condomínio

Serviços atendem condomínio residencial e empresarial

Um condomínio residencial ou empresarial, e até mesmo industrial, precisa seguir normas e regulamentações que estão dispostas no Código Civil sob a Lei 10406/2002, indicando quais são as obrigações e os direitos que devem ser aplicados a condôminos e síndicos.

A administração geral pode seguir todas as determinações que podem ser apresentadas em regimentos internos ou ajudar na criação de uma regulamentação exclusiva do próprio condomínio.

O estabelecimento de assembléias e a programação de reuniões mensais deve seguir as normas impostas para todos os moradores, dando o direito a todos os presentes, desde que estejam com o pagamento condominial em dia.

As empresas que atendem esse segmento podem oferecer serviços exclusivos, dedicados às moradias residenciais, espaços comerciais e centros industrializados.

Resolução obriga ajustes de caráter ambiental

O CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) é um órgão público responsável pela emissão de documentos que permite a construção de empreendimentos imobiliários, seguindo as normas que determinam os estudos prévios sobre o impacto ambiental.

O relatório pode ser desenvolvido por empresas de licenciamento ambiental contratadas de forma terceirizada, ajustando os termos conforme o projeto do empreendimento imobiliário que vai ocupar o terreno disponível.

Os loteamentos dedicados para a construção de condomínios devem estar preparados para oferecer compensações ambientais, levando em consideração a presença da fauna e flora local.

Dessa forma, o estudo produzido para a verificação sobre o impacto ambiental deve ser apresentado em forma de relatório, indicando:

  • Cuidados com animais silvestres;
  • Replantio de árvores originais;
  • Direcionamento de água pluvial;
  • Respeito a rios e lagos localizados.

Todos os serviços devem ser realizados por empresas especializadas, verificando de maneira constante se os impactos foram minimizados ao máximo, levando em consideração o desenvolvimento urbano local.

Entrada e saída controlada 24 horas por dia

Um serviço essencial para um empreendimento imobiliário se refere à segurança patrimonial. Independente do tamanho da área construída, é preciso implementar um projeto adequado desenvolvido por empresas especializadas nesse setor.

A empresa de portaria contratada de forma terceirizada deve oferecer profissionais capacitados e devidamente treinados, com a disponibilidade de todas as ferramentas e acessórios necessários para a realização de um serviço de qualidade.

A instalação de câmeras de vigilância e equipamentos de controle de acesso pode ser um diferencial, reforçando a segurança patrimonial.

O controle de entrada e saída de moradores, visitantes e prestadores de serviços terceirizados deve ser realizado 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive aos finais de semana e feriados.

Tecnologia dispensa mão de obra presencial

Toda essa estrutura de segurança pode ser substituída por equipamentos eletrônicos e um serviço moderno de portaria remota a distancia, em que uma equipe dedicada evita contato direto com moradores e demais pessoas envolvidas no controle de entrada e saída.

Ainda assim, as empresas que prestam esse modelo tecnológico de serviço precisa garantir a segurança de todos, incluindo o monitoramento e a ronda presencial em casos específicos.

As salas de controle ficam distantes, impedindo que os profissionais que atendem a portaria fiquem seguros e não sofram nenhum tipo de coerção.

Além disso, a empresa que oferece portaria virtual São Paulo, ou em outro estado, pode atender condomínios em outras localidades, sem nenhum prejuízo para ambas as partes.

Condomínio precisa manter limpeza em dia

Um espaço limpo e livre de qualquer sujeira é uma obrigação moral em qualquer situação. No caso dos condomínios, os moradores precisam sempre lembrar que compartilham espaços significativos, como área de lazer, elevadores, estacionamentos, entre outros locais.

A contratação de uma firma terceirizada de limpeza permite que as áreas comuns sejam limpas diariamente, conforme estabelecido nas regras do condomínio.

Cabe aos moradores seguir o bom senso e ter o cuidado com o próprio lixo doméstico e evitar ao máximo o acúmulo de resíduos sólidos na própria residência.

O estabelecimento de horário para a remoção de sacos de lixo e a implementação de latas dedicadas a produtos recicláveis é uma solução inteligente.

Sendo assim, a empresa de limpeza pode direcionar todos os resíduos para pontos de coleta seletiva e ainda ter um retorno financeiro ou, ao menos, consciência ambiental.

Os direitos e deveres relacionados a um condomínio, qualquer que seja a finalidade, devem seguir as diretrizes indicadas pelo Código Civil. Moradores e proprietários de imóveis também podem recorrer ao Código do Consumidor, caso alguém se sinta lesado de alguma maneira.

Os empreendedores que fornecem serviços diversos para esse setor encontram uma ampla gama de oportunidades, podendo ter clientes contínuos por longos anos. É preciso atender às exigências e anseios de moradores, síndicos e administrados e, ainda assim, ser muito compensador.

Leave a Comment