terceirização

Saiba mais sobre terceirização e serviços terceirizados

Uma empresa tem diversas preocupações, ainda mais quando está em expansão e crescimento e precisa lidar com diversas demandas ao mesmo tempo.

Que vão desde a simples contratação de pessoas até a zeladoria do escritório e os equipamentos necessários para o desenvolvimento de seu produto ou então de seu serviço.

Por conta disso, muitas empresas vêm optando pela chamada terceirização de atividades, que visa a transferência de certas responsabilidades de gestão da empresa para uma outra que possui corpo especializado para isso.

Assim, é comum vermos que as empresas terceirizadas estão nos setores de limpeza, de segurança, como terceirizacao de portaria, porém, há terceirizados nas áreas mais administrativas e assim por diante.

Esse artigo abordará alguns conceitos sobre o que seria a terceirização de serviços e quais as vantagens para a empresa contratante.

Mas, afinal, o que é terceirização?

A terceirização é todo o processo na qual uma empresa ou negócio contrata outra empresa para que determinada função seja feita.

Por conta de eliminação de certas obrigações trabalhistas, esse sistema de contratação vem ganhando cada vez mais espaço, dessa forma, a empresa terceirizada é uma das que mais crescem dentro do mercado de serviços.

Os tipos de serviços mais comuns encontrados são os serviços de limpeza e de segurança. É muito comum ver nos bancos os vigilantes com uniformes de outras empresas, que são especializadas em segurança.

Porém, para que a terceirização seja feita é preciso estar atento a legislação que regula essa opção.

Isso porque a lei permite a terceirização das chamadas atividades-meio e não das atividades-fim, embora há tentativas de alteração dessa lei.

O que é atividade-fim e atividade-meio?

Atividade-meio é todo o serviço que não possui relação direta com o produto final dos contratantes, assim, uma escola particular, por exemplo, não pode fazer contratação de professores terceirizados, pois a atividade-fim dessa empresa é a educação.

Assim, toda atividade que tem como objetivo o resultado da ação, é uma atividade-fim.

Já a atividade-meio, como dito antes, é todo o serviço ou função que não tenha ligação direta com o serviço ou produto que a contratante tenha, como a feitura de exame demissional e admissional.

Vantagens da terceirização

A terceirização tem grande vantagem, já que irá deslocar grande parte dos serviços para uma empresa mais especializada no setor, fazendo com que o tempo e os recursos para atividades mais ligadas ao setor seja possível.

Apesar dessa vantagem é sempre importante estar atento a qualidade do serviço, pois, caso seja preciso, é preciso fazer a alteração da empresa contratado.

E isso para qualquer serviço, seja serviço motoboy, ou então serviço de limpeza e segurança.

Serviços que podem ser terceirizados

Há muitos serviços que podem ser terceirizados, abaixo falaremos melhor sobre esses serviços.

Terceirização da limpeza

Um dos serviços mais requisitados pelas empresas para que seja terceirizado, isso porque a limpeza é muito importante para deixar o ambiente limpo.

Além do mais, uma equipe especializada nesse serviço é muito mais vantajosa, por oferecer serviço de qualidade e diminuir a folha de pagamento no fim do mês.

Esse serviço ajuda a empresa otimizar custos com manutenção, e também permite que o ambiente fique muito mais organizado.

Uma equipe de limpeza possui como característica:

  • Uso de uniformes profissionais;
  • Qualidade no serviço;
  • Treinamento;
  • Atenção aos detalhes.

Serviços administrativos

Outro tipo de serviços que podem ser terceirizados são os chamados serviços administrativos, que ajuda na organização da parte burocrática e da recepção de escritórios e empresas.

Os serviços que são terceirizados são: Recepção, Recursos Humanos contabilidade e assistência jurídica.

Além do mais é possível fazer em alguns setores a transferência de determinadas funções, como no caso das gráficas que procuram empresas de outsourcing de impressão para realização de impressões personalizadas.

Segurança

Como o serviço da limpeza, esse é um dos mais importantes, pois ajuda a diminuir gastos e ajuda a garantir a segurança do ambiente e das pessoas.

Assim, a contratação desse tipo de terceirização ocorre com a proteção de patrimônio e das pessoas que convivem naquele local.

Dessa maneira, vimos que a terceirização de serviços é ideal para que a empresa reduza custos e consiga otimizar os custos.

Além do mais garante que o escritório e o ambiente de trabalho tenha melhor dinâmica e as preocupações sejam outras e não com serviços sem uma relação direta com o trabalho.

Leave a Comment