segurança de empresa

Saiba como melhorar a segurança da sua empresa de modo simples

Só no ano de 2017, a cidade de São Paulo teve 530 furtos por dia, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.

E de acordo com relatório divulgados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o número de assaltos diários no Brasil representa o dobro da média mundial.

Diante da imensa quantidade casos como esses reportados, acerca de danos e atentados a patrimônios privados – que também podem acarretar transtornos à frequentadores e funcionários do local.

Saiba quais são itens importantes para a segurança

A instalação de sistemas de segurança vem se tornando cada vez mais necessária em empresas. A contratação de equipe especializada e o treinamento de funcionários, para casos de emergência são importantes.

Mas, o uso da tecnologia pode reduzir desgastes e gastos. Se você não é um bom entendedor de tecnologia ou não tem um orçamento muito folgado, a boa notícia é que existem empresas.

Estas especializadas na garantia de proteção e na minimização de riscos ao seu negócio e com preços bastante competitivos devido à oferta ampla.

A vantagem de recorrer a uma empresa é que a instalação, a troca e a manutenção de equipamentos é de responsabilidade da contratada, diminuindo gastos e otimizando tempo.

Ainda assim, caso não recorra a essa opção, há diversas atitudes que você pode tomar para melhorar a segurança de sua empresa de modo simples. Confira algumas delas:

Instale uma cerca elétrica

É muito comum pessoas suspeitarem que a cerca eletrica é apenas um truque para enganar pessoas mal-intencionadas, mas acredite: ela funciona.

E ainda que não electrocute o invasor, você pode investir em uma cerca elétrica com revestimento em arame farpado, o que já daria tempo para que uma atitude fosse tomada em caso de invasão.

Conte com um alarme para comercio

O alarme para comercio é um excelente aliado para prevenção a furtos e a assaltos. Eles podem servir para proteção do estabelecimento durante o período em que ele não está em funcionamento.

E pode estar alocado próximo às saídas da empresa, para soar caso algo esteja sendo roubado. Sua instalação deve ser feita em locais estratégicos, pouco visíveis e que garantam ampla visibilidade.

Tenha uma portaria

Uma medida bastante simples, consiste em regular e controlar a entrada e a saída de pessoas na empresa. Isso evita a circulação de estranhos no ambiente de trabalho.

E ainda pode controlar o acesso a áreas restritas, dependendo de onde a portaria estiver posicionada. Caso algum furto ou assalto ocorra, você terá acesso ao registro de todos que passaram pela local no período.

Abuse das câmeras de segurança

As cameras de segurança são uma das formas mais eficazes de inibir situações prejudiciais em um ambiente. Suas imagens podem ser transmitidas não só a uma central de alarmes.

Mas também ao proprietário, além de permitir a obtenção de um histórico e possibilitar a identificação de possíveis suspeitos.

Contrate profissionais de qualidade

Caso opte por investir em recursos humanos para segurança, verifique a experiência do profissional e/ou da empresa contratada.

Capacite seus funcionários

A instrução de funcionários acerca das reações em casos de assaltos, furtos e outras situações do gênero, é uma medida simples, mas essencial.

Em primeiro lugar, garante mais segurança aos trabalhadores, que serão instruídos a não reagir em um assalto, por exemplo.

Em segundo lugar, os indica as etapas a serem seguidas, caso alguém seja pego no flagra, auxiliando na recuperação dos bens ou na preservação do patrimônio.

Consulte a possibilidade de parceiras com empresas especializadas em segurança, para realização desse treinamento.

A importância de um sistema completo

Com relação às alternativas tecnológicas mencionadas, é essencial que sua empresa tenha um projeto de instalações elétricas muito bem executado.

A fim de que todos os equipamentos de segurança, possam cumprir suas funções corretamente e para que não haja pane ou riscos de incêndio por sobrecarga.

Por essa razão, certifique-se de que sua instalação cumpre todas as normas técnicas e regulamentos, e saiba a localização e o modo de funcionamento dos disjuntores do painel elétrico de sua empresa.

Ainda que você cumpra todos os passos, o sistema de detecção e combate a incêndios, é fundamental para proteger o estabelecimento e os presentes no local e em muitos casos, é de instalação obrigatória.

Confira o regulamento de seu município e as normas nacionais, para que sua empresa esteja regularizada e protegida.

Leave a Comment