Se você quer entrar em 2023 com o pé direito, mas não está em dia com suas finanças ou está difícil controlar os seus gastos. Não se preocupe, pois estamos trazendo um artigo completo sobre o assunto que, sem dúvida, irá ajudar você a alcançar todos seus objetivos financeiros.
Se interessou, não é mesmo? Então não deixe para depois e veja agora mesmo todas as dicas que, sem dúvida, vão ajudar você a alcançar seus objetivos em 2023. Vamos lá!
Como se livrar das dívidas
Se você está com dívidas ou com nome sujo, o primeiro passo é, sem dúvidas, se livrar das dívidas. Para fazer isso basta seguir as dicas que citamos abaixo:
- Entre em contato com as empresas que deve
- Faça negociações
- Peça descontos em pagamentos a vista
O fato é que quando a dívida é alta pode ser difícil realizar o pagamento, uma vez que nem sempre dispomos dos valores necessários para pagar uma dívida à vista ou, até mesmo, dar a entrada na renegociação. Nesse caso, a ideia é juntar dinheiro.
Simule quanto você precisa para começar a pagar suas dívidas, seja na forma da entrada em uma negociação ou no pagamento à vista e divida esse valor em parcelas que cabem no seu bolso.
Por exemplo, se você deve 5000 reais, pode dividir o valor em dez parcelas de 500 reais e, quando for realizar o pagamento, basta fazer uma proposta que, com certeza, a instituição ficará mais que satisfeita.
Evite parcelas a longo prazo
Outra dica interessante é não fazer parcelas a longo prazo, pois isso poderá prejudicar seu orçamento ao longo do ano. Digamos que você queira viajar para Praia de Figueira Bonito MS, mas não pode fazer a viagem devido ao seu compromisso com crediários ou financiamentos longos.
Com certeza isso é algo muito frustrante e você não irá gostar de ter que adiar sua viagem por causa de problemas financeiros. Portanto, evite ao máximo parcelas a longo prazo e, se for necessário, procure comprar seus produtos à vista ou em poucas parcelas.
Faça seu controle de gastos
Ter um controle indica que você sabe lidar com seu dinheiro da maneira certa e isso é primordial para quem não deseja ser pego desprevenido quando as contas do fim de mês chegarem na porta de casa. Para fazer o controle de gastos mensais você precisa:
- Saber quanto você ganha mensalmente
- Definir seus custos fixos
- Definir os custos variáveis
- Estipular uma meta de gastos mensais
- Ter um valor para emergências
Hoje em dia existe uma série de ferramentas que podem auxiliar você nesse processo, mas você pode criar uma simples planilha ou até mesmo fazer tudo no papel, com certeza irá funcionar perfeitamente desde que você assinale todos os gastos que tem no mês.
Nunca é cedo demais para economizar
Muitas pessoas acreditam que não vale a pena começar a economizar, principalmente em determinada etapa da vida. Mas isso não é verdade, pois as economias sempre podem ser utilizadas em oportunidades únicas.
Claro que, para economizar, também é preciso ser consciente, por exemplo, se sobra apenas cem reais por mês, não adianta querer economizar mil reais, pois isso não dará certo. Portanto, o importante é que você estipule um valor que caiba no seu orçamento e não falhe com os depósitos.
Fazer isso irá permitir que você sempre tenha dinheiro, seja para fazer uma aplicação ou custear alguma emergência.
Conclusão
Agora que você sabe se planejar financeiramente, deve estar louco para aplicar tudo o que foi dito aqui nas suas finanças, não é mesmo? Mas, lembre-se de continuar nos acompanhando, pois estamos sempre trazendo novidades que, sem dúvida, você não vai querer perder. Até mais!