segurança patrimonial

Segurança patrimonial traz conforto para moradores

A disponibilidade de empresas especializadas em segurança patrimonial, nos dias atuais, demonstra que o mercado está aquecido e a necessidade de contratação de mão de obra devidamente treinada é o certo a se fazer.

Condomínios residenciais e empresariais devem contar com uma equipe adequada, que esteja disposta a encarar o trabalho de forma constante, durante dia e noite.

A presença desses profissionais, controlando a portaria e realizando rondas constantes, reforça o senso de segurança dos moradores. Os cuidados básicos, que ficam sob responsabilidade dos moradores, podem ser destacados como:

  • Verificar abertura e fechamento do portão da garagem;
  • Não fornecer chave ou senha de acesso a terceiros;
  • Identificar fornecedores e prestadores de serviço;
  • Manter portas individuais fechadas, durante ausência.

Para além desses cuidados, as empresas contratadas devem oferecer a mão de obra especializada e instalar equipamentos que facilitem a identificação dos moradores, dificultar a entrada de estranhos e realizar rondas de forma constante. Esse tipo de contrato pode incluir diferentes ferramentas.

Utilizando a biometria para segurança

A tecnologia é uma das melhores ferramentas, nos dias atuais, para atuar junto à segurança, principalmente em condomínios residenciais e empresariais.

A identificação de pessoas, por meio de dados coletados em uma recepção, podem ser eficientes. Para moradores e funcionários, que trabalham em espaços controlados, o acesso biometrico pode ser uma ferramenta bastante útil e funcional, que não toma tempo e é de uso único e exclusivo de cada indivíduo.

A aquisição de equipamentos que fazem a leitura biométrica estão ao alcance da maioria dos condomínios e esse custo pode ser diluído por um longo período, dentro do contrato estipulado com a empresa de segurança.

O controlador de acesso biometrico pode ser instalado na portaria, ou próximo aos elevadores, para que as pessoas possam ter facilidade na entrada e saída, permitindo um maior controle em áreas comuns. Entre as muitas vantagens apresentadas por este tipo de ferramenta, podemos destacar:

  • Menor tempo de acesso de moradores e funcionários;
  • Menos custos com fechaduras e chaves convencionais;
  • Maior segurança, com informação registrada de entrada e saída;
  • Facilidade de identificação do morador.

Assim, o controle de acesso biométrico também pode ser instalado em portas de apartamentos, casas, em um condomínio fechado, aumentando ainda mais a segurança dos moradores.

Esse item ainda tem a vantagem de permitir apenas a entrada dos moradores registrados. Mais ainda, é um dispositivo bastante eficiente para evitar que crianças, idosos ou pessoas com mobilidade física reduzida tenham problemas com o fechamento de portas e não saibam como voltar a abri-las.

Perímetro pode receber cercas elétricas

Os condomínios podem ser pequenos, com um número reduzido de casas ou poucos apartamentos, ou pode ser amplo, com centenas de residências, em um terreno que precisa ser cercado.

Para a realização deste tipo de serviço, é preciso encontrar uma distribuidora de material para cerca eletrica que ofereça um planejamento de instalação, identificando os pontos essenciais e profissionais que possam identificar a melhor disposição, evitando qualquer tipo de invasão.

Como é um elemento que pode ser identificado a partir da área externa, a aproximação de pessoas mal intencionadas é menor, pois sabe que todo o local é protegido.

Mesmo que os maus elementos atentem contra o patrimônio, a distribuidora de cerca eletrica pode adicionar outros acessórios, como sirenes e alertas, ligados a uma central de monitoramento remoto, para que as devidas ações possam ser tomadas o quanto antes.

A disponibilidade de baterias e nobreaks garantem a funcionalidade da eletricidade durante todo o período, quando as concessionárias falharem na distribuição de energia. Portanto, é uma forma de segurança que afasta diversas possibilidades de invasão.

Ajustes de custo aliados à tecnologia

Todos os cuidados tomados com relação à segurança de um condomínio, podem pesar no bolso dos moradores. Como já foi dito, a tecnologia é uma grande aliada da segurança e, atualmente, o mercado disponibiliza a empresa de portaria virtual, em que o custo é menor e a praticidade e os cuidados são os mesmos de uma portaria presencial.

Desta forma, as empresas investem pesado em equipamentos como as próprias cercas elétricas, alarmes de monitoramento constante, câmeras posicionadas em pontos estratégicos e ligação direta com uma central de segurança, que irão comunicar agentes governamentais, que estão à disposição da população, para servir e proteger.

Leave a Comment