trabalho

Terceirização amplia mercado de trabalho

O mercado de trabalho vem se adaptando a diferentes mudanças, exigidas por diversos fatores, mas atendendo de forma eficiente os mais distintos setores.

A terceirização é uma das regras que se estabeleceu de maneira assertiva em variados mercados de emprego, favorecendo a empresas e seus empregados.

Como também, beneficia os contratantes, que têm profissionais capacitados, que ficam sob responsabilidades das empresas contratadas.

Possibilidades da terceirização

Este tipo de trabalho está presente, por exemplo, na área de segurança patrimonial e serviços, como a presença de porteiros, seguranças e profissionais que cuidam das limpezas em condomínios residenciais e empresariais.

Também está presente no setor industrial e empresarial, em que os refeitórios ficam sob responsabilidade de empresas terceirizadas, que contratam cozinheiros, cozinheiras e ajudantes.

Por sua vez, todos os processos relacionados ao gerenciamento, pagamento e administração desses colaboradores ficam a cargo da empresa contratada.

Desta maneira, o quadro de funcionários se forma, com trabalhadores primários, secundários e terciários, fazendo a roda da economia girar, com vantagens para todos os envolvidos.

O custo na contratação de uma empresa terceirizada é vantajosa, pois ela será responsável pela seleção de profissionais capacitados na área em que estará disponibilizando os serviços.

As empresas que servem como soluções terceirizadas ficam disponíveis para atendimento individual ou coletivo, podendo fornecer os serviços em que é especializado para diferentes clientes.

Como também, com localizações distintas, mas com uma padronização de qualidade, que deve ser aplicada em todos os locais de atendimento.

Por isso, devem contar com equipes de treinamento e regras de trabalho, para que a qualidade seja de excelência, com um padrão específico, independente da área de atuação.

Além disso, é possível contratar empresas que atendem fábricas e indústrias responsáveis por todo o preparo e fornecimento de alimentos, que podem ser oferecidas em marmitas ou, então, disponibilizadas em uma pista para restaurante.

Com os alimentos separados de maneira eficiente, com pratos quentes e frios devidamente armazenados, com as categorias de cada produto disponibilizado.

A indicação também deve estar presente, de modo a atender aos paladares mais exigentes, como pessoas com alergias a determinados produtos, vegetarianas, veganos ou indivíduos que possuem restrições alimentares.

Além de cozinheiros e ajudantes, a presença de uma nutricionista também é necessária, para que os alimentos sejam preparados de acordo com as tabelas nutricionais de um trabalhador.

Apesar de fornecer refeições coletivas, a individualização, em casos bastante específicos, podem ser atendidos, seja por uma causa relacionada a saúde ou, até mesmo, de credo.

Nestes casos, a contratação de uma empresa terceirizada é bastante útil, pois os profissionais saberão atender às demandas quando elas surgirem.

Equipe preparada para o atendimento no trabalho

Estas empresas de alimentos devem estar preparadas para atender não um, mas diferentes clientes, nos mais diversos segmentos.

Para isso, deve contar com cardápios especializados, para atender de maneira correta, a necessidade de calorias que os trabalhadores precisam, em uma refeição.

Os equipamentos de trabalho devem ser eficientes, como geladeiras e fogões, desenvolvidos para a cozinha industrial, com tamanhos proporcionais ao número de clientes que se deseja atender.

Empresas em início de carreira, que estão começando no serviço de terceirização, podem disponibilizar de uma estufa refrigerada pequena, para que os ingredientes fiquem armazenados de maneira correta, e que não se estraguem no decorrer do tempo, causando qualquer tipo de prejuízo.

Este equipamento é ideal porque ocupa pouco espaço, e pode ser utilizado por um longo período, até mesmo sendo complementar a outros equipamentos de refrigeração, como freezers e caminhões refrigerados, para a o transporte seguro, entre o local de preparação e o destino de fornecimento.

Entre os benefícios da terceirização e no caso de um fornecedor de refeições coletivas, o contratante pode contar com:

  • Serviços e produtos de qualidade;
  • Redução de custos com taxas e impostos;
  • Foco em investimentos no serviço direto;
  • Contratação e capacitação sob responsabilidade de outrem.

As parcerias formalizadas entre empresas contratadas e contratantes é um outro benefício que não pode ser ignorado, pois as qualidades de serviço podem ser agregadas ao escopo empresarial.

Desta forma, a otimização de tempo entre empresa e empregados primários é refletida na produção, evitando deslocamentos desnecessários, garantindo o bem-estar dos funcionários, ao longo das horas trabalhadas.

Para garantia dos serviços, é de suma importância contratar uma empresa de qualidade e que siga as normas regulamentadoras.

Leave a Comment