data mining

Entenda tudo sobre data mining

O mundo da computação evolui rapidamente e cada vez mais novidades são inseridas. O data mining é um processo relativamente recente, ganhando cada vez mais popularidade dentro do segmento de informática.

Em português, é o processo de mineração de dados.

É possível considerar que o data mining é uma forma de inteligência artificial, pois ele funciona de forma parecida com o raciocínio humano.

Basicamente, um banco de dados extenso é analisado em busca de padrões e, a partir desse processo, são criados conjuntos de dados menores, mais específicos.

Pode parecer uma tarefa simples, mas um dado devidamente categorizado é extremamente mais útil que um dado perdido na aleatoriedade.

O resultado final de um processo de data mining pode aparecer em diversos formatos, desde árvores de decisão até simples tabelas.

Aplicações para o data mining

Como se trata da gestão de informações, o processo de mineração de dados possui diversas aplicações em diversos setores.

Onde há um banco de dados que precisa ser trabalhado pode ser aplicado o data mining. Alguns exemplos são:

  • Detecção de anomalias em processos;
  • Agrupamento de informações;
  • Sumarização de dados;
  • Regressão;
  • Aprendizagem da regra de associação;
  • Cruzamento de dados para traçar perfis.

A principal vantagem do data mining é que ele aprende padrões e pode aplicá-los a outros bancos de dados. Ele costuma funcionar em três etapas, sendo a primeira a exploração, a procura dentro do banco de dados.

A segunda etapa é a construção do modelo, a elaboração do resultado final, que pode ser uma tabela, um esquema, um gráfico, uma árvore de decisões, um conjunto de hipóteses. A terceira etapa é a validação, a verificação das informações conseguidas.

Implementação e vantagens

Agora que você sabe o que é data mining, é preciso saber como e por que se valer dele em sua empresa. O primeiro passo para implementar uma ferramenta de data mining na empresa é identificar um problema ou traçar um objetivo.

A maior parte das empresas apresenta mais de uma dificuldade e elas devem ser pensadas com calma pelo setor estratégico.

Uma dica para iniciar esse processo é fazer uma análise SWOT (Forças Fraquezas Oportunidades e Ameaças) da empresa.

Depois que os problemas estão definidos, começa a ação da ferramenta. Aplica-se o data mining aos bancos de dados conseguidos e a primeira etapa, exploração, se inicia.

É importante ressaltar que essa primeira parte da implementação é de extrema importância. Todo o resto do processo refletirá as decisões aqui tomadas.

Se os problemas foram definidos equivocadamente ou se os bancos de dados forem feitos erroneamente, o resultado será insatisfatório.

Quanto às vantagens, muitas vezes os dados estatisticos impulsionam o crescimento da empresa. Através dessa ferramenta, consegue-se organizar os dados e extrair informações de forma fácil e rápida.

Assim, é possível conhecer melhor o público-alvo da empresa, descobrir o comportamento padrão dos consumidores, identificar áreas com mais falhas ou desperdícios e muito mais.

É uma forma de controlar o próprio negócio com precisão, para fazer publicidade e propaganda mais certeiras, para aumentar a produtividade e diminuir os problemas de operação. Para a criação do banco de dados a internet pode ser uma grande aliada.

Ao criar pesquisas online ou exigir um cadastro mais detalhado dos clientes se obtém uma maneira simples e barata de ter um banco de dados bem organizado e confiável.

O data mining pode ser dividido em três partes. A primeira e clássica é a estatística, enquanto a segunda e moderna é a Inteligência Artificial.

A terceira parte é formada tanto por estatística quanto por Inteligência Artificial e recebe o nome de machine learning (tradução livre para aprendizado da máquina).

É importante se lembrar dos funcionários no processo de implementação. O ideal é que toda a empresa esteja ciente sobre as mudanças e entenda quais são elas.

Isso porque a tecnologia, mutas vezes, gera resistência nas pessoas. Além disso, sabendo das mudanças, o time de funcionários pode começar a perceber as melhorias em sua rotina.

Em conclusão, o data mining é uma forma de transformar bancos de dados em informações úteis. Ele pode funcionar de forma mais simples, com a estatística apenas ou de forma mais sofisticada, como redes neurais, valendo-se da Inteligência Artificial.

Para saber qual é a melhor opção para a sua empresa, procure conversar com especialistas na área e fazer testes. Como é uma mudança de peso na empresa, escolha com cautela.

Leave a Comment