A presença na internet é fundamental para a competitividade de qualquer empresa hoje em dia, porque os clientes procuram praticidade e comunicação rápida com a empresa. Por essa razão, é fundamental montar um site de vendas para sua loja.
Para você ter uma ideia da importância de estar no ambiente digital, o e-commerce do Brasil teve um crescimento de 26,9% em 2021, de acordo com a pesquisa da Neotrust, o que significa mais de R$ 161 bilhões de vendas pela internet e 353 milhões de pedidos.
Nesse sentido, montar um site para sua loja é um dos melhores canais de venda e comunicação entre a marca e o cliente.
Isso porque garante para o potencial cliente um acesso às informações da sua loja, tanto quando está fechada no horário comercial, quanto para o potencial cliente conhecê-la para fazer a compra na versão física.
Um bom site é também um espaço seguro para todo tipo de negócio e torna possível conseguir informações valiosas sobre os clientes para montar no futuro estratégias de marketing, como o número de visitas e produtos mais vendidos.
Se você tem interesse em saber como montar um site de vendas para sua loja, continue a leitura deste post, no qual vamos apresentar todos os detalhes. Não perca!
10 passos para montar um site de vendas
Antes de tudo, montar um site de vendas para uma loja é essencial para o relacionamento com cliente, sendo fundamental que esse site passe confiança, informações que o cliente procure, como descrições detalhadas dos produtos, preços, informações de contato, opções de pagamento, entre outros.
Então, se você deseja construir um site de vendas para sua loja, confira 10 passos que você deve seguir.
1. Estabeleça os objetivos do seu site
Assim como o rosto de uma pessoa é sua primeira impressão, um site de vendas é a porta de entrada da sua empresa no mundo digital.
É aí que sua marca brilha e se conecta com o consumidor, transmitindo seus valores e diferenciais.
Afinal, um site bem projetado é como um cartão de visitas, que deixa uma impressão duradoura e positiva em quem o visita.
Além disso, antes desse site ser criado se deve pensar quais são os objetivos dele, por exemplo:
- Aumentar as vendas: a finalidade principal de um site de vendas é garantir um aumento nas vendas da marca e, como resultado, ampliar o faturamento.
- Expandir a base de clientes: se você deseja ter mais público e conseguir uma nova base de clientes, um site pode te ajudar a alcançar esse objetivo.
- Melhorar a experiência do cliente: a satisfação e fidelidade do consumidor com certeza é algo que toda loja deseja. Para que atinja esse propósito, ela pode projetar um site que proporciona uma experiência de compra prática para os usuários.
- Reduzir custos operacionais: ter menos despesas para sustentar uma loja física ou contar com menos colaboradores de vendas, consequentemente, são uns dos benefícios de possuir um site de vendas.
- Aumentar a visibilidade online: ser mais conhecido ou ampliar o número de pessoas que sabem da sua loja pode ser uma das metas ao possuir um site de vendas.
- Coletar dados e insights: para colocar em prática as melhores decisões são necessárias certas informações sobre o hábito do consumidor. Nesse sentido, um site obtém dados, já que pode coletar dados a todo o momento dos usuários.
Quando você já tem em mente quais os objetivos dele, você consegue definir o próximo passo e, determinar a categoria deste site.
2. Determine o tipo de site de vendas
Bom, primeiro é essencial saber que um site de vendas pode ser tanto um loja virtual tradicional (propriedade da marca quanto um marketplace – espaço que reúne diversas marcas, lojas e produtos).
É fundamental conhecer em detalhes as diferenças entre esses dois modelos de site de vendas, pois com isso o lojista conseguirá escolher o tipo mais interessante para o perfil da empresa:
- Loja virtual: um site que é propriedade de uma empresa que vende produtos ou serviços de forma direta para os consumidores.
É essencial assegurar que o site conte com todos os certificados de segurança ativos, porém atualmente é simples montar uma loja virtual, porque não é preciso saber programação. - Marketplace: um site que comercializa produtos ou serviços de diversos vendedores e é capaz de ser de um certo segmento ou algo mais abrangente.
Alguns exemplos de marketplaces famosos no Brasil: Shopee, Amazon e Mercado Livre. As vendas são realizadas pelos vendedores, porém eles devem pagar uma comissão por ter seu produto ou serviço na vitrine do marketplace.
3. Busque referências
A princípio, na hora de montar um site de vendas para sua loja é interessante ter uma ideia de como o seu site de vendas ficará e buscar referências.
Por isso, procure sites de vendas parecidos com o seu conceito.
Busque também levar em conta e anotar esses tipos de características desses sites de referências, por exemplo:
- A quantidade de páginas do site?
- Como é o design do site?
- Será que é simples usar o site e é responsivo?
