, incluindo peças da famosa marca Gucci.
Em uma conversa informal com Alessandro Michele, diretor criativo da marca, ambos tiveram a ideia de criar uma coleção em conjunto, pensando em como seria o guarda-roupa perfeito.
Chamada de Gucci Ha ha ha, iniciais do artista e do diretor, além de fazer referência à linguagem de internet – quando o usuário está rindo –, a colaboração consiste em uma coleção cápsula de 25 peças com referência à estética boêmia pop britânica da década de 1970.
Lançada em outubro de 2022, a coleção é considerada excêntrica e divertida, com estampas xadrez, de cereja e carneiro, além de contar com lenço no pescoço e gravata borboleta.
Approve e Riachuelo
Além de peças completas, há muitas collabs no mundo sneakerhead. Apaixonados por tênis acompanham as tendências e aproveitam colaborações que são feitas entre marcas.
Um exemplo é a da marca Approve e Riachuelo. Approve é uma das maiores marcas de streetwear no Brasil e, junto com uma das maiores lojas de moda, trouxe um tênis que é comparado ao Air Force.
Öus e Street Fighter
Outra collab de calçados foi da Öur com a Street Fighter. Öur também é uma marca nacional de streetwear, que se juntou com a nostalgia dos personagens do jogo Street Fighter, criando tênis únicos e personalizados inspirados no game.
Apesar de estar tomando conta da indústria da moda e fazer sucesso entre os consumidores, um debate vem crescendo sobre as collabs estarem ou não saturadas e consideradas básicas demais.
O mundo fashion se inova de maneira muito rápida, demorando apenas uma semana para uma colaboração ser substituída por outra nas redes sociais. Assim, o debate questiona se o mercado de fast fashion tem tirado o teor criativo das peças, transformando-as em “mais do mesmo”.