indústria-hidráulica

Você conhece as tendências da indústria hidráulica?

A indústria hidráulica sempre foi de grande importância para o funcionamento harmonioso da nossa rotina, sendo com os equipamentos e mecanismos que usamos na estrutura do nosso ambiente domiciliar ou sendo pela sua grande presença no funcionamento de indústrias que, indiretamente, são essenciais para o nosso bem-estar e conforto, além de ajudar no rendimento econômico geral do país.

Embora a tecnologia hidráulica seja relativamente antiga, continua, indiscutivelmente, a ser uma indústria dominante no processo industrial moderno.

O sistema hidráulico é usado para multiplicar a força exercida e para gerar o máximo de energia a ser usada na execução da função desejada.

O sistema hidráulico utiliza atuadores de fluídos para executar várias funções, sendo que todos os sistemas hidráulicos empregam líquidos sob alta pressão, também chamados de líquidos hidráulicos, distribuídos por toda a máquina e entre seus vários componentes a fim de produzir a energia desejada.

Quais produtos podem contribuir para uma melhora nas atividades industriais?

Há uma grande variedade de produtos de funções e utilidades diferentes que fazem parte de diversos setores da indústria hidráulica e que ajudam a controlar a pressão de líquidos em diferentes contextos.

Um dos equipamentos usados é a Válvula proporcional, que é um dispositivo parecido com uma torneira, usado para regular a pressão de um fluído – o mais comumente usado em um âmbito industrial é o óleo hidráulico específico, ao invés da água, como acontece no ambiente residencial.

Seu acionamento também diferencia da torneira convencional, que é acionada manualmente.

A válvula proporcional é acionada por um sistema movido à eletricidade, de forma a atingir uma precisão maior.

Esse acionamento eletroeletrônico é feito por um Solenoide, que é uma bobina que quando energizada gera um campo magnético, que causa um deslocamento e assim aciona a válvula de uma maneira semelhante ao da torneira convencional;

Outra válvula importantíssima, principalmente para um sistema hidráulico de grande porte, é a Válvula globo, que é formada por um disco móvel e um anel fixo em um corpo esférico, além de funcionar como uma excelente válvula, tanto para baixa pressão, quanto para alta. É comumente usada em tubulações, com a função de regular, isolar ou controlar a vazão de diversos tipos de fluídos;

Com uma função semelhante, há a Válvula gaveta que também serve como uma válvula de bloqueio usada para aumentar ou diminuir o fluxo de certo líquido. Em seu funcionamento, ocorre o deslizamento de um disco para dentro do fluido, impedindo sua passagem;

Outro tipo de equipamento muito utilizado em sistemas hidráulicos é o Filtro tipo y, que serve para partículas que podem obstruir a tubulação, fazendo essa filtragem por meio de uma tela que pode ser constituída de vários tipos de materiais.

Serve para proteger equipamentos como purgadores e válvulas de controle, garantindo a integridade destes equipamentos e evitando paradas desnecessárias;

Já em um ambiente mais domiciliar, há o Pressurizador grundfos que é uma bomba feita para causar pressurização da água em qualquer lugar onde há uma bomba de fácil instalação; sua operação é quase totalmente automática duradoura e silenciosa, se necessária;

Pensando agora no funcionamento automobilístico, temos também a Válvula termostática, que é um componente instalado geralmente entre o motor e o radiador, e proporciona um aquecimento mais rápido do motor e depois mantém a temperatura dentro de uma faixa ideal de trabalho, controlando o fluxo de líquido e, consequentemente, a perda de calor do motor para o radiador.

Estas ferramentas podem ser muito úteis quando pensamos em montar o sistema de água e esgoto das nossas casas ou no funcionamento dos nossos carros.

O que você precisa saber sobre a engenharia hidráulica?

Quando pensamos em processos de engenharia hidráulica, temos certo afastamento do nosso dia a dia. Pensamos nas grandes fábricas e em todos os tipos de materiais que ela pode produzir, mas não pensamos no impacto direto que elas têm em nosso cotidiano.

O exemplo mais simples que podemos citar é o sistema de esgoto, um sistema hidráulico que tem uma relação direta com o nosso bem-estar diário, mas fica às escuras por não ser algo com que lidamos diretamente.

Assim, nunca devemos deixar de conhecer as tendências da indústria hidráulica e os seus benefícios para o nosso cotidiano e para a indústria, de uma forma geral.

Apesar de sua relevância parecer mínima para nós, os seus sistemas são indispensáveis para uma vida humana mais confortável.

Leave a Comment