Enfim, tente considerar essas características e outros aspectos que chamem sua atenção.
4. Defina o seu orçamento para a criação do site
Após você saber qual é o produto ou serviço que você deseja vender e ter algumas referências de sites, é hora de definir o seu orçamento para a criação do site.
Para você estabelecer o seu orçamento para criação o site, você deve levar em conta essas dicas:
- Avaliar suas necessidades;
- Contratar um desenvolvedor ou usar uma plataforma de criação de sites;
- Definir seu orçamento máximo;
- Comparar os preços;
- Priorizar os recursos;
- Considerar o ROI (Retorno sobre o Investimento).
Muitos projetos de sites de vendas não dão certo, pois ultrapassam o orçamento projetado.
Portanto, defina seu orçamento no começo do projeto de seu site de vendas, para não gastar além do planejado e ao mesmo tempo evitar dores de cabeça por questões financeiras.
Seja para um site de uma empresa de embalagens para ovos, por exemplo, é indispensável levar tudo isso em conta.
5. Escolha um domínio para o site
O domínio para site significa o endereço do site que surge na área de cima da tela de um navegador.
É necessário que você tenha seu próprio nome de domínio, pois um domínio gratuito não é seu, mas sim é propriedade de uma plataforma de criação de site.
Nesse sentido, na hora de escolher seu nome de domínio, você deve obedecer algumas normas.
A primeira norma, no momento de configurar uma loja virtual, o nome de domínio precisa corresponder ao nome do seu negócio, por exemplo, um site que o foco principal em cozinhas planejadas, deve-se aderir algo como meujeitocozinha.com.br.
Outra norma para escolher um domínio para o site, verifique se o domínio que você decidiu não está sendo usado por outra empresa, para se certificar disso é preciso entrar no site oficial do registro.
6. Encontre uma hospedagem
Chegou o momento de escolher uma hospedagem depois de registrar um nome de domínio.
A hospedagem nada mais é do que um serviço de armazenamento de arquivos e informações de um site em um serviço remoto, sendo que a hospedagem tem função de permitir que o site seja encontrado na internet.
Em outras palavras, quando um site é hospedado, ele é armazenado em um servidor que funciona 24 horas, o que garante que o site possa ser acessado pela internet.
Conheça algumas das melhores plataformas de hospedagem do Brasil:
- HostGator
- Locaweb
- KingHost
- Site Bem Feito
- Hostinger
- GoDaddy
Não se esqueça de considerar todas as opções com base nas suas necessidades e não optar apenas pelo preço de serviço.
7. Apresentação dos produtos
Após criar a estrutura geral da loja virtual, é o momento de organizar como a loja virtual será apresentada ao consumidor.
Por isso, você deve editar bem as fotos para chamar a atenção dos clientes, bem como permitir que os clientes visualizem melhor os produtos.
Outra coisa que não se pode abrir mão é de cuidar das descrições dos produtos, porque são as descrições dos produtos que tornam possível que os consumidores saibam mais sobre as particularidades deles, como tamanho, recomendações de uso, entre outros.
8. Ter um layout para o seu site de vendas
O layout nada mais é do que a parte visual e estruturação dos elementos das páginas do site de vendas.
Em outras palavras, quando falamos de layout de sites de vendas referimos às características como:
- Cores e fontes;
- Botões de chamada para ação;
- Destaque para os produtos;
- Barra de busca;
- Formas de pagamento, frete e prazos de entrega;
- Nível de responsividade.
Todos esses elementos contribuem para estimular os visitantes a fazerem compras, pois são atraentes e convidativos, ou mesmo possuem uma mensagem compreensível sobre o produto, ou serviço que está sendo vendido.
10. Escolha os meios de pagamento e de envio
Todo cliente se sente mais acolhido por um site de vendas que conta com muitas opções de meios de pagamento e de envio.
Isso ocorre, porque o consumidor enxerga essa ação da empresa como algo pensado em atender qualquer tipo de uso preferível do cliente em relação aos meios de pagamento ou de envio.
Considerações Finais
Dessa forma, construir um site de vendas é uma das maneiras de expandir os seus negócios e melhorar a comunicação com os clientes.
Ao desenvolver um site o ideal é acompanhar as métricas do site, criar uma boa descrição dos produtos, ter um bom relacionamento com os clientes, desenvolver estratégias de marketing e manter o site sempre atualizado.
Por fim, é importante lembrar que o site de vendas deve ser confiável, transmitir informações claras sobre os serviços, e proporcionar uma ótima experiência para o usuário. Seguindo esses passos, o seu site de vendas será um sucesso.
A equipe do Site Bem Feito foi responsável por produzir este texto, acessando a plataforma, é possível encontrar outros conteúdos informativos e relevantes.