terceirização

Serviços simples de terceirização

Com o destaque que os serviços terceirizados têm ganhado com a aprovação da lei da terceirização, muito se fala sobre como esse setor se desenvolve e como ele pode contribuir para os pequeno, médios e grandes negócios.

Por isso, a variedade de empresas que oferecem serviços de porteiro e limpeza terceirizados, por exemplo, tem crescido tanto. Como saber qual a melhor empresa a escolher? Além disso, quais as outras áreas que podem ser terceirizadas?

Nesse artigo, confira mais informações sobre esse tipo de contratação e quais os serviços oferecidos no país.

Como funciona?

Os serviços terceirizados são contratados, geralmente, quando há uma demanda em uma empresa e a sua equipe não pode se encarregar de executá-la.

Seja por falta de disponibilidade ou porque não há como treinar adequadamente um novo pessoal, para a tarefa que está em falta.

Por isso, recorrer a uma empresa especializada nesse serviço e que possa, por exemplo, garantir o trabalho de segurança de uma local é uma opção muito rentável.

Além de economizar tempo, também economiza esforços da gestão, pois o foco estará em administrar as atividades principais do negócio.

Diferença de atividades

No meio trabalhista e previdenciário, existem dois tipos de atividades em uma empresa: atividades-meio e atividades-fim. A primeira diz respeito àquelas funções que não são necessariamente a especialidade da empresa, ou seja, serviços periféricos como:

  • Portaria;
  • Segurança;
  • Contabilidade;
  • Recursos humanos;
  • Limpeza;
  • Secretaria.

Existe uma grande variedade de serviços, que podem ser considerados como atividade-meio.

Seja de alimentação, conservação patrimonial, transporte, assistência médica, manutenções em geral ou até distribuição interna de correspondência, essas atividades podem ser terceirizadas.

Sendo assim, é possível, por exemplo, contratar empresas de portaria SP para sua empresa sem se preocupar, pois além de mais econômico, vai garantir que o foco da empresa possa estar, especialmente, nas atividades-fim.

Mas o que são elas? São justamente aquelas que o negócio se propôs a realizar desde o seu surgimento no mercado. Ou seja, são as tarefas essenciais e normais que constituem a empresa em si.

Por exemplo: se você abriu uma papelaria, sua atividade-fim é oferecer produtos como papéis, canetas, mochilas, etc.

O que a lei da terceirização propõe é que, tanto as atividades-meio quanto as atividades-fim possam ser terceirizadas.

Quando optar pela terceirização?

Continuando na exemplificação anterior, uma papelaria, assim como todo estabelecimento que possui estrutura física, precisa ser monitorada, certo?

Você pode até instalar cameras de segurança por conta própria e procurar fazer o monitoramento, mas isso não garante a segurança total.

É aí que entra o auxílio (muitas vezes indispensável) de uma contratação terceirizada. Com essa alternativa, seu estabelecimento estará adequadamente protegido e salvo. Mesmo que você não possua as habilidades necessárias para essa tarefa.

Ao contar com o trabalho de uma empresa de segurança suporte, é possível deixar que uma equipe preparada e treinada faça o serviço com a qualidade exigida.

Vantagens

Muitos serviços que podem ser terceirizados são bem simples, mas procurar uma equipe adequada para realizá-los, é a melhor opção para o seu negócio.

Não importa se o serviço é para lidar com portaria, terceirização de copa ou engenharia especializada: terceirizar a copa é uma forma de permitir que a equipe da empresa possa focar naquilo que ela faz de melhor.

Isso gera mais bem-estar no ambiente de trabalho, mais economia de esforços por parte da gestão e, claro, multiplica a produtividade, já que o funcionamento da empresa poderá fluir de forma mais ampla e objetiva.

O que levar em conta?

Terceirizar determinados serviços, gera um impacto direto não só nos lucro quanto nas questões organizacionais do negócio. Por isso, vale a pena avaliar a situação com profundidade.

Se a empresa já possui uma equipe que cumpre aquela demanda, terá que substituí-la, o que pode trazer todas as vantagens desse tipo de contratação, mas também, pode gerar desconforto entre os colaboradores substituídos.

Já no caso de uma empresa que não conta com nenhuma equipe, capaz de exercer a função em falta, os cuidados principais estão na procura por quem irá, de fato, tomar essas responsabilidades.

Faça uma avaliação das propostas e possibilidades, observe o histórico de atuação no mercado da empresa, busque saber os valores de seus funcionários.

E se o seu desempenho será satisfatório. Assim, a terceirização só terá a contribuir para a expansão e o crescimento otimizado da sua empresa.

Sem falar que os serviços fornecidos serão muito mais eficazes, quando todo o sistema do empreendimento estiver integrado e fluindo conforme as demandas de cada setor.

Leave a Comment