negocio

Vai abrir um novo negócio? Então veja essas dicas!

Para abrir um novo negócio, é indispensável ter um bom planejamento, principalmente um que envolva processos realistas, com avaliação de mercado, potenciais, fraquezas, aspectos técnicos, entre outras questões que são fundamentais para qualquer tipo de empreendimento.

É indicado que exista também uma pesquisa de mercado acerca de concorrentes, fornecedores, nichos, tendências e claro, um plano de investimentos traçado.

Dessa forma, é possível dar os primeiros passos para estabelecer uma empresa bem estruturada e que esteja de acordo com as normas vigentes.

Principais características da locação para prédio comercial

Antes de escolher um predio comercial para efetuar a locação, é importante observar não apenas a estrutura do local, como também as proximidades.

Afinal, é preciso que seja um local de fácil acesso para as pessoas, em que a concorrência não inviabiliza o empreendimento. O contrato da locação de espaço comercial só deve ser assinado mediante a uma análise cautelosa.

É indispensável que ocorra uma vistoria no imóvel, verificação de documentação, inclusive o alvará de funcionamento. Outra questão de extrema importância, é avaliar a duração do contrato, direitos e deveres.

O tempo deve ser analisado com muita cautela, em especial ao considerar a possibilidade de mudança para um local próprio.

O que é CIPA?

Trata-se da comissão interna de prevenção de acidentes, ou seja, um grupo de pessoas que atuam em prol da saúde e segurança dos trabalhadores.

Conforme a Norma Regulamentadora 5 (NR 5) aponta, a formação da Cipa é obrigatória em determinados casos, como em corporações com um número superior a 20 funcionários.

Em sua formação, há os colaboradores e o empregador. Já no que diz respeito a quantidade de integrantes, é algo que depende do grau de risco do local e do número de colaboradores.

Para que seja algo de fato vantajoso para as empresas e saúde das pessoas, é preciso que os riscos sejam detectados, medidas sejam propostas para amenizá-los e lidar com acidentes o mais rápido possível.

Abrir uma nova empresa também envolve seguir normas e regulamentos, uma vez que em alguns casos a CIPA é obrigatória, é fundamental buscar conhecimento a respeito para evitar granes prejuízos e garantir uma empresa mais segura.

A importância de buscar um advogado trabalhista

Não é só o funcionário que pode efetuar a consulta advogado trabalhista, como também o empregador.

Neste contexto, é importante que os novos empreendedores tenham consciência de que pode ser algo muito favorável para compreender todas as obrigações da corporação.

O advogado trabalhista atua em diversas vertentes, uma vez que seu trabalho vai muito além de avaliar ações e realizar  acordos.

m outras palavras, é um profissional constantemente procurado para consulta processo trabalhista rs e todo o contexto que o envolve.

O cliente é instruído, informado e pode obter conhecimento dos riscos em potencial de determinados processos.

O que o empregador precisa saber sobre o exame demissional?

O exame demissional é uma análise necessária que deve ser solicitada e realizada antes da data de confirmação da demissão do empregado.

O objetivo do exame é verificar as condições de saúde do trabalhador e analisar se existe algum problema relacionado as funções  exercidas durante o período de trabalho.

Este exame previne que o trabalhador, após sua demissão, chegue a alegar a responsabilidade da empresa sobre qualquer condição de saúde e confirma se a pessoa se encontra apta ou não para poder ser demitida.

É preciso ter consciência de que há o exame demissional e o admissional, sendo que o procedimento é o mesmo, porém com diferentes finalidades.

Enquanto o exame demissional tem o objetivo de analisar se o trabalhador está em devidas condições para ser demitido.

O exame admissional tem o objetivo de analisar se o trabalhador está apto para exercer as devidas atividades do determinado trabalho, em especial, se ele tem o desempenho físico e psicológico para poder ser contratado, este exame é um dever do empregador.

Dessa maneira, para o empreendedor, o exame admissional e demissional, são imprescindíveis, porém, há aspectos a serem ressaltados:

  • O funcionário não tem custos com a clinica para exame demissional;
  • O Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) é um documento obrigatório;
  • A não realização pode trazer grandes problemas;
  • O exame é realizado por um médico especializado em medicina do trabalho;
  • A saúde física e psíquica é analisada.

As condições de saúde do empregado no período da demissão, devem ser documentadas adequadamente, ou seja, em uma clínica de confiança  que apresente o atestado referente ao exame realizado, uma vez que o documento é obrigatório para que ocorra a homologação da rescisão de contrato.

Os passos apresentados ao longo do texto são imprescindíveis para as novas empresas e devem ser seguidos com cautela, principalmente em prol do funcionamento correto, segurança do patrimônio e funcionários, entre outras questões que são fundamentais para qualquer empreendimento.

Leave a Comment