Equipamentos de combate a incêndio

Saiba como ampliar a segurança nos estabelecimentos

A segurança é requisito exigido por todos, principalmente nas organizações que precisam estabelecer alguns padrões e medidas de segurança para que possam funcionar em consonância com a legislação e normas vigentes.

Antes de mesmo de começar a operar em um determinado ambiente, qualquer estabelecimento comercial precisa possuir um certificado dos bombeiros para garantir que o espaço está apto para a circulação das pessoas.

O AVCB sp, por exemplo, é um Auto de Vistoria do Corpo de bombeiros, documento emitido pelo corpo de bombeiros, após vistoria, certificando que o edifício ou local possui condições de segurança contra incêndios.

Essas condições são um conjunto de normas e padrões estruturais e técnicos que asseguram que os locais tenham um bom nível de proteção na área em casos de incêndios e pânico.

Esse auto tem um período de validade que após vencido é necessário realizar uma outra vistoria para uma nova emissão do AVCB.

Em situações a vistoria e emissão do auto é obrigatória. São elas:

  • Construção e reforma;
  • Mudança de ocupação ou uso;
  • Ampliação da área construída;
  • Regularização das edificações;
  • Áreas de risco;
  • Construções provisórias, como eventos, circos e afins.

Quais medidas de segurança são necessárias?

Algumas medidas básicas de segurança são necessárias, não apenas para conseguir o auto, mas sim para ter um ambiente seguro contra risco de incêndios e pânicos caso ocorra algum acidente.

Dentre os requisitos básicos temos as saídas de emergências que precisam ser bem sinalizadas e posicionadas, as luzes de emergência, extintores de incêndio, alarmes de incêndio e também – em alguns casos – a instalação de sprinklers.

Possuindo todos esses acessórios de segurança e uma equipe devidamente capacitada para contribuir com a condução em casos de incêndios e demais situações de risco, a empresa consegue diminuir os danos – caso ocorram.

Luzes de emergência

A iluminação de emergencia precisam ser instaladas em locais que indiquem escadarias e saídas em situações de apagões e afins, com o objetivo de evitar acidentes e contribuir com uma saída organizada do espaço caso seja necessário.

As luzes de emergência funcionam de forma bem simplificada. Tem como base a bateria como sistema de energia e acendem automaticamente quando é detectado que não luz elétrica no estabelecimento.

Sprinklers

É um objeto colocado no teto dos estabelecimentos, também conhecidos como detectores de fumaça. Comumente presente em filmes e series o sprinklers descarrega uma quantidade de agua quando há detecção de incêndio, por meio do aumento da temperatura que excede as configurações do aparelho.

A empresa de instalação de sprinklers é responsável por realizar as configurações e também a manutenção e vistoria para checagem do sistema.

Extintores

Junto com a iluminação os extintores são básicos dentro dos ambientes comerciais. O principal objetivo dos extintores é de combater princípios de incêndios.

O extintor de incendio é classificado de acordo com a sua natureza, ou que tipo de principio de incêndio ele combate.

Basicamente, há quatro classificações de incêndios e cinco tipos de extintores que são específicos para cada caso.

Dessa forma, é necessário que os estabelecimentos possuam mais de um tipo de extintor a fim de atender todas as demandas necessárias.

Outro detalhe importante sobre esse equipamento é a sua localização dentro dos estabelecimentos. Isso porque eles precisam estar estrategicamente posicionados e serem fáceis de manusear e conduzir até o foco do incêndio.

Alarme de incêndio

O alarme de incendio é utilizado como uma forma de comunicar de forma mais rápida e eficiente que há uma situação de risco e que as pessoas precisam sair daquele ambiente de forma sempre organizada e segura.

Além do alarme, em algumas empresas (a depender do porte), é necessário ainda a instalação de um sistema hidráulico de combate a incêndio, a fim de contribuir com a atuação dos bombeiros caso seja necessário.

As medidas de segurança citadas são importantes para garantir que seja viável uma ação eficiente diante de situações de risco que possam ocorrer nos estabelecimentos, fábricas e empresas de uma maneira geral.

Além dos equipamentos e acessórios, algumas empresas investem ainda em treinamentos para que a condução em situações de risco ou pânico não saiam do controle e danos maiores ocorram.

O treinamento é conduzido pelos profissionais do corpo de bombeiros e precisam ser renovados com periodicidade, a fim de ter sempre uma equipe prepara para agir se assim for necessário.

Leave a Comment