inglês para crianças

Tudo que você precisa saber a respeito de inglês para crianças

Com as exigências do mercado, os currículos escolares têm se tornado cada vez mais diversificados, devido o avanço da tecnologia e o crescente contato com novas culturas e línguas.

Muitos pais têm optado por proporcionar o aprendizado de outras línguas, que não a materna aos filhos, cada vez mais cedo.

Hoje, a educação infantil está bem mais preparada para essas demandas e há diversas metodologias empregadas para o ensino de idiomas estrangeiros à crianças.

Se você está em dúvida sobre qual com qual idade iniciar o ensino de um idioma à criança, saiba que a ciência não determina uma idade certa para aprendê-lo.

Por que o aprendizado na infância é importante?

O importante é adequar as etapas de ensino, às fases dos desenvolvimentos cognitivo e emocional infantis, de acordo com a idade.

Como as crianças ainda estão em um processo de desenvolvimento de fala, as pronúncias e a entonação da língua estrangeira serão mais facilmente apreendidas.

Além disso, até os cinco anos, o cérebro infantil apresenta uma altíssima capacidade de memorização e de processamento de informações.

E a partir dos 7 anos, a aquisição da leitura e da escrita é muito estimulada. Em razão disso, pode-se dizer que quanto mais cedo, mais fácil de aprender.

Além de se tornar fluente em um idioma. O papel da família é bastante importante no processo de ensino do inglês.

Assim, quanto mais os pais participarem do processo e o estimularem, mais significativa e profunda será a aprendizagem.

Se você deseja que seu(a) filho(a) seja não só fluente, mas bilíngue, pode matriculá-lo em uma escola infantil período integral bilíngue.

Em que, durante um período ensina-se o currículo comum nacional à criança e em outro período, o ensino é realizado integralmente em uma língua estrangeira.

Desta forma, garantindo a alfabetização e o contato natural com ambas as línguas. Outra opção, mais economicamente viável, é buscar uma escola infantil que contenha aulas de inglês em sua grade horária.

Quais são os outros recursos utilizados para aprender inglês?

Além da matrícula em escolas bilíngues, diversos recursos e metodologias podem ser aplicados no ensino de idiomas na educação infantil, como:

Filmes

Os filmes e desenhos podem habituar as crianças à sonoridade da língua, além de apresentar outra cultura a elas. Além disso, exploram a alta capacidade de comunicação não-verbal que elas possuem.
Músicas

As crianças apresentam uma grande sensibilidade criativa e adoram atividades lúdicas e com ritmo.

Jogos

As crianças têm adquirido celulares cada vez mais cedo. Por que não utilizá-lo como um aliado para o ensino do inglês?

Muitos jogos podem auxiliar o processo de alfabetização, de ensino de gramática e de familiarização com pronúncias e fonemas.

Alguns deles podem ser pagos, mas caso você não esteja disposto(a) ou em condições de realizar os pagamentos mensalmente, há muitos gratuitos também.

São uma excelente opção para manter o contato com a língua fora do ambiente escolar.

Livros

A leitura, além da audição, é uma das habilidades mais facilmente adquiridas pelas crianças e pode ser um estímulo ao desenvolvimento da fala e da escrita em outro idioma.

Além de poderem conter figuras atrativas, alguns também vem acompanhados de material audiovisual.

Sites

A definição de uma quantidade diária de tempo para uso de sites em inglês, é uma boa ferramenta para que as crianças abordam o idioma com naturalidade.

Viagens

As viagens para países anglófonos, também são uma opção para estímulo à aprendizagem da língua, especialmente se a criança estiver confortável e realizando atividades de seu interesse.

Uso de tradutor

Há diversos programas de tradução, que podem auxiliar a criança a realizar atividades e estabelecer diálogos. Um bom tradutor profissional, gratuito ou pago, pode ser um bom aliado nessa hora.

Falar inglês em família

Como dito anteriormente, a família tem uma grande influência no estímulo de curiosidade das crianças. A repetição e a criação de um ambiente seguro para erros, são fundamentais para se aprender o inglês.

Atividades interativas e lúdicas

A inserção de atividades lúdicas na grade horária escolar ou na interação com a criança, é essencial ao lidar com um público infantil.

Com uma caixa e uma fita para fechar caixa de papelão, tintas e isopor, você pode construir uma caixa de televisão, um cardápio ou qualquer outro cenário lúdico que estimule o aprendizado.

Profissionais nativos

Contar com professores nativos de países anglófonos, também é uma ótima forma de familiarizar a criança com as pronúncias, fonemas e sonoridades da língua.

Leave a Comment