guarda-roupas

Saiba como deixar seu guarda-roupas sempre organizado

Veja quais mudanças de hábito e práticas diárias são fundamentais para manter seu guarda-roupas sempre organizado, com cada coisa em seu lugar.

Nosso cotidiano corrido, muitas vezes, faz deixarmos as rotinas domésticas “menos relevantes” para depois, afinal, cada minutinho de descanso faz diferença, todos nós sabemos disso. Não se culpe!

A grande vítima deste “deixa para depois” quase sempre é o guarda-roupas. Quando nos damos conta do abandono, ele já se transformou numa calamidade cheia de roupas entulhadas e fora do lugar.

Pode até parecer ilusão, mas com as medidas certas e dedicando poucos minutinhos todos os dias é possível manter seu guarda-roupas sempre muito bem organizado.

Quer saber o segredo do sucesso com seu guarda-roupas? Continue a leitura e descubra.

Por que é tão importante manter o guarda-roupas organizado?

Manter a casa e os móveis organizados, com tudo guardadinho em seu lugar, além de trazer praticidade e dinamismo no dia a dia nos dá a sensação de bem-estar e qualidade de vida. Além disso, é muito mais fácil viver numa casa organizada e as rotinas domésticas podem ser feitas sem tomar muito tempo. O mesmo é válido para seu guarda-roupas.

Isto porque, a bagunça é desgastante, polui o visual dos ambientes e nos deixa muito estressados. É terrível ter que perder quase meia hora toda vez em que se deseja encontrar alguma peça no guarda-roupas, ainda mais na hora de arrumar toda bagunça. 

Portanto, quando a preguiça aparecer, lembre bem do estado do seu guarda-roupas e imagine o mesmo quarto e o mesmo armário com cada item em seu lugar, por menor que seja. Vai ser lindo e inspirador, pode ter certeza.

Dicas para manter o guarda-roupas sempre organizado

Agora que você já sabe o porquê de manter seu guarda-roupas sempre organizado, veja as dicas que te ajudarão a fazer isso.

O primeiro passo é descartar o que não for relevante

Tudo começa com um momento de desapego. Para começar sua jornada de manter o guarda-roupas organizado, você deve definir o que fica e o que deve dar tchau para seu armário.

Para facilitar, tire tudo do guarda-roupas e separe em três grupos: “o que será jogado fora”, “o que vai para doação” e “o que será mantido”. Assim, você visualiza melhor o que é desnecessário, o que é pouco utilizado, mas está em bom estado e quais peças são realmente necessárias.

Além disso, é fundamental sempre fazer descartes ou doações na troca de estações, pois assim fica mais fácil de identificar o que foi pouco usado e aliviar a quantidade de itens no guarda-roupa, um fator importantíssimo para mantê-lo sempre organizado.

Determine onde cada tipo de peça ou item será guardado 

Com o seu guarda-roupas aberto e vazio, você consegue determinar quais espaços são melhores para guardar cada item. Quando tudo estiver guardado e organizado, é possível colocar cada coisa em seu lugar com mais facilidade, ajudando a manter tudo sempre arrumadinho.

Para guardar tudo de maneira muito bem organizada, você deve utilizar etiquetas de identificação nas gavetas, padronizar os cabides por cores (cor “x” blusas “y”, calças “z”, casacos, etc.) e abusar dos organizadores para gavetas, sapatos, bijuterias, lenços, gravatas, entre outros.

Além disso, as roupas de cama e banho devem ficar todas juntas num mesmo setor do armário. Não se esqueça de colocar as peças e itens pouco utilizados nas partes mais altas, como o maleiro ou a parte de cima do armário, por exemplo. 

Para ordem ser mantida é fundamental fazer manutenção diária da organização

Depois de guardar cada coisa em seu lugar, a melhor forma de manter a organização do guarda-roupas é fazer manutenção diária. 

Tudo estará em seu exato lugar, por isso, sempre que tirar algo devolva onde estava  e, o que estiver sujo, não deixe espalhado pelo quarto ou muito menos coloque de volta no armário. O lugar certo de roupa suja é no cesto ou na máquina de lavar! 

Com tudo muito bem organizado, você vai notar em pouco tempo que fica muito mais fácil manter a organização, afinal, o lugar onde cada peça será guardada já foi determinado, tornando muito mais prático devolver cada item de volta ao seu lugar.

Leave a Comment