terceirização

Serviços de empresas terceirizadas: características e vantagens

A globalização e o desenvolvimento de novos negócios forçou empresas dos mais diversos setores a concentrar melhor os seus esforços para garantir alta qualidade em seus produtos e alcançar seus objetivos principais.

Isso quer dizer que os empreendimentos tiveram que buscar novas soluções, com o intuito de reduzir custos de produção, ao mesmo tempo em que procuravam garantir eficiência e mais qualidade dos produtos e/ou serviços finais.

O desafio, portanto, era aliar a otimização dos fluxos de trabalho, com ações que assegurariam a garantia dos bens de consumo.

Para isso, pensou-se em inovações no sentido de integrar melhor os setores de negócios, sem perder o foco de trabalho.

Muitas dessas estratégias foram adotadas com a Segunda Guerra Mundial, em especial com a indústria bélica, que precisava estar cada vez mais emprenhada para a produção de armas para o conflito. A partir daí, desenvolveu-se a chamada terceirização.

Essa prática é muito viável, uma vez que se apresenta como uma possibilidade de transformar custos fixos em variáveis, como forma de eliminar grande parte das operações não essenciais para o core business (função central/ estratégia da empresa).

Dessa maneira é possível liberar o capital para investimentos em melhorias do processo produtivo, bem como em novas tecnologias, produtos e serviços.

Nesse sentido, a terceirização de serviços consiste na contratação de empresas ou de profissionais autônomos por outros empreendimentos para a realização de atividades que não sejam atividades fins da contratante.

Esse tipo de relação profissional tornou-se bastante comum e não está restrito ao mundo corporativo: muitos condomínios, por exemplo, optam por empresas terceirizadas para a execução de trabalhos rotineiros, incluindo portaria, limpeza e segurança.

As vantagens da terceirização de serviços

Os serviços terceirizados trazem uma série de benefícios ao contratante e, por esse motivo, é cada vez mais comum essa relação de negócios.

Entre as vantagens de contratar as empresas terceirizadas, destacam-se:

  • Redução de custos;
  • Otimização dos serviços;
  • Foco da contratante em sua área de negócios;
  • Especialistas e profissionais para todas as atividades.

Diante de todos esses pontos positivos, a contratante pode expandir seus negócios, sem necessidade de investimento.

Isso porque, com a otimização do tempo, redução de custo, bem como a ótima qualidade dos serviços executados, fica mais fácil manter o foco no principal negócio da empresa.

Dessa forma, é extremamente vantajoso o contrato com as terceirizadas, uma vez que o crescimento da contratante também é colocado como uma vantagem.

Além disso, a expansão dos negócios, por essa via, tem como grande diferencial o pouco investimento. Isso ocorre porque a contratação de empresas terceirizadas é, muitas vezes, mais econômica do que a contratação de novos funcionários.

Ou seja, a relação de negócios de forma simples tem o potencial de gerar resultados muito satisfatórios.

Com isso, também aumenta-se a competitividade. Por isso, a terceirização é vista como uma estratégia de gestão eficiente, já que permite que as empresas invistam em atividades do seu core business.

Principais serviços terceirizados das empresas

Essas mesmas empresas podem ser contratadas por muitos outros locais, como comércios, shoppings, escolas, entre outros.

Nesse sentido, o serviço de terceirização de limpeza é um dos mais requisitados. Isso porque, muitas vezes, os próprios empreendimentos não dispõe de tempo ou de profissionais adequados para a higienização do local e, como a limpeza é imprescindível, a melhor alternativa é contratar empresas especializadas nessa atividade.

Outro trabalho muito procurado é o serviço de instalação de cameras, que está atrelado à segurança. Com as câmeras, é possível registar a movimentação de desconhecidos dentro do local e, ainda, gravar possíveis ocorrências ilegais.

Essa é uma forma de prevenir roubos e assaltos. Em muitos casos, as câmeras de segurança também são instaladas dentro dos estabelecimentos.

Em algumas indústrias, o serviço de terceirização é acionado também para a Segurança no Trabalho. Assim, procedimentos para evitar acidentes, riscos e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como o protetor auricular epi são recomendados por técnicos especializados, que dão todo o respaldo necessário à contratante e aos seus empregados.

Já no caso de procedimentos de restauração, os serviços consistem na revitalização de espaços externos.

Desse modo, toda a equipe de pintores e pedreiros é de responsabilidade da terceirizada, como é o caso da empresa de pintura predial SP, sendo que o contratante não precisa se preocupar com os pormenores da atividade.

Leave a Comment