No início dos anos 1990, surgiu uma nova forma de tecnologia de impressão: os processos digitais para transferir tintas para uma variedade de tecidos, que revolucionou a indústria de impressão de tecidos, outrora dominada pelo painel tecido sublimado.
Isso foi na mesma época em que a tecnologia a jato de tinta se tornou popular. As impressoras amigáveis ao consumidor que podiam imprimir em papel tornaram-se comuns em escritórios e residências em todo o mundo.
No entanto, foi apenas nos primeiros anos do novo milênio (2003) que a tecnologia se tornou popular na estamparia digital em tecidos. Ele inaugurou um novo padrão da indústria.
A tecnologia de impressão digital de tecidos se desenvolveu rapidamente. Nos últimos anos, suas vantagens agora superam as dos métodos mais tradicionais.
Há muitos benefícios na impressão digital de tecidos. Isso inclui responder rapidamente às tendências da moda e reduzir os custos de instalação.
Veja, a seguir, alguns desses benefícios:
- Impressões mais curtas;
- Impressão ecológica;
- Maior qualidade e personalização;
- Custos reduzidos.
1. Impressões mais curtas
O uso de técnicas tradicionais de impressão de tecidos significava que os fabricantes precisavam imprimir longas tiragens para que seu produto fosse economicamente viável.
O benefício mais importante da impressão digital de tecido, ou de rotulos para cosmeticos de tecido, é que é rentável produzir pequenas e médias tiragens de várias milhares de peças e alterar imediatamente os designs de impressão sem custos de instalação e atrasos.
Os níveis de material podem ser reduzidos graças a essa capacidade de imprimir sob demanda e em pequenas quantidades. Isso gera economia para o fabricante e o cliente.
Uma das indústrias que mais se beneficia com esses avanços na tecnologia tem sido a indústria da moda.
Os fluxos de trabalho simples e a capacidade de imprimir sob demanda a partir do arquivo significam que as empresas podem ter menos estoque, reduzir seus custos de armazenamento e chegar ao mercado mais rapidamente.
Estilistas e designers de ponta agora podem produzir testes mais acessíveis, o que significa que mais designs podem ser testados.
Para esses clientes, é possível imprimir apenas 1m de tecido — se é isso que eles precisam como amostra.
2. Impressão ecológica
Comparada aos métodos tradicionais de impressão em tecido, a impressão digital de etiquetas para roupas é um processo muito mais ecológico.
Isso ocorre porque reduz as enormes quantidades de água e eletricidade necessárias para a preparação de telas, impressões e limpezas.
Cada vez mais governos estão elaborando legislação para reduzir a quantidade de resíduos gerados pelas empresas que usam métodos tradicionais de tingimento e impressão.
Nesse sentido, a indústria têxtil está cada vez mais procurando novas maneiras de reduzir o desperdício e a poluição gerada pela estamparia. Isso é uma resposta às demandas dos consumidores por produtos têxteis mais sustentáveis.
3. Maior qualidade e personalização
Ao contrário da impressão em tela, outro benefício da impressão digital em tecido é que ela produz uma qualidade de impressão muito maior. Além da resolução da impressão ser maior, as imagens têm bordas nítidas e limpas.
Uma gama muito maior de designs criativos é possível porque a impressão digital em tecido permite a reprodução precisa de linhas muito finas, manchas de cores fortes, geometrias nítidas e, especialmente, os padrões micro-florais que são altamente populares agora.
Com a impressão digital, a precisão das cores e da impressão é perfeita. A impressão em um tecido seria idêntica à imagem do computador na tela.
O uso dessa tecnologia permite que fabricantes e designers produzam uma variedade infinita de designs, imagens e gráficos.
Isso aumenta as opções disponíveis, especialmente para designers de moda, designers de decoração (interiores) e fabricantes de roupas esportivas.
4. Custos reduzidos
Um dos fatores mais importantes que impulsionam a mudança para a impressão digital têxtil é a economia de custos obtida.
A configuração convencional de serigrafia rotativa é grande e usa muito mais tinta, água e eletricidade. Além disso, cada execução de impressão em um equipamento de impressão rotativo, geralmente, é configurada para imprimir apenas execuções mais longas.
O alto custo e tempo necessários para preparar um conjunto exclusivo de telas, com cada cor em um design que exige uma tela separada, torna o processo dispendioso.
Com a tecnologia digital para a impressão de etiquetas para roupas, não há telas para a impressora preparar.
O custo reduzido permite que o cliente solicite uma pequena execução para cada projeto.
Enfim, a impressão digital de tecido oferece uma série de benefícios. Permite que as empresas de impressão digital de tecidos reduzam seus custos de instalação e respondam rapidamente às demandas dos clientes.
Ela também oferece aos clientes a flexibilidade de solicitar tiragens menores, com uma variedade de designs limitados apenas pela imaginação.