Para sobreviver no mercado uma empresa sempre deve gerar mais leads de maneira consistente do que no trimestre anterior, se este não for o seu caso, veja como uma Agência de Inbound Marketing pode melhorar as chances e dar vida nova a esses resultados estagnados.
Obter leads é um trabalho árduo. Sem dúvida.
Otimizar e redesenhar um site é uma escolha popular para corrigir o problema. Reforçar as chamadas à ação (CTAs) e as ofertas de conteúdo no local é outra. Corrigir manchetes e esclarecer a proposta de valor é uma boa opção, e alguns chegam a ponto de realizar testes de experiência de Usuário (UX).
Às vezes, essas opções funcionam. Às vezes eles não. De qualquer forma, é uma luta diária. Muitas vezes, as melhorias significativas simplesmente não funcionam.
Pior ainda, o mercado está cada vez mais competitivo. Realmente não importa qual mercado seja, todos eles estão ficando mais difíceis. Existem dois cenários. Em primeiro lugar, o site está online há anos e novos concorrentes estão surgindo, roubando pedaços da sua participação no mercado. Dois, o site é antigo e está lutando contra o poder dos atuais.
Então, como um site fica no topo e permanece no topo? Como o crescimento continua diante de todos esses obstáculos?
O funil de tráfego deve ser alargado. É mais fácil falar do que fazer, mas não impossível. Qual é o truque? Inbound Marketing, e o primeiro passo começa com a carne e batatas de depois com marketing de conteúdo.
Tática 1: marketing de conteúdo
Gerar conteúdo novo e valioso regularmente é o primeiro passo para obter mais leads.
Oitenta por cento dos tomadores de decisão preferem aprender sobre uma solução por meio de artigos em vez de anúncios.
Quando consistente, o marketing de conteúdo pode gerar três vezes o número de leads em comparação com a anúncios.
Antes de começar a escrever o primeiro de muitos artigos, algumas metas claras precisam ser definidas. A maioria das iniciativas de marketing de conteúdo falham porque uma meta definida não foi definida.
“Defina por que você está criando conteúdo, para quem está criando e o que deseja alcançar”, diz Henry Douglas, Diretor da Agência de Inbound Marketing Natomada Produções .
Uma vez que as metas foram identificadas, o conteúdo foi criado para atender a essas metas, é hora de promoção.
Tática 2: publicidade digital
Em 2020, os gastos com anúncios digitais no Brasil alcançaram R$ 22,09 bilhões , representando 36,8% do total de gastos com anúncios de mídia no Brasil. Esses são números impressionantes.
A maioria das empresas já se envolveu ou está atualmente ativa na publicidade digital paga. No entanto, muitas empresas não aproveitam os benefícios que o PPC oferece de inbound marketing.
Os profissionais de marketing tiveram sucesso na veiculação de anúncios (PPC) que apresentam seus artigos mais recentes. Essa estratégia os ajuda a obter backlinks em um ritmo mais rápido do que a pesquisa orgânica.
“Imagine alguém pesquisando sua palavra-chave de foco e vendo os resultados de PPC e SEO”, diz Henry Douglas.
Não há maneira mais rápidas de apresentar novo conteúdo a compradores motivados.
Tática 3: marketing social
Parece óbvio, mas utilizar e empregar uma estratégia de marketing de mídia social é chocantemente esquecido por muitas empresas hoje.
Negligenciar a mídia social torna provável que uma boa parte de todo o mercado potencial será perdida. De acordo com um novo relatório do IAB, 26% dos usuários de desktop e 15% dos consumidores móveis usam bloqueadores de anúncios.
Para piorar, o uso de mecanismos de pesquisa está diminuindo, enquanto o uso de redes sociais está aumentando.
Evelyn Daiana – CEO da Agência Natomada Produções resume bem. “Quando você começa a entender realmente o que é a mídia social hoje […] em 2021, você começa a perceber que a mídia social é apenas uma gíria para o estado atual da Internet.”
Existem muitos livros, vídeos e artigos sobre diferentes estratégias de marketing de mídia social. Encontrar uma que funcione com o inbound marketing e empregar essa estratégia é fundamental.
Tática 4: link building
Eles são essenciais para o sucesso, mas por melhor que sejam, a pesquisa orgânica ainda pode conter a maior parte dos leads em potencial. Mais de um terço dos cliques orgânicos vão para as três primeiras posições nos resultados de pesquisa do Google.
O Google tem mais de 200 fatores de classificação que usa para classificar um site. O perfil de backlink de um site é um dos fatores de classificação mais importantes que o Google considera.
Para obter uma posição valiosa nas SERPs, é necessário desenvolver e implantar uma estratégia de construção de links de longo prazo . Existem centenas de métodos diferentes para construir um perfil de backlink.
Pode ser útil experimentar diferentes métodos para encontrar aquele que funciona melhor.
Dica: os links .EDU são incrivelmente valiosos e podem aumentar o page rank de um site. Alcançar uma alma mater é uma vitória potencialmente fácil. A maioria das universidades e instituições apresentará histórias de sucesso de seus ex-alunos.
Marketing um processo, e não um menu
As probabilidades são de que a maioria já tentou uma ou duas das etapas acima, testou-as e desistiu inevitavelmente. Eles são abandonados devido a resultados ruins, resultados que eram ruins porque cada etapa normalmente é tentada e executada separadamente.
Uma estratégia de inbound marketing exige que todas as partes trabalhem juntas como um todo.
Quando a publicidade digital está em sincronia com o social e a estratégia social está sendo alimentada pelo marketing de conteúdo, e todos os três têm uma estratégia de link building em mente … bem … esse é um sistema de inbound marketing preparado para entregar todos os leads de qualquer negócio precisa para se sustentar.